EUROCOPA: Bélgica x Itália será o grande jogo!

As duas seleções podem fazer um jogo atraente e emocionante nesta sexta-feira às 16 horas.

Jogão para sentar no sofá e admirar

AZURRA e1625174504366
Itália passou pela Áustria na prorrogação - Foto: Reprodução / Instagram

A Eurocopa 2021 já chegou à fase quartas de final. Serão oito seleções na briga para continuar na competição até chegar a grande decisão, dia 11 de julho, em Wembley, Londres, Inglaterra. Nas quartas, o jogo que mais me cativa é Bélgica x Itália, nesta sexta feira, dia 2 de julho, às 16 horas.

O futebol belga hoje já pode ser considerado um dos melhores do mundo. Foram os belgas que desclassificaram o Brasil na última Copa. De lá para cá, evoluíram ainda mais e, por isso, estão muito próximos de disputar uma grande final. A Itália, por sua vez, passou  por momentos difíceis e só agora começa a ressurgir das cinzas com um futebol bem jogado e eficiente e não apenas um futebol de resultados como no passado.

Fica evidente, portanto, que Bélgica e Itália têm potencial para fazer um jogo atraente e emocionante nesta sexta, ao estilo dos maiores clássicos do futebol mundial. 

SEM FAVORITO

Eu não arriscaria indicar um favorito neste confronto. Lógico que a Itália, pelo seu histórico e tradição, sempre surge com ligeiro favoritismo. Mas neste momento, vejo na Bélgica condições de ganhar esse jogo e classificar-se para as semifinais da Copa.

Na verdade, é um jogo para ser assistido por quem gosta de futebol bem jogado. É o que eu vou fazer na sexta- feira à tarde aqui em casa. Neste mesmo dia, às 13 horas, jogam Suíça e Espanha. Os suíços deixaram de jogar só na retranca e chegaram com méritos a esta fase da Copa.

A Espanha não é a mesma de um passado recente, mas ainda tem qualidade para vencer uma partida como essa. Pelo peso do passado, os espanhóis seriam favoritos. Mas pelo bom futebol jogado pelos suíços, dá para considerá-los também em condições de derrotar a Espanha e garantir sua vaga nas semifinais. 

OUTROS JOGOS
Os outros dois jogos das quartas de final serão disputados no sábado, dia 3 de julho. Às 13 horas, a República Tcheca, uma surpresa desta Copa, enfrenta a Dinamarca, que pratica um futebol eficiente e vistoso (tem ótima produção ofensiva). Numa dessas, é outro jogo que merece ser visto.

Não será daquelas partidas chatas, amarradas, onde os goleiros trabalham pouco. Será um jogo bem movimentado e possivelmente com vários gols. Às 16 horas, a Ucrânia encara a Inglaterra. Os ingleses se classificaram em cima da forte Alemanha, na última terça-feira Estão motivados e jogando um ótimo futebol.

A Ucrânia tem bom nível técnico e certamente vai dar trabalho para os ingleses. Mas, neste jogo, ei acredito mais na Inglaterra. Sua boa atuação contra os alemães me convenceu disso.

FAVORITOS CAÍRAM
Ainda sobre essa Copa. Três dos grandes favoritos a chegar a final caíram fora bem antes disso. A Alemanha, como disse, caiu diante da Inglaterra, em Wembley (aliás os alemães não dão muita sorte contra os ingleses). A França como atual campeã do mundo, tinha tudo para ser finalista, mas tropeçou na Suíça num jogo que teve prorrogação e a vaga foi decidida nos pênaltis. Resultado final, 5 a 4 para os suíços. Uma grande surpresa.

Outra decepção foi Portugal, de Cristiano Ronaldo. Foi desclassificado depois de uma derrota para a Bélgica, 1×0. Placar justo para a equipe belga. Entre os times que vão disputar as quartas de final diria que Bélgica, Itália, Espanha, Dinamarca e Inglaterra parecem com mais condições de chegarem as semifinais. 

Mas não dá para cravar que isso vá acontecer. Semifinais serão disputadas terça, dia 6 e quarta, dia 7 de julho. A grande final será dia 11, domingo, 16 horas, em Wembley. 

Confira também: