MINEIRO: Clássico entre América e Atlético deve definir 1º classificado à semifinal

O Cruzeiro, por sua vez, estará em campo neste domingo tentando apagar o vexame da eliminação na Copa do Brasil

O Placar Ao Vivo do Futebol Interior acompanha todos os jogos da competição

cam
América e Atlético se enfrentam neste sábado

Belo Horizonte, MG, 23 (AFI) – América e Atlético fazem o clássico neste sábado, às 16h30, na Arena Independência, pela sétima rodada do Campeonato Mineiro, tendo a classificação como meta. Se vencer, o Coelho já se garante na semifinal. O Galo precisa contar ainda com um tropeço do Villa Nova.

O clássico já foi realizado em 292 oportunidades, com 61 vitórias do América, 159 do Atlético e 72 empates. O Galo defende um tabu de seis jogos. A última derrota foi em 2022, quando perdeu por 2 a 1, no Campeonato Brasileiro.

No Campeonato Mineiro, o América tem a melhor campanha e ocupa a liderança do Grupo C, com 14 pontos. Uma vitória é o suficiente para garanti-lo na próxima fase, já que Athletic, segundo colocado, tem dez. Patrocinense e Democrata, eliminados, completam a tabela.

O Athletic, inclusive, enfrenta o Uberlândia, lanterna do Grupo B. O duelo é uma decisão para o time do técnico Rodrigo Santana, já que, para seguir vivo em busca de ser o melhor segundo colocado, precisará vencer o embate diante de um rival já sem muitas pretensões.

Em segundo do Grupo B, com oito pontos, o Villa Nova quer jogar pressão no Atlético-MG, líder, com dez. Para isso, precisará vencer o Tombense, segundo colocado do Grupo A, apenas atrás do Cruzeiro, com 13. Ou seja, é um duelo direto pela classificação. O jogo será no Castor Cifuentes.

Por fim, Ipatinga, já eliminado, enfrenta o Democrata, que também não tem mais chances de classificação.  O jogo será no Ipatingão.

DOMINGO

A rodada será finalizada no domingo. Após a eliminação na estreia da Copa do Brasil, o Cruzeiro busca a reabilitação frente ao Pouso Alegre para tentar já garantir sua vaga na semifinal e não passar por mais um vexame. 

Já o Itabirito, terceiro colocado do Grupo A, com sete pontos, enfrenta o Patrocinense, terceiro do Grupo C, com sete.

REGULAMENTO

O Campeonato Mineiro 2023 tem três grupos com quatro equipes cada, totalizando 12 participantes. Na primeira fase, os times enfrentam todos os adversários dos outros dois grupos em turno único. Os primeiros classificados de cada grupo, além do melhor segundo colocado do geral, avançam para a semifinal.

Na semifinal, os jogos serão de ida e volta, assim como a final até que o campeão seja definido.

O 5º ao 8º da classificação geral vão disputar o Troféu Inconfidência. Já os três piores colocados se enfrentam em uma repescagem, rebaixando os dois piores.

FINALIZADO
unnamed file 106
Ipatinga-MG
2 0
unnamed file 164
Democrata GV-MG
FINALIZADO
unnamed file 131
Villa Nova-MG
0 3
unnamed file 1091
Tombense
PÓS-JOGO
logo
Pouso Alegre-MG
0 2
unnamed file 74
Cruzeiro
FINALIZADO
ITA
Itabirito
2 2
patrocinense
Patrocinense-MG
FINALIZADO
unnamed file 601
Uberlândia-MG
2 1
unnamed file 28
Athletic
PÓS-JOGO
unnamed file 87
América
1 1
unnamed file 59
Atlético-MG

Confira também: