Duelo entre Bahia e Fortaleza é marcado por inspiração em modelos de gestão europeus

Tricolor Baiano é administrado pelo Grupo City, enquanto Leão do Pici busca referência no Bayern de Munique

O Placar Ao Vivo do Futebol Interior acompanha todos os jogos da competição

fortal scaled
Fortaleza e Bahia se enfrentam neste sábado. Foto: Leonardo Moreira/FortalezaEC

Salvador, BA, 20 (AFI) – No próximo sábado, na Arena Fonte Nova, Bahia e Fortaleza se enfrentam em partida válida pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, a partir das 18h30. Apesar de duelarem em terras brasileiras, os times protagonizam um confronto com referências extracampo no clássico europeu entre Manchester City e Bayern de Munique, que inspiram as gestões do Tricolor Baiano e do Leão do Pici, respectivamente. 

Equipe mandante, o Bahia formalizou a venda de 90% da SAF para o Grupo City, no início deste ano. Após a massiva aprovação dos sócios, Raul Aguirre assumiu o posto de CEO da agremiação, na busca por integrar o Bahia ao conglomerado de times que a companhia possui ao redor do mundo. Com isso, investimentos do City Football Group já puderam ser vistos, inclusive, nas contratações: apenas em 2023, o clube baiano contratou 25 jogadores, maior proporção dos últimos cinco anos.

Em contrapartida, no mês de setembro, o Leão teve o projeto de SAF aprovado por mais de 95% dos sócios-proprietários e sócios-torcedores regulares e adimplentes do clube. Foram 1.195 votos, número que tornou-se recorde na história da agremiação, ao superar os 920 votantes para eleger Jorge Mota em 2015. Com o plano encaminhado, o presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, diz que o modelo estudado para ser implementado é o do Bayern de Munique. 

O objetivo, segundo Paz, é receber investimentos entre R$ 50 milhões e R$ 60 milhões, com destinos já definidos primordialmente: o departamento de futebol, dividido entre o time profissional e a base, além de parte encaminhada ao trabalho de governança interna. “Temos o modelo do Bayern como referência e nos aprofundamos, porém, entendemos que isso só vai acontecer num segundo momento. Agora, estamos fazendo tudo com muita estratégia e calma para analisar todas as possibilidades e seguir com a nossa boa gestão”, comenta o mandatário.

DETALHE!

Nesse cenário, o Fortaleza caminha para se tornar o décimo clube a adotar o modelo de gestão empresarial na Série A do Brasileirão. Na lista, estão: América Mineiro, Bahia, Botafogo, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Vasco da Gama e Red Bull Bragantino. O Atlético-MG também obteve aprovação do Conselho Deliberativo e segue em processo de implantação oficial da SAF. 

No momento, o Tricolor Baiano encontra-se em 14º lugar, com 31 pontos, um a mais do que o Santos, que fecha a zona de rebaixamento. Já o Leão do Pici aparece na sétima posição, com 42, em busca da permanência no topo da tabela.

Para as próximas rodadas, o Bahia tem confronto direto diante do Cruzeiro, enquanto o Fortaleza recebe o líder Botafogo nas vésperas da decisão da Copa Sul-Americana, que acontece no dia 28 contra o LDU, no Estádio Domingo Burgueño, no Uruguai.

Confira também: