Eliminatórias: Brasil faz festa no Maracanã

Único problema está na forma de atuar do time, sempre muito preocupado em se defender e sem a tradicional ousadia que seleções brasileiras de outros tempos demonstravam

Time brasileiro dirigido por Tite está invicto nas eliminatórias. O Chile não parece nem um pouco preparado para causar uma surpresa no Maracanã

Tite durante treino da Seleção na Granja Comary
Tite rejeitou PSG, Real Madrid e Sporting. (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Campinas, SP, 24 (AFI) – As Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo terão sequência neste meio de semana com cinco jogos. Quatro na quinta e um na sexta-feira à noite. O Brasil fará seu último jogo em casa diante do Chile, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, a partir das 20h30, como franco favorito. Time brasileiro dirigido por Tite está invicto nesta competição.

O único problema está na forma de atuar do time, sempre muito preocupado em se defender e sem a tradicional ousadia que seleções brasileiras de outros tempos demonstravam. De qualquer forma, o Brasil já está classificado para o Mundial do Catar onde tentará voltar a ganhar o título de campeão do mundo depois de dezoito anos. Em tempo: o Brasil vai disputar, mas não vejo condições dele ganhar mais um título mundial lá no Catar.

GRANDE ZEBRA

O adversário brasileiro desta quinta não parece nem um pouco preparado para causar uma surpresa dentro do Maracanã. Até agora, o time chileno faz campanha bem discreta, com 19 pontos ganhos em 16 jogos e quase nenhuma  chance de garantir uma vaga na próxima Copa. É um time que carece de talentos e que depende muito do coletivo para produzir alguma coisa positiva.

Em tese, se o Brasil procurar se impor durante os noventa minutos de jogo, poderá conseguir uma bela goleada em cima da equipe chilena, para alegria do torcedor carioca que comparecer ao Maracanã nesta quinta. Tite tem demonstrado que vai usar o que tem de melhor no elenco que convocou, o que nos deixa um pouco mais otimistas quanto à possibilidade do Brasil golear. Mas, se não conseguir a goleada, pelo menos que o Brasil vença mais uma vez, e justifique o ingresso que o torcedor vai pagar para entrar no Maracanã nesta quinta-feira.

selecao brasileira posa para foto antes de jogo das eliminatorias da copa do mundo do qatar 1640714850934 v2 450x337 e1648097993154
Seleção fecha eliminatórias em palco de festa – Foto: Lucas Figueiredo/CBF

GRANDE CAMPANHA
Para que vocês tenham uma ideia dos números destas Eliminatórias, lembramos que o Brasil venceu doze jogos até agora e empatou dois. Não perdeu nenhum. Tem o melhor ataque e a defesa menos vazada da competição e o melhor saldo de gols. Ou seja: durante os quinze jogos disputados até agora, o Brasil não teve adversários pela frente.

O nível técnico deste torneio organizado pela FIFA é pífio e não entusiasma nenhum torcedor que gosta de ver jogos de técnica apurada e muitos gols. Além de Brasil e Chile nesta quinta, outros três jogos vão ser disputados. A partir das 20h30 jogam em Montevidéu, Uruguai x Peru; em Bogotá, Colômbia x Bolívia e em Assunção, Paraguai x Equador.

Nestes jogos, favoritismo absoluto de Uruguai e Colômbia. Já o Paraguai pode até perder em casa porque o Equador tem mais time do que ele. Na sexta, às 20h30, a Argentina encara a Venezuela com possibilidade até de golear.

A última rodada das Eliminatórias Sul-Americanas (a 18ª) será disputada na próxima terça-feira, dia 29 de março. Os jogos estão marcados para as 20h30. Anote os jogos: Peru x Paraguai, Venezuela x Colômbia, Bolívia x Brasil, Chile x Uruguai e Equador x Argentina.

JOGO ADIADO
Encerrados estes jogos, só vai faltar o jogo adiado entre Brasil e Argentina da sexta rodada da competição, que deverá ser disputado no mês de abril. A classificação deste torneio até aqui tem o Brasil como líder isolado e 39 pontos conquistados. A Argentina é segunda colocada com 35. O Equador tem 25. Uruguai 22. Peru, 21. Chile, 19. Colômbia, 17. Bolívia, 15. Paraguai, 13. Venezuela, 10. 

As quatro primeiras quatro seleções sul-americanas estarão automaticamente classificadas para o Mundial. A quinta colocada ainda terá a chance de conseguir a vaga contra uma seleção asiática que a FIFA vai indicar. Neste momento, Brasil, Argentina, Equador e Uruguai ocupam as quatro primeiras colocações e devem representar a América do Sul na Copa.