Não gosto de Diniz, mas lista de convocados até que foi boa!

Não sei se Diniz vai colocar Endrick em campo já no jogo contra a Colômbia, e quando vai aproveitar Paulinho. Mas foi bom eles serem convocados.

Entre os 23 nomes da lista, apenas seis jogam no futebol do Brasil. Os demais no futebol europeu. Alguns nomes me surpreenderam

Endrick
Endrick é a joia do Palmeiras

Por SÉRGIO CARVALHO

Campinas, SP, 8 (AFI) – Fernando Diniz, atual técnico da Seleção Brasileira, divulgou na tarde desta segunda-feira, dia 6, a lista de convocados para enfrentar Colômbia e Argentina, nos dias 16 e 21 de novembro, respectivamente. Entre os 23 nomes da lista, apenas seis jogam no futebol do Brasil. Os demais no futebol europeu.

A lista contou com vários nomes que defendem a seleção desde os tempos de Tite, mas, desta vez, teve também algumas surpresas, que julgo muito agradáveis, porque demonstra a vontade do treinador brasileiro em testar novos nomes no time que vai disputar a Copa do Mundo em 2026 que terá como sedes, Estados Unidos, Canadá e México.

Os nomes que me surpreenderam e contam com meu total apoio, são Endrick (do Palmeiras), Paulinho (do Atlético Mineiro, Lucas Perri (do Botafogo carioca),  Nino  e  André (do Fluminense, do Rio de Janeiro) e Raphael Veiga (do Palmeiras, de São Paulo). Não sei se Diniz vai colocar Endrick em campo já no jogo contra a Colômbia, e quando vai aproveitar Paulinho.

CHANCE PARA JOGAR
Mas ambos estão em grande fase e se tiverem a chance de jogar, podem até se firmar como titulares da seleção que, convenhamos, não teve um bom início de Eliminatórias, neste ano. E mais. André e Raphael Veiga, que voltaram a ser chamados, também são jogadores que já provaram sua competência, e que, por isso mesmo, só tendem a acrescentar muito mais qualidade ao meio campo da seleção. Por isso, dou meu aplauso a Diniz por esta nova convocação.

Mas se estamos entusiasmados com a convocação dos jogadores que atuam no Brasil, discordamos de Diniz quando insiste com jogadores como Gabriel Magalhães, Gabriel Jesus e Raphinha, que pouco ou nada realizaram de bom para a seleção, nas vezes em que entraram em campo com a amarelinha. E para vocês confirmaram, aqui vai a relação dos vinte e três nomes convocados para essa próxima fase das Eliminatórias Sul-Americanas.

A LISTA DE CONVOCADOS
Para o gol foram chamados Ederson (City), Alisson (Liverpool) e Lucas Perri (Botafogo carioca).
Para as laterais: Emerson Royal (Tottenham), Renan Lodi (Olimpique) e Carlos Augusto (Inter de Milão).
Zagueiros de área – Marquinhos (PSG), Gabriel Magalhães (Arsenal), Nino (Fluminense) e Brenner (Juventus).
Meio campistas – Bruno Guimarães (Newcastle), André (Fluminense), Douglas Luiz (Aston Villa), Joelington (Newcastle),  Rodrigo (Real Madrid) e Raphael Veiga (Palmeiras).
Atacantes – Endrick (Palmeiras), João Pedro (Brighton), Gabriel Jesus (Arsenal), Paulinho (Atlético Mineiro), Pepê (Porto), Vini Júnior (Real), Raphinha (Barcelona) e Gabriel Martinelli (Arsenal). 

Há quem diga que, além de Endrick, também o jovem centroavante do Santos, Marcos Leonardo, merecia ter sido chamado. Concordo. Eu não levaria Gabriel Jesus e convocaria o centroavante santista.

PROVÁVEL ESCALAÇÃO

Lógico que Fernando Diniz ainda não definiu o time que vai começar o jogo no dia 16, mas nós podemos aqui escalar um time que certamente teria chance de ganhar da Colômbia, lá em Barranquilla. No gol, Ederson. Nas laterais, Emerson Royal e Renan Lodi. No miolo de zaga, Marquinhos e Nino ou Brenner. No meio campo, André, Bruno Guimarães, Gabriel Martinelli e Raphael Veiga. E no ataque, Endrick e Vini Júnior.

Como dissemos acima, o primeiro jogo da Seleção nesta nova fase das Eliminatórias, será na Colômbia. O segundo jogo será talvez o mais difícil desta competição. O Brasil vai encarar nada menos do que a Argentina, maior adversário do futebol brasileiro em todos os tempos e atual campeão do mundo. E o que é pior, com presença de Messi, que continua em ótima fase e desequilibrando os jogos à favor de sua seleção.

CONTRA OS HERMANOS
Este jogo está programado para o dia 21 de novembro, uma terça-feira, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. É um jogo em que o time de Diniz não entrará em campo como grande favorito. Ao contrário. A Argentina é quem vai ter o favoritismo, mas, num confronto deste nível ,tudo pode acontecer.

Lembro que, neste momento, a seleção brasileira é terceira colocada, enquanto os argentinos estão na liderança invicta das Eliminatórias onde não perderam nem empataram nenhum jogo até agora. 

Confira também: