ESPANHOL: Athletic Bilbao derrota lanterna e segue vivo por vaga em torneios europeus

Clube do País Basco ganhou em casa do Levante por 3 a 1

Vitória deixa equipe mais perto de rivais que perderam na rodada

bilbao

Bilbao, ESP, 07 (AFI) – Goleado pelo Barcelona na rodada anterior, o Athletic Bilbao tinha uma ótima oportunidade nesta segunda-feira para conseguir a reabilitação no Campeonato Espanhol. E o time da região do País Basco não a desperdiçou. Em seu estádio, o Novo San Mamés, derrotou o Levante, lanterna da competição, por 3 a 1, no encerramento da 27.ª rodada, e de quebra se manteve vivo na luta por uma vaga em algum torneio europeu na próxima temporada.

Agora com 40 pontos, o Athletic Bilbao segue na oitava colocação, mas se aproximou de rivais acima na tabela de classificação, que perderam neste final de semana. São os casos de Villarreal (sétimo lugar, com 43 pontos), Real Sociedad (sexta, com 44) e Betis (quinto, com 46). Se for bem otimista, dá até para pensar em Liga dos Campeões, já que Barcelona e Atlético de Madrid, no G4, estão com 48 pontos cada.

O Levante, por outro lado, teve sua boa fase nas últimas rodadas interrompida – havia conquistado sete pontos nos três jogos anteriores. Com 18, se afunda ainda mais na 20.ª e última posição e está agora sete pontos atrás do Granada, o primeiro fora da zona de rebaixamento que ocupa a 17.ª colocação.

Em campo, o Athletic Bilbao dominou as ações do início ao fim, mas só conseguiu furar a retranca do Levante e balançar as redes no segundo tempo. Aos 17 minutos, Vesga marcou de cabeça na pequena área e abriu o placar. O centroavante Iñaki Williams fez o segundo aos 30, após um rápido contra-ataque, e Zarraga, em cobrança de pênalti aos 43, anotou o terceiro gol. De Frutos, aos 45, diminuiu para o Levante em um lance individual na entrada da área.

Pela 28.ª rodada, o time de Bilbao terá um confronto direto contra o Betis, em Sevilha, no próximo domingo. Um dia antes, o Levante tentará a reabilitação em casa, em Valência, contra o Espanyol.

Confira também: