Luxa está perdido e Timão não chega à final da Sul-Americana

Do jeito que o Corinthians está jogando, sua chance de se classificar para as finais da Copa Sul-Americana 2023 é zero

Boa parte dos jogadores que integram o elenco do alvinegro paulistano, não têm qualidade para estar ali ou estão envelhecidos demais

Corinthians
Bruno Méndez no meio-campo. (Foto: Reprodução).

Por SÉRGIO CARVALHO 

Campinas, SP, 15 (AFI) – Vou ser bem sincero com a Fiel torcida. Do jeito que o Corinthians está jogando, sua chance de se classificar para as finais da Copa Sul-Americana 2023 é zero. A exibição diante do Fortaleza na noite da última quinta-feira, provou que boa parte dos jogadores que integram o elenco do alvinegro paulistano, não têm qualidade para estar ali ou estão envelhecidos demais para suportar noventa minutos de dois jogos decisivos pelas semifinais daquele torneio.

Os “velhos” de quem estou falando são Fagner, Gil, Fábio Santos e Renato Augusto. s jovens que, na minha maneira de ver são muito limitados tecnicamente são Bruno Mendez, Matheus Bidu, Mosquito, Léo Mané e Yuri Alberto. Isso sem nos esquecermos de Angel Romero, que já foi um jogador muito útil no passado, mas neste momento, tem provado que não tem mais o mesmo pique e muito menos a mesma competência para fazer gols.

Além disso, o técnico Vanderlei Luxemburgo não tem esquema tático definido, não usa os jogadores conforme suas características e exagera em dar prioridade ao setor defensivo, ao invés de cuidar também do meio campo e de montar um ataque que seja eficiente o necessário na hora de fazer os gols.

No jogo diante do Fortaleza o Corinthians perdeu por 2 a 1 mas, na verdade, devia ter perdido por diferença de três ou mais gols, tamanha foi a superioridade do time cearense durante os pouco mais de noventa minutos de bola correndo no gramado do confortável estádio da capital cearense.

PROMETE NOVO CORINTHIANS

Luxa, na entrevista pós jogo, disse que o Corinthians será outro nos dois jogos diante do Fortaleza, pelas semifinais da Copa Sul-Americana. Não acredito. Se até agora ele não conseguiu montar uma equipe eficiente e confiável, como é que em quinze dias ou pouco mais ele vai conseguir esse milagre? Ficou evidente a superioridade do Fortaleza em todos os sentidos.

E como o jogo decisivo será na capital do Ceará (o de ida em será em São Paulo), a possibilidade do alvinegro paulistano chegar á final ou ao título, como disse, é mínima. Lógico que em futebol existem as surpresas, as zebras. Mesmo assim, acredito que, por ser superior em todos os sentidos, o Fortaleza é o grande favorito neste confronto e deve ser um dos finalistas deste torneio.

JOGOS E FINAL
Aliás, só para que você saiba as datas, vamos à elas. Jogos de ida das semifinais da Sul-Americana – terça-feira – dia 26 de setembro – às 21h30 – Corinthians x Fortaleza, em São Paulo. Quarta-feira – dia 27 de setembro – às 19 horas – em Quito – LDU x Defensa y Justicia. Jogos de volta – terça- dia 3 de Outubro – às 21h30 –  Fortaleza x Corinthians, em Fortaleza. Quarta-feira, dia 4 de outubro- às 19 horas –  Defensa y Justicia – em Buenos Aires.

Os vencedores destes jogos disputarão o título da Sul-Americana, no dia 28 de outubro, em Punta Del Este (cidade turística do Uruguai). Na verdade, este jogo deveria ser em Montevidéu, mas a Conmebol nos últimos dias, mudou o local.  O estádio desta final tem capacidade para 30.152 torcedores. Esperava um estádio com maior capacidade, mas como quem manda é a Conmebol, vamos respeitar sua decisão.

Confira também: