Após boa campanha na Série A2 com o Votuporanguense, Marcus Viola analisa propostas
Além do CAV, o treinador também comandou o Grêmio São-Carlense entre os anos de 2021 e 2026
A Copa Paulista já começou em São Paulo, enquanto outras copas e campeonatos da Segunda Divisão em diferentes estados ainda terão início
São Paulo, SP , 24 (AFI) – A temporada de 2026 já entrou em seu segundo semestre e as competições nacionais continuam em andamento, mas outras competições ainda irão se iniciar em alguns estados.
A Copa Paulista já começou em São Paulo, enquanto outras copas e campeonatos da Segunda Divisão em diferentes estados ainda terão início. Com isso, alguns treinadores seguem de olho em oportunidades ainda nesta temporada, como o jovem técnico Marcus Viola.

BELO TRABALHO
O técnico Marcus Viola vem de um grande trabalho na Série A2 do Campeonato Paulista. O treinador havia chegado ao Votuporanguense em julho de 2025 para comandar o time sub-20 na Copa São Paulo de Futebol Júnior, no início de 2026, classificando a equipe para a segunda fase.
Na competição, foram quatro jogos, com duas vitórias, um empate e uma derrota. Após a eliminação no torneio, o treinador assumiu o time profissional na oitava colocação, quando a equipe vinha de três jogos sem vencer.
ESTREIA
Em sua estreia, Marcus Viola venceu o Juventus e engatou mais três vitórias, classificando a equipe para a segunda fase com duas rodadas de antecedência. Nesta fase, realizou seis jogos, com quatro vitórias, um empate e uma derrota, eliminando equipes tradicionais, como Água Santa e XV de Piracicaba.
Já na semifinal, enfrentou novamente o Juventus em duas partidas e acabou eliminado. Mesmo com o bom trabalho realizado, a diretoria não manteve o treinador para 2027. Sob seu comando, foram 14 jogos, com oito vitórias, dois empates e quatro derrotas.
PROPOSTAS
Após o grande trabalho no Votuporanguense, Marcus Viola segue analisando propostas para ainda trabalhar nesta temporada. Formado pela CBF Academy, com as Licenças B e A, o treinador realizou cursos como Gestão Desportiva (Portal Educação – 2017), Psicologia no Futebol (CBF Academy – 2020), Gestão de Pessoas (Unileya – 2020), Ideias de Jogo (CBF Academy), Jogo Ofensivo (CBF Academy – 2020) e Formação e Desenvolvimento de Treinadores – Módulos I, II e III.
OUTROS CLUBES
Além do CAV, o treinador também comandou o Grêmio São-Carlense entre os anos de 2021 e 2026. Também esteve à frente do Resende-RJ no Campeonato Carioca de 2025 e na Copa Rio do mesmo ano, além do VOCEM, no Campeonato Paulista Série A4.
Antes disso, foi auxiliar técnico em alguns clubes e treinador das categorias de base do São Carlos, onde disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior e foi campeão dos Jogos Abertos do Interior pelo clube.
EX-ATLETA
Marcus Viola é ex-atleta e atuou por América-SP, Portuguesa de Desportos, Palmeiras, Bandeirante, Força Sindical, Criciúma, Grêmio Barueri, CA Bragantino, Atlético Sorocaba, Flamengo-SP, Paysandu, Taubaté, Uberlândia e EC São Carlos, onde encerrou a carreira.
Também atuou no futebol russo pelo FC Anzhi Makhachkala e acumulou 23 convocações para as Seleções Brasileiras de base das categorias Sub-17, Sub-20 e Sub-23.
Confira também:
Noticias Relacionadas
-
Futebol Interior
Guarani contrata vice-campeão da Série C para brigar por acesso
24/07/2026 -
Futebol Interior
SAF só serve para clubes que não contam com cartolas da bola
24/07/2026 -
Futebol Interior
Roberto Carlos posa com camisa da Inter de Limeira e aguarda "assinatura final" pela SAF
24/07/2026 -
Futebol Interior
Vasco x Mirassol - Onde assistir, horário e escalações no Brasileirão
24/07/2026





































































































































