FI Cultura: Biografia de Rubens Minelli será lançada em São Paulo

O técnico Rubens Minelli, tetracampeão brasileiro, terá sua biografia lançada em 7 de novembro

Screenshot 30
Rubens Minelli e Bruno Minelli

Campinas, SP, 18 (AFI) – O técnico Rubens Minelli, tetracampeão brasileiro, terá sua biografia lançada em 7 de novembro. A obra intitulada “Professor Rubens Minelli – A saga do técnico tetracampeão brasileiro” foi idealizada e escrita por Bruno Minelli, neto do ex-treinador.

O lançamento será realizado em 7 de novembro, às 18h30, na loja Retrôgol Arena, que fica na rua Dr. Renato Paes de Barros, 415, em Itaim Bibi, zona oeste de São Paulo. O evento contará com sessão de autógrafos de Bruno e Rubens.

O livro estará à venda no local do lançamento e nas livrarias. Entretanto, já está em pré-venda no site da editora Onze Cultural.

ENTREVISTA COM O AUTOR

O Portal Futebol Interior conversou com Bruno Minelli, que falou sobre a obra. Ele entrou na área de jornalismo justamente tendo a produção do livro sobre seu avô como maior motivação. Confira abaixo:

Como surgiu a ideia de fazer uma biografia de Rubens Minelli?

Sempre foi um sonho antigo do meu avô. A medida que fui crescendo e me situando do nome que ele tinha no futebol brasileiro, vi que muitos ex-atletas e ex-treinadores já tinham sua história contada em um livro e ele ainda não.

Foi aí que eu pensei: “Preciso fazer alguma coisa”. Entrei na faculdade de jornalismo, me formei, trabalhei na área e, depois de alguns anos ensaiando, resolvi entrar de cara nesse projeto.

Desde quando está trabalhando no livro?

O projeto é antigo, já tinha feito entrevistas com ele em 2015, mas comecei a escrever, de fato, no início de 2020.

Nessa jornada, o que te surpreendeu?

Acredito que foi a maneira e o carinho que todos demonstraram por ele. Sabia que ele tinha uma boa relação com a grande maioria dos profissionais que ele trabalhou, mas não dessa forma.

Fiz mais de 90 entrevistas e o jeito que as pessoas falam sobre ele e são gratas por tudo que ele fez por elas ao longo de suas carreiras é emocionante.

Por que ler o seu livro?

O livro é uma ótima oportunidade para a antiga geração relembrar e mergulhar a fundo na carreira de um dos principais técnicos da história do nosso futebol.

Já para os mais novos que são apaixonados por tudo que envolve a modalidade é uma chance única de conhecer a história de um tetracampeão brasileiro.


QUEM É RUBENS MINELI

Paulistano nascido em 19 de dezembro de 1928 (94 anos) e atualmente aposentado, Rubens Minelli é um dos maiores técnicos de todos os tempos, tendo vencido o Campeonato Brasileiro quatro vezes, sendo três seguidos.

O primeiro foi com o Palmeiras, em 1969, quando a competição se chamava Torneio Roberto Gomes Pedrosa. Depois, foi campeão com o Internacional, em 1975 e 1976, e com o São Paulo, em 1977.

A carreira como jogador foi menos vitoriosa, mas não passou sem conquistas. Em 1954, venceu o Campeonato Paulista da Segunda Divisão, atual Paulista A2, com o Taubaté. Consequentemente, ajudou a colocar o Burro da Central na elite do Estadual.

Como treinador, além dos quatro títulos nacionais, venceu o Paulista da Primeira Divisão, atual Paulista A2, de 1963, com o América; o Gaúcho de 1985 pelo Grêmio e o Paranaense de 1994 e 1997 pelo Paraná. Aliás, Minelli foi o primeiro técnico da história do Tricolor da Vila. O ex-comandante ainda teve um tricampeonato estadual pelo Internacional, entre 1974 e 1976.

Ao longo da carreira, ainda dirigiu, entre outros, Rio Preto, Atlético-MG, Grêmio, Santos, Coritiba e Ponte Preta. Foi um dos primeiros a trabalhar no mundo árabe. Antes de se aposentar, foi dirigente, passando por Avaí, Athletico-PR e outros.

Confira também: