Grêmio Caxias-SC
GAÚCHO: Suárez decide, Grêmio derrota Caxias e é hexa

Mais de 51 mil torcedores na Arena Grêmio viram Luis Suárez sofrer pênalti e converter. O Grêmio chega ao hexacampeonato gaúcho.

Gaúcho - Final
Luís Suárez fez a diferença para o Grêmio. Foto: Lucas Uebel - GFPA

Porto Alegre, RS, 8 (AFI) – Com gol de Luis Suárez, o Grêmio conquistou o hexacampeonato gaúcho – pela terceira vez na história – ao derrotar o Caxias por 1 a 0 neste sábado, na Arena do Grêmio. No jogo de ida, em Caxias do Sul, eles empataram por 1 a 1. Esta é a segunda conquista do Grêmio na temporada, já que levantou também a taça da Recopa Gaúcha. O time tricolor levou o 42º título, contra 45 do Internacional, o maior vencedor estadual até aqui.

Este é também o quarto título gaúcho de Renato Portaluppi com o Grêmio. O treinador já conquistou também a Copa do Brasil (2016), a Libertadores (2017), a Recopa Sul-Americana (2018) e a Recopa Gaúcha (2019 e 2023).

ATAQUE E DEFESA
Com mais de 50 mil torcedores na Arena, o Grêmio teve o domínio do primeiro tempo diante de um Caxias que procurou se defender e buscou o contra-ataque para surpreender. O time grená não pôde contar com quatro jogadores que pertencem ao rival.

A primeira grande oportunidade do Grêmio foi aos 17 minutos. Marlon errou na saída de bola, facilitando a vida de Vina, que rolou para Luis Suárez. O uruguaio finalizou de bico e carimbou a trave.

Luisito era o jogador mais lúcido em campo. Quando parecia estar isolado à frente, voltava para atuar como armador. Foi dele o passe para Carballo, que chutou rasteiro, aos 27 minutos, e parou na grande defesa do goleiro Bruno Ferreira.

A intensidade diminuiu nos minutos finais. O Grêmio passou a arriscar menos e caiu no jogo do Caxias, que cozinhava na busca por um espaço. O primeiro tempo, no entanto, acabou em 0 a 0.

No segundo tempo, o Caxias foi para o ataque e deu trabalho ao goleiro Adriel, que fez uma grande defesa na tentativa de Peninha. A resposta do Grêmio, no entanto, foi fatal. Com ajuda do VAR, o árbitro pegou pênalti em Suárez. O atacante foi para a cobrança e marcou.

Gremio Suarez Lucas Uebel e1680990501778
Suárez fez o gol do título e foi o mais festejado pela torcida. Foto: Lucas Uebel – GFPA

CHANCE DO EMPATE
O Caxias teve a chance de empatar aos 26 minutos, mas perdeu uma grande oportunidade. Após cobrança de falta de Marcelo, Fernando desviou e viu Adriel fazer a defesa no susto. Marlon pegou a sobra e, sozinho, isolou.


O time grená foi aos poucos perdendo fôlego e caindo na marcação do Grêmio, que recuou e confirmou a vitória neste sábado. Ainda saiu um gol no final, porém, anulado. Suárez fez um passe diagonal para Lucas Silva só empurrar para as redes. O VAR acionou a arbitragem e houve uma falta marcada a favor do Caxias no início da jogada, quase na linha da grande área gremista. Na cobrança, no entanto, a bola tocou na barreira e saiu para escanteio.

FICHA TÉCNICA

Grêmio
Grêmio
1 0
Caxias-RS
Caxias-RS
Fase Fase:
Final
Fase Rodada:
2.ª rodada – Ida – 1 x 1
Fase Data:
08/04/2023
Fase Horário:
16:30
Fase Árbitro:
Leandro Pedro Vuaden
Fase Cartões Amarelos:
Caxias: Diego Rosa, Dirceu, Guedes, Marlon e Vinícius
Grêmio: Kannemann
Fase Cartões Vermelhos:
Grêmio: Diogo Barbosa
Caxias: Vinícius
Fase Público:
51.556 torcedores
Fase Renda:
R$ 4.130.552,00
Fase Estádio:
Arena do Grêmio
Fase Local:
Porto Alegre (RS)

Confira também: