ESPECIAL TORNEIOS DE BASE DA FPF: Palmeiras é finalista em três das cinco competições

Relembre as competições de base do Estado de São Paulo que aconteceram em 2022

Palmeiras domina e fatura maior parte dos títulos em competições de base da Federação Paulista de Futebol em 2022

Luccas Paraizo artilheiro Campeoanto Paulista Sub-20 Palmeiras Portuguesa Mazola Júnior atacante
Luccas Paraízo brilhou pouco em 2023 (Foto: Instagram/ @rafaelfotox)

São Paulo, SP, 08 (AFI) – Atual campeão da Copa São Paulo de Futebol Júniors, o Palmeiras, também em 2022, manteve seu favoritismo e chegou até a final em mais três oportunidades de cinco possíveis, e se sagrou campeão em todos nas categorias de base. São eles os Campeonatos Paulista Sub-13, Sub-15 e Sub-17.

Nas categorias do Campeonato Paulista Sub-11 e Sub-20, os campeões foram Corinthians e Santos, respectivamente, que dispensaram clubes de menor expressão do estado de São Paulo para faturar os títulos.

SUB-11 E SUB-13

Competições de menor expressão dentro da Federação Paulista de Futebol, os Campeonatos Paulista Sub-11 e Sub-13 estavam inativos desde 2019, mas diversos clubes reinauguraram as categorias para disputarem estes torneios de base.

Foram 44 os clubes que iniciaram estas competições, e, diferente de categorias superiores, nestas diversos clubes de menor expressão se destacaram. É o caso de Comercial e Marília, no sub-11, e Mauaense, União São João de Araras, União Barbarense e Referência, no sub-13.

Apesar disso, na final da categoria inferior, a disputa foi entre Corinthians e Red Bull Bragantino, que terminou com título do Timão, e, na categoria mais velha, o Palmeiras teve que superar o Santos nos pênaltis para se sagrar campeão.

Palmeiras Base de Torneios da FPF
Mirassol e Red Bull Bragantino fizeram grandes campanhas no sub-11 (Foto: Divulgação)

CONHEÇA OS ARTILHEIROS DAS COMPETIÇÕES

SUB-11:

1. Miguel (Palmeiras) – 14 gols

2. Luis Henrique (Brasílis) – 12 gols

3. Dereck (Red Bull Bragantino) – 10 gols

4. Bernardo (Santos) – 10 gols

5. Isaac (Santos) – 9 gols

6. Murilo (São Paulo) – 9 gols

SUB-13:

1. David (Santos) – 20 gols

2.  Gustavo Froldi (Palmeiras) – 16 gols

3. Leonardo (Corinthians) – 15 gols

4.  JP (Referência) – 15 gols

5. Douglas (Corinthians) – 13 gols

SUB-15 E SUB-17

Assim como nas categorias Sub-11 e Sub-13 do Campeonato Paulista, no Sub-15 e Sub-17, as partidas eram disputadas nos mesmos dias, mas em horários diferentes. Geralmente, todos os jogos dos meninos de até 15 anos começavam às 9h, enquanto, os de até 17 anos, começavam às 11h.

Os mesmos 63 clubes disputaram as partidas igualmente em ambos os torneios, que foram deixando para trás grandes clubes conforme o avanço de fases.

Erick Belé do Palmeiras no Paulista Sub-15
Erick Belé é artilheiro do Palmeiras no Campeonato Paulista Sub-15 (Foto: Fábio Menotti/ Palmeiras)

No Campeonato Paulista Sub-15, os quatro grandes do estado de São Paulo (Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos) chegaram juntos até onde podiam, no caso, na semifinal, quando, ao se enfrentarem, avançaram São Paulo e Palmeiras, e o Verdão se sagrou campeão.

Além disso, o Alviverde também teve o vice-artilheiro do torneio de base e mais um jogador no top-5. Veja o ranking completo:

1.  Luca (Santos) – 20 gols

2. Erick Belé (Palmeiras) – 19 gols

3. Kauã (Corinthians) – 16 gols

4. Murilo (Palmeiras) – 16 gols

5.  Danilo (SKA Brasil) – 14 gols

Já no Campeonato Paulista Sub-17, a situação dos grandes do estado foi diferente, e a última fase em que todos disputaram juntos foi as oitavas de final, quando o Corinthians caiu para o Ibrachina.

De lá, São Paulo, Palmeiras e Santos chegaram até a semifinal no mata-mata, porém, o surpreendente SKA Brasil eliminou o Tricolor Paulista e chegou até a decisão junto ao Verdão que eliminou o Peixe.

Apesar da louvável campanha do clube de Santana de Parnaíba, não foi o suficiente para superar o Palmeiras, que venceu no jogo de ida por 5 a 0, e selou o título com uma vitória por 3 a 0 diante de sua torcida.

Após Endrick, o Palmeiras segue revelando artilheiros em suas categorias de base, e, assim como no sub-15, tem dois jogadores entre os goleadores da competição. Veja o ranking:

1. Deivid (Santos) – 19 gols

2. Mateus Henrique (Palmeiras) – 13 gols

3. Breno (Red Bull Bragantino) – 13 gols

4. Kauan (Desportivo Brasil) – 12 gols

5. Luighi Hanri (Palmeiras) – 12 gols

6. Newertton (São Paulo) – 12 gols

SUB-20

Quarto maior campeão do torneio com cinco taças, atrás apenas de Palmeiras, São Paulo e Corinthians, respectivamente, o Santos, que tem histórico incrível na revelação de jogadores de suas categorias de base, mais uma vez faturou o título do Campeonato Paulista Sub-20.

Com campanha espetacular, o Peixe foi derrotado apenas quatro vezes em 28 partidas, sendo apenas uma na primeira fase, quando perdeu para o Água Santa por 3 a 2 fora de casa.

Após esta, perdeu, já na segunda fase, para a Ferroviária, com direito a goleada por 4 a 0 na rodada 13 da competição de base.

A partida de maior destaque do Santos no Campeonato Paulista Sub-20 aconteceu nas quartas de final quando perdeu por 4 a 1 para o Ibrachina no jogo de ida, mas na volta buscou a reação e bateu o clube da Mooca por 4 a 0.

Na decisão, enfrentando o Corinthians, o Peixe bateu o Timão na Fazendinha por 2 a 0, e no jogo de volta, apesar de sair na frente, sofreu a virada e se segurou como pode para que não tomasse o terceiro gol. Bem postado na defesa, o Santos chegou ao empate com Miguel, aos 19 minutos do segundo tempo, que fechou a conta com o gol do título para o alvinegro praiano.

CONFIRA OS ARTILHEIROS DO CAMPEONATO PAULISTA SUB-20:

1. Luccas Paraízo (Portuguesa) – 22 gols

2. Eliel (Ponte Preta) – 21 gols

3. Ivonei (Santos) – 21 gols

4. Luiz (Penapolense) – 12 gols

5. Everton (São Caetano) – 11 gols

Vale lembrar que no dia 7 de outubro deste ano, Eliel participou do FI Cast, podcast oficial do Portal Futebol Interior, onde comentou sua expectativa para a próxima temporada na Ponte Preta, além de ser o possível sucessor de Lucca no ataque da Macaca.

VEJA O EPISÓDIO COMPLETO

Confira também: