ESPECIAL JOGOS COM MAIS TORCIDA: Supercopa no topo!

Brasileirão e Copa do Brasil tiveram as maiores médias de público da história na temporada de 2023

O Portal Futebol Interior relembra os jogos que tiveram os maiores públicos no futebol brasileiro ao longo da temporada de 2023

palmeiras flamengo supercopa do brasil 2023
Supercopa 2023 homenageia Pelé - Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Campinas, SP, 23 (AFI) – O ano de 2023 chegou ao fim e o Portal Futebol Interior segue resgatando memórias da temporada que terminou. Desta vez, é hora de relembrar os jogos com os maiores públicos registrados nas arquibancadas.

BRASILEIRÃO

Começando pelo Campeonato Brasileiro, a média de público foi a maior de todos os tempos, com 26.524. Anteriormente, quem liderava o ranking era a edição de 1983, vencida pelo Flamengo de Zico, com 22.953.

O jogo com mais torcida no Brasileirão 2023 foi entre Flamengo e Santos, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, com 64.708 pagantes.

O Peixe surpreendeu e venceu de virada, por 2 a 1. Pedro havia marcado primeiro, abrindo o placar para os cariocas. Nonato empatou poucos minutos depois. E a virada veio no apagar das luzes, quando o zagueiro Joaquim acertou um “foguete” de muito longe que entrou no canto do goleiro Rossi.

Além do primeiro da lista, todos os 12 maiores públicos do campeonato pertenceram ao Fla, sempre com números próximos a 60 mil torcedores. Fechando o Top3, estão: o clássico contra o Vasco, com 64.524, e o duelo contra o Cruzeiro, que teve 61.094. À exceção do embate contra o Santos, no Distrito Federal, todos os outros aconteceram no Maracanã.

COPA DO BRASIL

Na Copa do Brasil, o recorde de público também foi quebrado. Ao longo do campeonato, 2.085.727 torcedores estiveram presentes nas arquibancadas, maior marca desde a primeira edição.

A partida com maior público foi o clássico entre Flamengo e Fluminense, na fase de Oitavas de Final, com 64.787 pagantes. O time rubro-negro venceu por 2 a 0 no Maracanã e avançou às quartas.

Na segunda colocação ficou a grande decisão, entre São Paulo e Flamengo, com 63.077 torcedores no Morumbi. Este foi o jogo da volta, que terminou empatado por 1 a 1, e o Tricolor ficou com a taça pela vitória no primeiro duelo.

E o terceiro jogo com mais torcida na Copa do Brasil 2023 também foi no Morumbi, na fase de Semifinal. Foi no clássico entre São Paulo e Corinthians, vencido pelo time da casa por 2 a 0, que teve 62.093 pagantes.

SUPERCOPA DO BRASIL

Finalmente, chegamos ao jogo de maior público na temporada. E foi logo no dia 28 de janeiro, quando o campeão do Campeonato Brasileiro, Palmeiras, enfrentou o campeão da Copa do Brasil, Flamengo, na Supercopa do Brasil 2023.

O confronto aconteceu no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, e terminou com vitória dos palmeirenses por 4 a 3. Foram registrados 67.422 pagantes.

palmeiras flamengo supercopa do brasil 2023 torcidas
Palmeiras bate Flamengo e leva a Supercopa do Brasil 2023 – Foto: Cesar Greco/Palmeiras

RECOPA SUL-AMERICANA

O jogo da volta da Recopa Sul-Americana contou com 65.739 pagantes no Maracanã. O duelo colocou frente a frente o campeão da Libertadores, Flamengo, contra o campeão da Copa Sul-Americana, Independiente del Valle (Equador).

Os equatorianos haviam vencido o primeiro embate por 1 a 0. No Maraca, o Fla devolveu o placar com gol de Arrascaeta nos acréscimos, levando a decisão para os pênaltis. O uruguaio, que acabara de salvar a equipe, foi justamente o único a desperdiçar, e o del Valle ficou com a taça ao vencer por 5 a 4.

independiente del valle flamengo recopa sul-americana torcidas 2023
Independiente del Valle vence Flamengo nos pênaltis – Foto: Divulgação/Twitter

CARIOCA

Dois jogos do Cariocão também estiveram entre os maiores públicos do ano no futebol brasileiro. No clássico entre Flamengo e Vasco, pela 10ª rodada da Fase de Grupos, 64.547 torcedores pagantes testemunharam a vitória vascaína por 1 a 0. Puma Rodríguez marcou o único gol.

Fechando a lista, o jogo que coroou o Fluminense como campeão estadual de 2023 teve 61.938 pagantes. O Tricolor goleou o Flamengo por 4 a 1 e levantou a taça pelo segundo ano consecutivo.

Confira também: