ESPECIAL PAULISTA A2: São Bernardo é bicampeão, Oeste decepciona e XV pipoca mais uma vez

São Bernardo e Água Santa conquistaram o acesso à elite de 2022

SaoBernardo A2 2021
São Bernardo venceu o Água Santa nos pênaltis e foi campeão

Campinas, SP, 31 (AFI) – A Série A2 do Campeonato Paulista não foi tão surpreendente, pois premiou São Bernardo e Água Santa com os acessos à elite Estadual de 2022 – dois clubes estruturados e que investiram para subir. Enquanto na parte de baixo da tabela, EC São Bernardo e Sertãozinho fizeram campanha pra lá de pífia e caíram.

Podemos dizer que a primeira fase da Série A2 não foi nada surpreendente. O Oeste liderou de ponta a ponta, tanto é que, em 15 jogos, acumulou 11 vitórias, três empates e apenas uma derrota. Não à toa, o time de Barueri foi o líder isolado, com 36 pontos ganhos – 16 pontos a mais que o XV de Piracicaba, oitavo e último classificado.

Importante também destacar a campanha invicta do Água Santa na primeira fase, com oito vitórias, sete empates e nenhuma derrota em 15 partidas. Números que surpreenderam e colocaram o time de Diadema como um dos candidatos ao acesso, ainda mais com excelente trabalho do técnico Sérgio Guedes, identificado com torcida e que teve respaldo da diretoria durante toda a campanha.

Os destaques negativos foram as campanhas irregulares de Portuguesa e XV de Piracicaba, que não tiveram vida fácil para avançar à fase final do campeonato. Tanto é que as classificações foram garantidas apenas nas rodadas finais, tanto é que a Lusa foi apenas a sétima colocada (22 pontos) e o Nhô Quim o oitavo (21 pontos). O Velo Clube, nono e que não se classificou, terminou a primeira fase com 20 pontos.

Por outro lado, as surpresas foram Rio Claro, com baixo investimento; Atibaia, clube-empresa que ainda é uma incógnita; e o Red Bull Brasil, que nos últimos anos tem investido apenas nas categorias de base, deixando todo investimento para o Red Bull Bragantino. Esses três pegaram todos de surpresa e avançar às oitavas de final.

Na zona intermediária ficaram alguns clubes que, pela tradição, deveriam ter feito algo melhor, caso da Portuguesa Santista, Juventus e Taubaté. Todos esses times foram irregulares e acabaram entrando de férias mais cedo no primeiro semestre.

Sertaozinho XVdePiracicaba 2021
Sertãozinho caiu e o XV foi eliminado nas quartas de final

REBAIXAMENTO

De forma justa, EC São Bernardo e Sertãozinho foram rebaixados para a Série A3 do Campeonato Paulista de 2022. Lamentavelmente, o Touro dos Canaviais terminou a primeira fase na lanterna, com apenas oito pontos. Em 15 jogos, foi apenas uma vitória, cinco empates e nove derrotas. Foi a segunda pior defesa do Estadual.

E o EC São Bernardo não ficou tão atrás. O time do ABC Paulista, carinhosamente chamado de Cachorrão, foi o penúltimo na classificação, com nove pontos. A campanha foi de duas vitórias, três empates e dez derrotas.

O EC São Bernardo terminou a primeira fase com nove pontos, seguido do Sertãozinho, lanterna, com oito. O primeiro time fora da zona de rebaixamento foi o Osasco Audax, 14°, com 14 pontos – mesma pontuação que Taubaté e Monte Azul.

FASE FINAL E ACESSOS

Classificaram-se para as quartas de final da Série A2: Oeste, Água Santa, Rio Claro, Atibaia, São Bernardo, Red Bull Brasil, Portuguesa e XV de Piracicaba.

Logo de cara, o Oeste despachou o XV de Piracicaba, o impecável Água Santa não deu chances para a Portuguesa, o São Bernardo eliminou o sonhador Atibaia, e o Rio Claro mandou para casa o estruturado Red Bull Brasil.

Na semifinal, o Oeste, dono da melhor campanha da Série A2, acabou sendo eliminado pelo São Bernardo. Os times empataram os jogos de ida e volta por 1 a 1, levando a decisão para os pênaltis. Nas penalidades, o time do ABC Paulista venceu por 5 a 3, se classificando para a final e consequentemente garantindo o acesso à Série A1.

Na outra semifinal, o Água Santa não teve dificuldades para passar pelo Rio Claro. O Netuno venceu o confronto de ida por 2 a 0 e na volta empatou por 2 a 2, também ficando com a vaga na final e na elite de 2022.

A FINAL

A decisão colocou frente a frente os dois melhores times do Estadual: São Bernardo e Água Santa. No primeiro jogo os times ficaram no 0 a 0 e na volta houve nova igualdade, desta vez por 2 a 2, levando a decisão para os pênaltis. O Tigre do ABC Paulista venceu por 4 a 3 e ficou com o título, o segundo da Série A2 em sua história – o primeiro foi conquistado em 2012.

SaoBernardo A2 2021
São Bernardo venceu o Água Santa nos pênaltis e foi campeão

ARTILHARIA

O artilheiro da Série A2 foi Dadá Belmonte, velocista do Água Santa que fez sete gols e que depois do Estadual foi contratado pelo Goiás, que conquistou o acesso na Série B do Campeonato Brasileiro. O vice-artilheiro foi Cesinha, do Rio Claro, com seis gols marcados.