MATO-GROSSENSE: Cuiabá vence Luverdense de novo e vai à final

O adversário será o União Rondonópolis, que fez 3 a 1 no agregado sobre o Mixto. Os dois eliminados vão brigar por vaga na Série D de 2025.

Luverdense e Mixto vão disputar dois jogos somente para definir uma vaga na Série D de 2025. É a vaga garantida pelo Estadual de 2024.

Cuiabá chega motivado para Copa Verde (Crédito: AssCom Dourado)
Cuiabanos se garantiram na semifinal do Estadual (Foto: AssCom Dourado)

Cuiabá, MT, 24 (AFI) – Campeão estadual em 2003, 2004, 2011, 2013, 2014, 2015, 2017, 2018, 2019, 2021, 2022 e 2023, o Cuiabá está em mais uma final do Campeonato Mato-Grossense.

No começo da noite deste domingo (24), o Dourado recebeu o Luverdense na Arena Pantanal, em Cuiabá (MT), e venceu por 4 a 3, fazendo 5 a 3 no agregado. O adversário na próxima fase será o União Rondonópolis, que fez 3 a 1 no somatório sobre o Mixto.

A previsão é que as decisões aconteçam nos próximos sábados, 30 de março e 6 de abril, ambos às 15h30 (horário local), mas a Federação Mato-Grossense de Futebol (FMF) ainda vai confirmar dias, horários e estádios nos próximos dias.

Restou aos dois semifinalistas eliminados – Mixto e Luverdense – a disputa de uma vaga para o brasileiro da Série D de 2025. Ela será decidida em dois jogos, um em cada campo. Mas na atual temporada de 2024, o Mixto vai disputar a Série D.

CUIABÁ NA SUL-AMERICANA
A temporada do Cuiabá ainda tem a disputa da Copa Sul-Americana (está no Grupo G, ao lado de Deportivo Garcilaso, Lanús e Metropolitanos), do Campeonato Brasileiro da Série A (a estreia em meados de abril será visitando o Athletico-PR) e da Copa Verde (venceu o Brasiliense por 4 a 1, na Boca do Jacaré, pela rodada de ida das quartas de final).

Os finalistas do Campeonato Mato-Grossense estão garantidos na Copa Verde e na Copa do Brasil de 2025. Como o Cuiabá já está na Série A, o União também tem vaga assegurada na Série D. 

No segundo semestre, a FMF costuma organizar a Copa FMF, competição que dá ao campeão a possibilidade de escolher entre a disputa da Série D ou e a da Copa do Brasil para o ano seguinte; o vice fica com a vaga que sobrar. O Luverdense não participou do torneio estadual na temporada passada. 

O JOGO

O confronto começou equilibrado, mas o Cuiabá aproveitou a primeira grande oportunidade para abrir o placar. Aos 14 minutos do primeiro tempo, Derik Lacerda foi acionado por Bruno Alves e tocou na direção do gol. Fernando Sobral chegou de carrinho para balançar as redes.

Logo na sequência, aos 18, Fidelis cruzou, e Alan Bald, no segundo pau, marcou o que seria o empate. A arbitragem, porém, assinalou impedimento no ataque do Luverdense. Pouco depois, aos 27, Bruno Alves arriscou de muito longe e acertou um tirambaço para garantir o 2 a 0 para o Cuiabá.

Vitinho, aos 38, quase descontou após bom passe de Joãozinho. Já aos 43, Vitinho, de novo, bateu mascado. Joãozinho, atento, ficou com a sobra e limpou Walter e bateu tirando tinta da trave.

O segundo tempo começou movimentado. Aos seis, Deyverson aproveitou que a zaga visitante não conseguiu afastar a bola e cutucou para o fundo das redes. 

O Luverdense descontou na sequência, aos oito, com Joãozinho aproveitando rebote de Walter. Mas já aos nove, Deyverson complementou o escanteio de Fernando Sobral e colocou a goleada no placar. Os visitantes não desanimaram e descontaram aos 21. 

Nico Rangel fez linda jogadinha individual, limpou a marcação e meteu a bola no ângulo de Walter. Aos 27, Deyverson, chapando, quase chegou ao hat-trick. Ainda deu tempo para mais um gol visitante. Aos 47, Nico Rangel desviou finalização de Lazaro. 

FINALIZADO
unnamed file 562
Cuiabá-MT
4 3
unnamed file 60
Luverdense
FINALIZADO
unnamed file 530
União-MT
2 1
unnamed file 311
Mixto-MT

Confira também: