Executivo de futebol do Guarani destaca evolução na Série C e estruturação interna

Vindo de quatro jogos sem derrotas, o Guarani ocupa a 12ª colocação na Série C do Brasileiro, a dois pontos do G-8

Em seis jogos pela Série C, o Bugre somou três vitórias, dois empates e apenas uma derrota, com aproveitamento semelhante às equipes que estão na zona de classificação

Guarani
Foto: Raphael Silvestre/Guarani FC

Campinas, SP , 24 (AFI) – Desde a chegada de Farnei Coelho ao Guarani, no dia 29 de abril, o clube vive uma nova realidade dentro e fora de campo. Com um perfil gestor e foco na construção de um ambiente mais saudável e produtivo, o executivo vem liderando uma série de mudanças que já apresentam reflexos positivos na performance da equipe. Em seis jogos pela Série C, o Bugre somou três vitórias, dois empates e apenas uma derrota, com aproveitamento semelhante às equipes que estão na zona de classificação à segunda fase.

O primeiro passo para virar a chave foi criar um ambiente de confiança. Farnei, junto à comissão técnica e à diretoria, apostou no diálogo e na reconstrução da autoestima interna. A ideia era reorganizar o ambiente, apostar no grupo e fazer a engrenagem funcionar com o que já existia de positivo no clube.

— Quando chegamos, encontramos um clube com um ambiente de desconfiança muito grande. O time tinha três jogos e três derrotas. Então, primeiro, junto com a comissão técnica, a coordenação e a direção, tentamos construir um clima favorável. Chamamos toda a equipe de trabalho e entendemos que tínhamos qualidade de profissionais, boa estrutura e só precisaríamos melhorar o ambiente. Dos seis jogos, ganhamos três, empatamos dois e só perdemos um. Isso vai consolidando o trabalho e dando mais segurança para todos os profissionais envolvidos – destacou o executivo.

nXaylysR image

PROCESSOS PARA O FUTURO

Além de olhar para o presente, a nova gestão também estruturou processos para o futuro. Um dos primeiros movimentos foi a criação do Departamento de Inteligência e Mercado, antes inexistente no clube. A iniciativa trouxe mais organização, planejamento e assertividade nas ações, especialmente durante a última janela de transferências, na qual o Guarani foi o clube que mais contratou na Série C, com nove reforços.

— Um dos primeiros diagnósticos que fizemos no clube foi a falta de um Departamento de Mercado. Implementamos isso unindo o trabalho com o Elano, coordenador técnico, e os analistas de desempenho que já atuavam no clube. Após definir os processos, fomos à luta. Contratamos nove atletas que auxiliariam na mudança do nosso ambiente e deram segurança para os mais novos que já estavam no clube. Conseguimos aliar a juventude com a experiência e estamos muito felizes com o desempenho deles, sob o comando do Marcelo Fernandes – disse.

FORMAÇÃO DE ATLETAS

Outro pilar da gestão de Farnei tem sido a valorização da formação de atletas. Com a base no DNA do Guarani, o clube tem fortalecido a integração entre os departamentos, promovido atletas ao profissional e criado uma conexão sólida entre as diferentes categorias. A unificação de conceitos e espaços tem sido vista como uma das principais conquistas da atual estrutura.

— Tive a felicidade de vir para um clube que tem, no seu DNA, a formação. Conseguimos integrar o trabalho principalmente na captação, que tem nos dado suporte para jogar a Copa Paulista. Além disso, diversos profissionais da base, semanalmente, frequentam o mesmo espaço dos profissionais, inclusive participando dos treinos. Acredito que toda a equipe de trabalho do profissional entende a importância desse processo. Assim, temos um clube que está unificando o trabalho do grupo principal até o sub-15. Não tenho dúvidas de que isso vai garantir o futuro do Guarani – ressaltou Farnei, que também ajudou na construção do Manual do Atleta e do Plano de Ação para cada departamento, fazendo o clube a operar com mais coesão e clareza institucional.

SITUAÇÃO E PRÓXIMOS JOGOS

Vindo de quatro jogos sem derrotas, o Guarani ocupa a 12ª colocação na Série C do Brasileiro, a dois pontos do G-8. O Bugre volta a campo no próximo sábado (28), às 17h, quando receberá o CSA no Estádio Brinco de Ouro, em Campinas.

Confira também: