FI CULTURA: Ídolo do Londrina é celebrado em dois livros lançados em junho

As homenagens, em especial, destacam o que o meio-campista Carlos Alberto Garcia, revelado pelo Corinthians e tido como maior jogador da história do LEC

Uma das obras é específica para homenagear Carlos Alberto, conhecido como “Bem Amado” pela torcida, apelido criado pelo jornalista Fiori Luiz em meados da década de 1970

WhatsApp Image 2022 06 06 at 18.25.04
História de Carlos Alberto Garcia será relatada em dois livros

Londrina, PR, 06 (AFI) – O Londrina, e o futebol do Estado do Paraná, serão contemplados com dois lançamentos de livros neste mês de junho, celebrando grandes jogadores que marcaram época na história do “Tubarão”. As homenagens, em especial, destacam o que o meio-campista Carlos Alberto Garcia, revelado pelo Corinthians e tido como maior jogador da história do LEC.

Uma das obras é específica para homenagear Carlos Alberto, conhecido como “Bem Amado” pela torcida, apelido criado pelo jornalista Fiori Luiz em meados da década de 1970.

A outra obra conta com dezenas de personagens que fizeram renome pelo Londrina, mas centraliza em cada um dos perfis a devoção que existe em torno de CA Garcia, eterno camisa oito alviceleste e maior ícone nacional da história da agremiação surgida em 1956.

LIVRO “O BEM AMADO” SERÁ LANÇADO NO DIA 13 DE JUNHO

O primeiro livro que será lançado é “O Bem Amado”, escrito pelos jornalistas Thiago Mossini e Weslley Lemos. A obra terá lançamento oficial aberto ao público no dia 13 de junho, segunda-feira, 19h30, no Cinesystem, do Londrina Norte Shopping.

No local, além da obra literária, será possível aos fãs assistirem ao documentário sobre a vida futebolística de Carlos Alberto Garcia.

“É um momento muito especial para mim. Também para minha família. Poder ver a minha história contada em um filme e um livro é maravilhoso. Essa biografia me fez viajar no tempo e reviver grandes histórias”, ressalta Garcia.

“É uma honra poder contar a história do Garcia. Ele é o maior ídolo da história do Londrina”, completa o autor de livro e documentário, Thiago Mossini.

De acordo com o coautor do livro, Wesley Lemos, existe gratidão ao poder fazer parte da história do renomado atleta.

“Nasci em 1994, mas sempre soube que ele era o maior ídolo do Londrina Esporte Clube. Quero que leiam o livro. Tenho certeza que serão fãs dele, da mesma forma que hoje eu sou”, enfatiza. 

Garcia, aliás, também é descrito com devoção em outro livro do Tubarão. Trata-se do “Destemidos de Azul e Branco – A história do Londrina contada por personagens”.

SEGUNDA OBRA RELATA 33 BIOGRAFIAS DE JOGADORES DO LONDRINA

A obra, que será lançada no dia 18 de junho, sábado, na Tuba Store – Loja do LEC, das onze às treze horas, conta com 33 biografias centrais de grandes alvicelestes. O material foi escrito pelo jornalista Felipe Lessa e desenhado pelo ilustrador Enéas Ribeiro Corrêa.

“Falar sobre o Bem Amado é importante, pois todos nós revivemos a campanha semifinalista do Londrina no Campeonato Brasileiro da 1ª divisão de 1977 e também a conquista do Campeonato Paranaense em 1981. No entanto, no decorrer de tantas entrevistas que foram feitas, pude notar que o nome Garcia aparece mais de 70 vezes no livro. Isso é emocionante”, ressalta o autor da obra, Felipe Lessa.

O Destemidos de Azul e Branco, inclusive, proporcionou ao ilustrador, Enéas Ribeiro Corrêa, fazer parte de um contexto amplo que coloca a obra na posição de pioneira do futebol do Paraná no uso de ilustração e não fotos. “Eu sempre fui um entusiasta pelo futebol paranaense, por isso aceitei o material. Mesmo não sendo torcedor do Tubarão.

Acredito que a paixão clubista não pode interferir no aspecto profissional. Por exemplo: quando fazia as charges para a Federação Paranaense de Futebol, TV Record Paraná e TV Paraná Educativa ou no jornal impresso Tribuna do Paraná, e o meu time sofria uma derrota, eu tirava o sarro tanto quanto das outras equipes. O projeto do Destemidos de Azul e Branco me chamou a atenção pela proposta de ilustrações como diferencial do livro. Outro ponto que me chamou a atenção foi a proposta de buscar uma linha que lembrasse o norte-americano Robert Crumb, um dos meus ilustradores referência.  O livro, inclusive, proporcionou conhecer a história dos destemidos que ilustrei. Participar da produção artística do livro foi um processo de imersão na jornada desses personagens”, evidencia Enéas.

SERVIÇO:-

Livro: “O Bem Amado”

Autores: Thiago Mossini e Weslley Lemos

Valor: R$ 50 e despesas de envio

Vendas online: WathsApp (43) 99631 1686

www.garciaobemamado.com.br – A partir de 10 de junho

Livro: “Destemidos de Azul e Branco”

Autores: Felipe Lessa e Enéas Ribeiro Corrêa

Valor: R$ 40 e despesas de envio

Vendas online: WathsApp (041) 98862 1503

www.facebook.com/destemidosdeazulebranco – A partir de 18 de junho

Confira também: