Série “Gre-Nal -- o maior clássico da América” começa a ser filmado neste domingo, na Arena

Em formato documental, coprodução da Giros Filmes e da Panda investiga os motivos que constroem a centenária rivalidade entre Grêmio e Internacional

Clássico Gre-Nal começou a ser filmado e vai se tornar série documental sobre história do clássico que existe desde 1909

Gre-Nal vai virar documentário
Gre-Nal vai ter documentário contando história do clássico (Foto: Lucas Uebel)

Campinas, SP, 01 (AFI) – Uma das maiores rivalidades do futebol mundial, o Gre-Nal, terá mais um capítulo neste domingo, 5 de março, na Arena, a partir das 20h, quando Grêmio e Internacional se enfrentam pela penúltima rodada da primeira fase do Gauchão. Além de marcar o reencontro das duas equipes pelo Campeonato Estadual após o retorno do Grêmio à Série A do Brasileirão, o jogo será o ponto de partida para as gravações da série “Gre-Nal — o maior clássico da América”, uma coprodução da Giros Filmes com a gaúcha Panda.

DOCUMENTANDO O GRE-NAL

Com direção de Belisario Franca (Giros) e Beto Rodrigues (Panda), a série documental vai investigar os motivos que constroem e renovam a centenária rivalidade entre Grêmio e Internacional. “O Gre-Nal é um dos maiores clássicos de todos os tempos, disputado entre dois clubes com enorme relevância no cenário mundial. A série vai abordar essa rivalidade saudável e mostrar as várias faces desta cultura Gre-Nal”, afirma um dos diretores da série, Belisario Franca. Para o codiretor Beto Rodrigues, o papel da produção é registrar este traço tão significativo da cultura do Rio Grande do Sul. “O Gre-Nal é um dos nossos principais ativos culturais e faz parte da identidade do povo gaúcho. Queremos registrar a grandeza e o alcance dessa rivalidade, além de investigar como ela acontece”, ressalta.

Gre-Nal vai virar documentário
Gre-Nal vai ter documentário contando história do clássico (Foto: Lucas Uebel)

A série, que terá oito episódios de 50 minutos e deve ser exibida em uma grande plataforma de streaming, começará a ser gravada ainda na concentração dos times, com o acompanhamento da rotina pré-jogo, o trajeto até o estádio e o ambiente do vestiário. Durante a partida, as equipes de produção da Giros e da Panda farão a captação de imagens e depoimentos, registrando todos os momentos do clássico. Em um camarote da Arena, a convite das produtoras e com o apoio da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), personalidades ligadas ao universo Gre-Nal, bem como apoiadores do projeto, acompanharão o confronto. “Essa é uma oportunidade única para marcas se conectarem com a paixão do brasileiro pelo futebol e, em especial, com o Gre-Nal, que já é patrimônio imaterial do futebol brasileiro” completa o CEO da Giros, Maurício Magalhães.

SOBRE A GIROS FILMES

Sob a liderança dos sócios Maurício Magalhães, Belisario Franca e Bianca Lenti, a Giros Filmes tem a experiência de 26 anos de atuação na produção audiovisual. Com uma passagem pela long list do Oscar em 2016 com o filme “Menino 23”, a produtora já teve, ao longo da sua história, 70 séries exibidas em mais de 40 canais nacionais e internacionais, tais como HBO, TV Globo, Arte, BBC, History, Discovery e Universal TV. Além disso, produziu 21 filmes selecionados pelos festivais mais importantes do Brasil e do Mundo, como IDFA, Fipa, Festival de Havana, Festival do Rio e Mostra Internacional de SP, conquistando 28 prêmios de prestígio mundial, entre eles NY Film Festival, International Documentary Association (IDA), GP do Cinema Brasileiro, Gramado, Documenta Madrid e Montreal Black Film Festival.

SOBRE A PANDA FILMES

Fundada em 2002, em Porto Alegre, a Panda Filmes tem deixado a sua marca no cenário audiovisual brasileiro e latino-americano. Com um repertório de inúmeros projetos em cinema, televisão e publicidade, tem no seu DNA parcerias e coproduções nacionais e estrangeiras. A Panda também atua na distribuição de obras cinematográficas em todo território brasileiro e organiza importantes festivais, voltados à criação de novas janelas de exibição. A empresa ainda se destaca por sua estrutura apta a realizar serviços para produtoras internacionais e de outros estados que venham desenvolver seus projetos no Brasil e em particular na Região Sul.

Confira também: