Reta final do Charmoso Gauchão, Avaí é o novo líder do Catarinense e a luta para escapar da segunda divisão
Juventude lidera o Gaúcho, seguido pela dupla Gre-Nal. O Avaí lidera o Catarinense e a luta contra o descenso no Paraná

Por Eduardo Ventura
Porto Alegre, RS , 11 (AFI) – O “Charmoso Gauchão” chega na sua sétima rodada neste meio de semana, com o Juventude clube de melhor campanha, a terceira força do Rio Grande do Sul, está na frente de Grêmio e Internacional.
Os três seguem na liderança dos seus grupos, condição que lhe garantem nas semifinais, com o segundo melhor enfrentando o de melhor campanha, e se manter o Caxias nesta segunda posição, teremos os tradicionais, clássico Caju (Caxias x Juventude) e Grenal (Grêmio x Internacional) nas semifinais do Gauchão.
___________________________________
RODADA E CLASSIFICAÇÃO DO GAUCHÃO
___________________________________
No sábado, o clássico Grenal foi disputado na Arena com empate em 1×1, com muita reclamação por parte dos dirigentes colorados pelo uso do VAR, e a exclusão do técnico Roger Machado da sua casamata, após o seu auxiliar ser expulso. No regulamento consta, onde qualquer membro da comissão for expulso o treinador deve ser retirar.
A outra reclamação foi o chamado do arbitro de vídeo, Daniel Nobre Bins, ao analisar uma irregularidade na cobrança de falta com Wanderson, mudou a trajetória da bola dentro da área com o braço, ao analisar no vídeo, o arbitro FIFA, Rafael Klein, marcou pênalti em favor do Grêmio.

A competição segue nesta terça, com o Grêmio recebendo o Pelotas na Arena, e na quarta-feira, com destaque para o Internacional vai até Ijuí, enfrentar o São Luiz, e o Juventude medirá forças contra o Avenida, em Santa Cruz do Sul.
Outro adversário que o Grêmio enfrentará nesta semana e para registrar os jogadores que estão contratados, um deles e o atacante Francis Amuzu, de 25 anos. O ganês naturalizado belga atuou durante sua carreira pelo Anderlecht, da Bélgica.
Outro jogador que o clube espera anunciar, é o lateral esquerdo, Lucas Esteves, o ex-jogador do Vitória-BA. Há uma espera da definição do acerto entre os clubes para ser registrado. Conforme o regulamento da competição, as inscrições encerram na sexta-feira, dia 14.
LEÃO DA ILHA É NOVO LÍDER DO CATARINENSE
Em solo catarinense, o campeonato segue com alternância de posições, mas já demonstrando que o Santa Catarina consolidou a sua presença com os grandes do estado em 2026, e na caça da vaga na Serie D, algo inédito para o clube de Rio do Sul.
A liderança com um jogo a mais que o Criciúma, é do Avaí, que engatou três vitorias consecutivas, somando quinze pontos, seguido de perto com treze pontos, por Criciúma e Santa Catarina.
Quem se recuperou na competição foi o Concórdia, com duas vitorias consecutivas, ocupa a quinta colocação com onze pontos e não corre mais riscos de rebaixamento.
O Barra do técnico Eduardo Souza, mais conhecido como “Salvador da Pátria”, venceu o Figueirense, pelo placar de 1×0, e sonha com uma vaga no G8, ocupando o nono lugar com nove pontos.

PERTO DA QUEDA
A luta para escapar da segunda divisão de Santa Catarina, tem um forte candidato e deve encaminhar o seu descenso, nesta quinta-feira ou domingo, diante do seu torcedor, será o Hercílio Luz com apenas dois pontos em sete jogos, e sem conseguir reação, mesmo sob o comando de Paulo Baier, poderá assinar o passaporte contra o Joinville ou Chapecoense.
A outra vaga, segue em aberto, com Caravaggio (6), Marcílio Dias (7) e Barra (9), o clube de Nova Veneza, nesta quarta-feira, enfrentará o Criciúma no Heriberto Hulse, já o Marinheiro recebe no estádio Dr. Hercílio Luz, o Barra.
Já inscrito no BID, o técnico Cristian Souza estreia com a missão de se distanciar do Z2, ficando perto da pontuação para escapar da segunda divisão, atualmente calculado em onze pontos.
______________________________________
RODADA E CLASSIFICAÇÃO DO CATARINENSE
______________________________________
Após ser “emprestado” pelo Atlético Tubarão ao EC São Bernardo, assumindo o clube do ABC Paulista na zona do rebaixamento para a Serie A4, o técnico Sandro Sargentim, que retorna ao peixe, não perde há três jogos no paulistão, com o clube ocupando o nono lugar, um ponto atrás do União São Joao (Araras).
A meta quando assumiu era não deixar o EC São Bernardo cair de divisão, restando oito jogos para terminar a fase de classificação, o cachorrão já projeta uma vaga no G8, entrando na briga pelo acesso à Serie A2 do Paulista em 2026.
TRÊS CLUBES LUTAM PARA NÃO CAIR
E ATHLETICO ASSUME A LIDERANÇA
O campeonato paranaense entra na sua reta final nesta semana, com uma disputa acirrada para escapar do rebaixamento, já parte de cima, Athletico, Operário e Londrina brigam pela primeira colocação geral, para decidir o segundo jogo como mandante.
Lanterna com seis pontos, o Paraná precisa vencer os três jogos restantes para escapar do retorno à segunda divisão, na briga estão São Joseense e Rio Branco, os dois somam sete pontos, com o clube de Paranaguá, fora do Z2, por ter um saldo de gols melhor (-11) contra (- 12) do clube de São José dos Pinhais.
_____________________________________
RODADA E CLASSIFICAÇÃO DO PARANAENSE
_____________________________________
Com dez pontos, o Andraus depende apenas dele para permanecer, apesar de enfrentar o Londrina nesta quarta-feira, terá na última rodada no sábado, o São Joseense, jogando diante do seu torcedor em Campo Largo, dias tensos para torcedores, clubes e jogadores nesta resta final de competição.
Com a divulgação dos jogos da primeira fase da Copa do Brasil, Athletico, Coritiba, Operário, Maringá e Cascavel conheceram seus adversários e tentam vagas na sequência da competição.
O recurso das duas primeiras fases, é fundamental para a sequência do trabalho na atual temporada, em especial para o Cascavel, com vaga no campeonato brasileiro da Série D em 2025, pode almejar um melhor investimento na formação do elenco e buscar o acesso a Série C em 2026.
Outros dois clubes integram a lista, o Cianorte e Azuriz. Para o ano que vem, pela classificação após nove rodadas, Cianorte, Maringá, Azuriz e Cascavel, seguem na luta por três vagas, os três primeiros que foram mais longe na competição conquistam a vaga na competição nacional em 2026, ampliando o calendário para os clubes do interior do estado do Paraná.

Confira também:
Noticias Relacionadas
-
Mídia de Campinas não pôde ver a vitória da Ponte, mas site ligado a Lusa até fotografou
21/03/2025 -
Brasil joga pro gasto e vence a Colômbia. Está perto da vaga
21/03/2025 -
Cadê o 'jogo de cintura' dos cartolas para buscar reforços?
21/03/2025 -
Brasil tem obrigação de vencer a Colômbia no Mané Garrincha
20/03/2025