Futebol catarinense pode terminar 2019 com quatro rebaixamentos e só uma alegria

Chapecoense, Avaí, Figueirense e Criciúma correm sérios riscos de serem rebaixados nas Séries A e B

Chapecoense, Avaí, Figueirense e Criciúma correm sérios riscos de serem rebaixados nas Séries A e B

0002050424638 img

Florianópolis, SC, 22 (AFI) – O ano de 2019 pode terminar de forma melancólica para o futebol catarinense. Quatro clubes correm sérios riscos de serem rebaixados: Avaí, Chapecoense, Figueirense e Criciúma. Assim, a única alegria seria o Brusque, que conquistou o acesso na Série D com o título.

Faltando ainda 11 rodadas para o fim do Brasileirão, Avaí e Chapecoense são considerados virtualmente rebaixados. Sem ganhar há sete jogos – seis derrotas e um empate -, o Leão amarga a lanterna. Já o Verdão do Oeste vem de 12 partidas sem vitória – oito derrotas e quatro empates – e é o penúltimo colocado.

Os dois times somaram apenas 17 pontos – três vitórias, oito empates e 16 derrotas – nas 27 rodadas realizadas até aqui e estão a 12 do Fluminense, que é o primeiro time fora da zona de rebaixamento. Os próprios jogadores não escondem mais que a situação é bastante complicada, como falou o goleiro João Ricardo, da Chapecoense, no último domingo.

Figueirense ainda sonha em escapar do rebaixamento

Figueirense ainda sonha em escapar do rebaixamento

“O torcedor tem razão em vaiar e ficar bravo, tomamos empate dentro de casa. Agradecemos o apoio do torcedor que veio ao estádio nos apoiar, mas não tem jeito: ele deve começar a se convencer que no ano que vem o time pode estar na Série B”, afirmou o goleiro após o empate com o Goiás, por 2 a 2.

SEM REPRESENTANTES?
Com os prováveis rebaixamentos de Chapecoense e Avaí, o futebol catarinense vai ficar sem representantes na elite em 2020. Isso porque Figueirense e Criciúma não têm mais chances de acesso na Série B. E o pior: ambos correm sérios riscos de caírem para a Série C.

Depois de amargar a lanterna por muitas rodadas, o Figueirense vem mostrando um poder de reação e, invicto há quatro jogos, está na 17ª colocação, com 31 pontos, dois a mais que o penúltimo colocado Criciúma. O Tigre não ganha há cinco partidas.

Os dois times, inclusive, se enfrentam neste sábado, no Estádio Orlando Scarpelli, pela 31ª rodada da Série B. Depois disso, cada vai ter apenas mais sete jogos para definirem seus futuros na competição.

Brusque foi campeão da Série D do Brasileiro

Brusque foi campeão da Série D do Brasileiro

ÚNICA ALEGRIA!
Talvez a única alegria para o futebol catarinense em 2019 seja o Brusque. Sob o comando de Waguinho Dias, o Bruscão não só conquistou o acesso para disputar pela terceira vez na história a Série C como se sagrou campeão da Série D ao bater o Manaus, na grande final.

Outros três times também disputaram a Série D do Brasileiro, mas não fizeram boas campanhas. O Hercílio Luz foi eliminado pelo próprio Brusque na segunda fase, enquanto Tubarão e Joinville sequer passaram da fase de grupos. E, para piorar, eles ficaram nas lanternas das suas chaves.

TEM MAIS…

O desempenho dos times catarinenses na Copa do Brasil também não foi bom. A melhor campanha ficou com a Chapecoense, que caiu na quarta fase ao ser eliminada pelo Corinthians. Enquanto isso, Criciúma e Avaí ficaram na terceira fase, o Figueirense ainda na segunda e o Tubarão sequer passou da primeira.