Duílio demorou para demitir Luxemburgo e acertou com Mano

Acho até que foi uma boa escolha do atual presidente corintiano, Duílio Monteiro Alves. Só critico o fato de ter demorado demais para afastar Luxa

Se a demissão tivesse sido antes, Mano Menezes teria tido tempo suficiente para armar melhor o time nas semifinais da Sul-Americana

Mano Menezes - Corinthians
Mano Menezes se encaixa bem no Timão. Foto: Reprodução Onefootball


Por SÉRGIO CARVALHO

Caminas, SP, 29 (AFI) – O Corinthians passa a ter um novo treinador a partir do clássico de sábado à noite, contra o São Paulo, no estádio do Morumbi, pelo Brasileirão. Saiu Vanderlei Luxemburgo e entrou Mano Menezes. O nome de Tite também chegou a ser ventilado, mas como ele já tinha iniciado conversa com a diretoria do Flamengo para substituir Jorge Sampaoli, sobrou como opção a contratação de Mano, que estava desempregado.

Acho até que foi uma boa escolha do atual presidente corintiano, Duílio Monteiro Alves. Só critico o fato de ter demorado demais para afastar Luxa. Há muito tempo o veterano treinador já vinha demonstrando que estava superado como técnico.  Melhor seria tê-lo afastado quando o campeonato foi paralisado para o Brasil disputar seus primeiros jogos pelas Eliminatórias da Copa, do que deixar para resolver esse problema só agora, quando o primeiro jogo contra o Fortaleza já foi disputado.

Se a demissão tivesse sido antes, Mano Menezes teria tido tempo suficiente para armar melhor o time que iria disputar as semifinais da Sul-Americana. Ao afastar Luxa e contratar Mano Menezes só agora, Duilio perdeu um tempo precioso que pode ter liquidado a possibilidade do Corinthians de ainda garantir vaga nas finais desta Copa, no jogo contra o Fortaleza que será disputado na próxima terça-feira, dia 3 de outubro, lá na capital do Ceará, à partir das 21h30.

CORINTHIANS PODE SE EQUILIBRAR
Independente disso, mesmo que seja desclassificado, o Corinthians, com seu novo treinador, terá sim condições para se reequilibrar, de jogar um futebol bem superior ao que vinha produzindo com Luxa, e vencer muitos dos jogos que terá pela frente até o início de dezembro, quando o Brasileirão chegará ao se final.

No momento, o ‘Time da Fiel’ está em décimo segundo lugar na classificação geral do campeonato, com 30 pontos ganhos em 29 jogos disputados, apenas cinco pontos à frente do Bahia, que é o primeiro clube na zona de rebaixamento, com 25 pontos ganhos.

Mano conhece bem o Corinthians. Já fez ótimo trabalho neste clube e continua a ser um técnico qualificado e de muita experiência para recolocar o Timão no seu lugar. Seu grande problema será reorganizar o time com jogos seguidos e decisivos todas as semanas.

EXCESSO DE VETERANOS
E há também o problema do elenco corintiano ter um excesso de veteranos que sempre caem de produção no segundo tempo, e também sobra de jogadores recém promovidos das fileiras inferiores do clube, que ainda não tem a experiência necessária para encarar a responsabilidade de tirar o time da situação difícil em que se encontra no Brasileiro.

Mas é como eu disse acima. Mano Menezes é um bom treinador. Confio nele. O Corinthians pode até não chegar às finais da Sul-Americanas, mas certamente não correrá o perigo de ser rebaixado para a série B do Brasileirão, como já aconteceu no passado.