Luto! Quatro vezes vencedor das 500 Milhas de Indianápolis, Al Unser morre aos 82 anos

A lenda americana faleceu em sua casa na cidade de Chama, no estado do Novo México

Al Unser

São Paulo, SP, 10 – O mundo do automobilismo perdeu um nome de peso. Quatro vezes vencedor das 500 Milhas de Indianápolis, uma das mais tradicionais corridas de pista, Al Unser morreu nesta sexta-feira, aos 82 anos, após uma longa batalha contra um câncer. A lenda americana faleceu em sua casa na cidade de Chama, no estado do Novo México. Ele estava com a esposa Susan. O ex-piloto passou os últimos 17 anos de vida lutando contra a doença.

Nascido em Albuquerque, também no Novo México, em 1939, Al Unser é o terceiro membro de uma das famílias mais famosas do automobilismo dos Estados Unidos a morrer neste ano. Irmão mais velho de Al e três vezes vencedor das 500 milhas, Bobby faleceu em maio. Seis semanas depois da morte do pai, Bobby Unser Jr. também morreu.

Al Unser
Al Unser faleceu nesta sexta-feira

Conhecido como “Big Al”, já que seu filho também brilhou nas pistas, ele faz parte do seleto grupo dos maiores vencedores das 500 milhas. Além dele, o brasileiro Hélio Castroneves e os americanos AJ Foyt e Rick Mears também triunfaram quatro vezes no histórico autódromo. Suas vitórias aconteceram em 1970, 1971, 1978 e 1987. Seu último triunfo foi aos 47 anos e fez dele o vencedor mais velho da história da prova.

MAIS DELE

Al Unser começou a correr em 1964, já pela Fórmula Indy, então na era USAC, disputando uma corrida em Milwaukee. No ano seguinte, o piloto estreou nas 500 Milhas de Indianápolis, conquistando um nono lugar. Em 1970, veio a primeira vitória, no mesmo ano em que acabou campeão da categoria americana. A segunda vitória no Brickyard veio em 1971.

O americano disputou uma corrida não oficial da Fórmula 1 na Califórnia, em 1971, e seguiu na Fórmula Indy, conquistando sua terceira 500 Milhas em 1978. Em 1983, quando estreou pela Penske, garantiu seu segundo título na Indy e faturou o tricampeonato dois anos depois. Já em 1987, Al Unser alcançou a quarta conquista em Indianápolis, igualando-se a AJ Foyt.

Confira também: