ESPECIAL MUNDIAL DE CLUBES: Palmeiras quer colocar fim na última piada do futebol brasileiro

Torneio será disputado entre os dias 3 e 12 de fevereiro

mundial
Taça de campeão do Mundial de Clubes - Foto: Reprodução

Campinas, SP, (23) – Após conquistar o novamente a Libertadores, o Palmeiras agora vai em busca do único título que falta em sua galeria de troféus, o Mundial de Clubes da FIFA. Obsessão da torcida e da instituição, a última piada do futebol brasileiro, ainda mais com as quintas do Atlético-MG no Brasileirão e Copa do Brasil, sagrando-se bicampeão. 

O torneio vai ser disputado nos Emirados Árabes Unidos de 3 a 12 de fevereiro de 2022 e o chaveamento já está definido após sorteio feito pela FIFA. O Palmeiras vai enfrentar Al Ahly, do Egito, ou Monterrey, do México, na semifinal. 

OUTROS TIMES 

Apesar do claro destaque para o Verdão, conheça mais dos outros clubes que irão integrar a disputa:

Auckland City (Nova Zelândia) – indicado pelo Comitê Executivo da OFC (não houve torneio continental na Oceania devido à pandemia).

Monterrey (México) – campeão da Champions League da Concacaf.

Chelsea (Inglaterra) – campeão da Liga dos Campeões.

Al Hilal (Arábia Saudita) – campeão da Liga dos Campeões da Ásia.

Al Ahly (Egito) – campeão da Champions League da África.

Al Jazira (Emirados Árabes) – vencedor da UAE Pro League.

HISTÓRIA

O torneio começou a ser disputado com a licença da FIFA em 2000, quando o Corinthians sagrou-se campeão em cima do Vasco, nos pênaltis, no Maracanã.  O atual formato é disputado desde 2005 e somente Internacional (2006) e Corinthians (2012), conseguiram trazer o troféu para a América do Sul, do restante só o Europeu venceu.

Essa pode ser a melhor chance do Palmeiras, já que na mesma data, o Chelsea, adversário que, em tese, enfrentará na final, vai estar ocupado com as oitavas de final da Liga dos Campeões, ou seja, pode ir para o jogo único com um time reserva ou misto, facilitando a vida do brasileiro.

Confira também: