FI HISTÓRIA! Coincidência: Guarani e Paysandu fazem 33 anos da decisão da Série B

Na ocasião, o Paysandu venceu por 2 a 0 e sagrou-se campeão brasileiro da Série B! Confira a ficha técnica do duelo

Guarani e Paysandu farão 33 anos da decisão do título do Campeonato Brasileiro da Série B de 1991, que aconteceu no dia 26 de maio

Guarani e Paysandu se enfrentam 33 anos apos final da Serie B
Elenco do Guarani em 1991 - Foto: Reprodução

Campinas, SP, 25 (AFI) – Curiosamente, exatamente no dia seguinte ao jogo deste sábado, no estádio Brinco de Ouro, em Campinas, Guarani e Paysandu farão 33 anos da decisão do título do Campeonato Brasileiro da Série B de 1991, que aconteceu no dia 26 de maio daquele ano. 

Na ocasião, o Paysandu venceu por 2 a 0 e sagrou-se campeão brasileiro da Série B. No primeiro jogo, disputado em Campinas, no dia 19 de maio, o Guarani havia vencido por 1 a 0, gol de Claudinho, e jogava por um empate no jogo decisivo na capital paraense. 

NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!

Guarani e Paysandu se enfrentam 33 anos apos final da Serie B 1
Elenco do Paysandu em 1991 – Foto: Reprodução

JOGO DECISIVO NÃO CHEGOU A SER ENCERRADO

A partida foi polêmica e até hoje os bugrinos, que acompanharam a partida, criticam a arbitragem do baiano Manoel Serapião Filho, que favoreceu o time paraense. 

A confusão foi tanta que a decisão não chegou ao final, tendo sido encerrada aos 37 minutos do segundo tempo após o Guarani ter sofrido o segundo gol e ter seis jogadores expulsos. A reclamação era que o gol de Dadinho foi irregular. Manoel Serapião Filho já vinha prejudicando o time campineiro desde o início da partida.  

CACAIO, O GRANDE JOGADOR DA SÉRIE B DE 1991

No time do Paysandu, o grande destaque foi o atacante Cacaio, que marcou 14 gols e foi considerado o melhor jogador da competição. Logo após, Cacaio acabou sendo contratado pelo Guarani, então presidido por Beto Zini. Hoje, Cacaio mora no Pará e tem trabalhado como treinador de equipes do Norte do Brasil. 

TREINADORES HISTÓRICOS 

No banco, dois treinadores que haviam se destacados como jogadores: Pepe, no Guarani, havia sido um dos maiores jogadores do Santos, enquanto Joel Martins, no Paysandu, tinha marcado época na zaga do Botafogo-RJ. Ambos estão vivos e com 89 anos. Joel reside no Rio de Janeiro e Pepe, em Santos. 

EM 1991, PAYSANDU E GUARANI CONQUISTARAM O ACESSO NOS PÊNALTIS

Paysandu e Guarani entraram em campo decidindo o título, mas com os acessos para o Campeonato Brasileiro da Série A de 1992 garantidos. Na ocasião, subiam apenas duas equipes, e o Guarani havia conquistado seu acesso ao eliminar o Coritiba, e o Paysandu eliminando o Americano de Campos-RJ.

Tanto Paysandu, como Guarani, conquistaram o acesso na decisão por pênaltis.

PAYSANDU E GUARANI SE APEQUENARAM APÓS A DECISÃO DE 1991

Passados 33 anos desta histórica decisão, Paysandu e Guarani estão menores que eram nos anos 1990. Enquanto o Paysandu vem acumulando passagens pela Série C, e instabilidade no certame estadual, o futebol do Guarani passou a ficar desacreditado nos últimos 20 anos, acumulando muitos fracassos e rebaixamentos, com alguns lampejos de sucesso. 

Pesquisa:- Jornal dos Sports – Edição 19407 – 28/05/1991

Campeonato Brasileiro – Série B – 1991 – Decisão 

FICHA TÉCNICA

Paysandu
Paysandu
2 0
Guarani
Guarani
Fase Fase:
Final
Fase Rodada:
2ª rodada
Fase Data:
26/05/1991
Fase Horário:
17:00
Fase Árbitro:
Manoel Serapião Filho (BA)
Fase Assistentes:
Cláudio Falcão Seixas (BA) e Sérgio Tapioca da Silva (BA)
Fase Cartões Vermelhos:
Guarani: Biro-Biro, Vonei, Julimar, Jura, Valmir e Zé Roberto
Fase GOLS:
Paysandu: Cacaio – 21’2T e Dadinho – 37’2T
Fase Público:
34.039 pagantes
Fase Renda:
Cr$ 30.428.500,00
Fase Estádio:
Mangueirão
Fase Local:
Belém (PA)

Confira também: