Nelsinho Baptista entrega prêmio ao melhor treinador da Série A2

O ex-lateral entregou a premiação ao treinador com base na eleição feita pelos demais técnicos e capitães dos 16 clubes competidores

Em evento realizado nesta segunda-feira (15), o treinador Sérgio Guedes, da Portuguesa Santista, foi premiado como o melhor treinador da Série A2

Nelsinho Baptista
Sérgio Guedes recebendo prêmio das mãos de Nelsinho Baptista (Foto: Karen Fontes)

Campinas, SP, 15 (AFI) – Em evento realizado nesta segunda-feira (15), em Campinas, o treinador Sérgio Guedes, da Portuguesa Santista, foi premiado como o melhor treinador do Campeonato Paulista da Série A2, honraria esta concedida pelo ex-jogador e técnico multicampeão Nelsinho Baptista.

Apesar de não ter levado a Briosa ao acesso na A2, o treinador teve que contornar problemas financeiros, superar desafios inicialmente na primeira fase e mais tarde ainda se classificar para a semifinal, onde só foi eliminado para o vice-campeão Noroeste.

Nelsinho Baptista
Sérgio Guedes recebendo prêmio das mãos de Nelsinho Baptista (Foto: Karen Fontes)

O ex-lateral entregou a premiação a Guedes com base na eleição feita pelos demais técnicos e capitães dos 16 clubes competidores.

“O técnico é o comandante, então precisa ter um comportamento ético, de respeito, porém, de cobrança. Hoje em dia ele ainda fica responsável por acompanhar tudo, acompanhando os jogadores dentro e fora de campo. Tem que ser, além de técnico, um conselheiro, um pai, um psicólogo, um orientador”, disse Nelsinho sobre o treinador da Briosa.

NELSINHO BAPTISTA

Como jogador, Nelsinho fez sua carreira atuando na lateral-direita entre os anos de 1967 e 1984, iniciando na Ponte Preta e mais tarde colecionando longas passagens por São Paulo, Santos e Juventus. Pelo Tricolor, ainda se sagrou campeão paulista de 1975, único título que conquistou na carreira atuando com a bola nos pés.

No ano seguinte estreou como treinador, e mais uma vez na Ponte Preta. Nos 38 anos que sucederam, Baptista teve diversas passagens pelo estado de São Paulo, Guarani, Palmeiras, São Paulo, Santos, Corinthians e mais. Além de sete títulos estaduais, também foi bicampeão brasileiro, conquistando a liga em 1990 com o Corinthians e três anos depois com o Palmeiras. Com o Timão ainda venceu a Supercopa do Brasil em 1991, enquanto em 2008 foi campeão da Copa do Brasil com o Sport-PE.

Atualmente sem clube, o treinador passou por Internacional-RS, Goiás-GO, Sport-PE, Cruzeiro-MG, além de ter conquistado dez títulos em 18 temporadas que participou do futebol japonês.