ELIMINATÓRIAS: Peru arranca empate com a Venezuela, mas segue longe da Copa do Mundo

Gol de Guerrero no final do segundo tempo trouxe esperanças para os comandados de Gareca

Gol de Guerrero no final do segundo tempo trouxe esperanças para os comandados de Gareca

São Paulo, SP, 23 – Com poucas chances de ir à Copa do Mundo de 2018, o Peru demonstrou espírito de superação nesta quinta-feira, ao arrancar um empate por 2 a 2 com a Venezuela, fora de casa, no Estádio Monumental de Maturín, em jogo válido pela 13ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas, mas não melhorou muito a sua condição na luta para obter uma vaga no torneio na Rússia. Otero, do Atlético Mineiro, e Guerrero, do Flamengo, fizeram um gol cada na partida.

A igualdade deixou o Peru na oitava posição, com 15 pontos, a seis da quarta colocada Colômbia, que está ficando com a última vaga na Copa, e a cinco do Equador, em quinto, posição que a leva para a repescagem mundial. Lanterna das Eliminatórias com apenas seis pontos, a Venezuela vai visitar o Chile, em Santiago, na próxima terça-feira. Já o Peru receberá o Uruguai, em Lima.

hqdefault

A partida desta quinta-feira teve o primeiro tempo dominado pela Venezuela, que abriu vantagem de 2 a 0 graças, principalmente, ao meia-atacante Otero, conhecido pela sua qualidade nas jogadas de bola parada. E foi exatamente nesse tipo de lance que saíram os dois gols da seleção da casa.

O primeiro foi marcado aos 24 minutos. Otero cobrou falta fechada e Ángel desviou de cabeça, acertando o travessão peruano. No rebote, com o gol vazio, Villanueva tocou de cabeça para as redes. O segundo foi de Otero e saiu aos 39 minutos, quando o atleticano cobrou falta de longe e com muita força. O goleiro Gallese falhou no lance ao espalmar a bola para dentro do próprio gol.

Só que a reação do Peru começou logo no primeiro lance do segundo tempo, também tendo a participação de um jogador que atua no futebol brasileiro: Cueva. Em uma jogada de velocidade, Flores passou para o meia na entrada da área. O são-paulino acionou, então, Carilllo, que finalizou no canto para marcar.

O empate do Peru não demorou a sair e veio aos 18 minutos, após cobrança de escanteio de Yotún, que teve passagem apagada pelo Vasco. Guerrero testou para as redes e igualou o placar. Mas a reação peruana ficou nisso, mantendo a equipe muito longe do desejo de ir à Copa do Mundo de 2018.