Fifa vê como positiva Copa do Mundo com 48 seleções
Membro do conselho técnico da Fifa nessa Copa, o campeão mundial Gilberto Silva comentou a atual percepção da entidade
O início da super Copa do Mundo de 2026, a maior edição do torneio, com 48 seleções e três países-sede, está agradando a Fifa
Campinas, SP, 22 – O início da super Copa do Mundo de 2026, a maior edição do torneio e a primeira a reunir 48 seleções e ser disputada em três países-sede, está agradando a Fifa.
CONFIRA: Página Especial da Copa do Mundo 2026
Em coletiva de imprensa neste domingo (21), o pentacampeão mundial com a seleção brasileira e membro do conselho técnico da Fifa nessa Copa, Gilberto Silva, destacou que a qualidade do futebol “está lá”, contrariando a percepção popular.
MAIS JOGOS, ESPETÁCULO MAIOR
Quando a edição foi anunciada, havia certo ceticismo se as mudanças no tamanho do torneio não impactariam a qualidade das partidas. Além do volume maior de jogos – com a fase mata-mata dos 16 avos -, as seleções também têm que percorrer grandes distâncias. Realizado entre Canadá, México e Estados Unidos, o Mundial tem sedes afastadas por até 4.500 quilômetros.
A própria Fifa estava “com o pé atrás”, disse Silva. “Nós temos nossas considerações sobre quando a competição foi anunciada com 48 times. Até nós estávamos com o pé atrás. A percepção popular era que teríamos muitos jogos de nível técnico ruim e tem sido o contrário”, afirmou.
FIFA CELEBRA SUCESSO DA NOVA COPA DO MUNDO
Mas as duas primeiras rodadas da fase de grupos apresentaram confrontos intensos, algumas zebras e muitos gols. Até o início dos jogos deste domingo, a Copa de 2026 tinha média de 3,1 gols por jogo, a maior desde 1958.
“O que temos visto até agora é que a qualidade está lá. Isso é ótimo para o torneio até aqui”, destacou Silva.
Campeão do mundo em 2022, o ex-volante é um dos 11 membros do Grupo de Estudos Técnicos da Fifa, responsável pelas análises das 104 partidas do campeonato. Sob o comando de Arsène Wenger, chefe de desenvolvimento global do futebol da Fifa, o grupo de treinadores e ex-jogadores de seleções nacionais está observando as partidas para identificar tendências e inovações táticas do esporte.
FI PRESENTE NA COPA
O Portal Futebol Interior, em parceria com o Pix da Galera, promete entregar uma cobertura completa da Copa do Mundo 2026. Com a presença do repórter Pedro Lino nos Estados Unidos, o Portal trará para você novidades, curiosidades e todas as emoções do torneio, direto do palco do Mundial!

Noticias Relacionadas
-
Futebol Mundo
Regra 'anticera' de substituição entra em campo pela 1ª vez
22/06/2026 -
Futebol Mundo
Quem é Kevin Pina, autor do 1º gol de Cabo Verde em Copas
22/06/2026 -
Futebol Mundo
Nova Zelândia 1 x 3 Egito - Rei Egípcio e jogo aéreo definem
22/06/2026 -
Futebol Mundo
PLACAR FI: CABO VERDE fazendo HISTÓRIA e mais nos RESULTADOS de DOMINGO
21/06/2026





































































































































