Do pentacampeão ao hepta em derrotas, ídolos do futebol invadem as urnas nas Eleições

Campeões, jogadores de Copa do Mundo e personagens de grandes clubes disputam cargos neste domingo

O futebol escalou um time de peso para as eleições de 2026. Edmundo, Luís Fabiano, Marcelinho Carioca e Vanderlei Luxemburgo estão entre os candidatos

Captura de tela 2026 09 28 090258

Campinas, SP, 28 (AFI) – Os títulos, os gols e a idolatria construída diante de milhões de torcedores serão colocados à prova em um campo completamente diferente neste domingo (4). Ex-jogadores, treinadores e atletas de diversas modalidades tentarão transformar a popularidade conquistada no esporte em votos.

A lista tem jogadores de Copa do Mundo, campeões nacionais, ídolos de Corinthians, São Paulo, Vasco, Grêmio e Fluminense, além de um treinador cinco vezes campeão brasileiro. Os cargos disputados vão das assembleias estaduais ao Senado.

Um levantamento feito a partir da base do Tribunal Superior Eleitoral mostra uma particularidade: 28 candidatos declararam como ocupação “atleta profissional e técnico em desportos”. O número, entretanto, não representa todos os esportistas que estarão nas urnas.

Isso acontece porque personalidades como Edmundo, Marcelinho Carioca, Washington Coração Valente, Vanderlei Luxemburgo e Dinei informaram outras ocupações à Justiça Eleitoral, como empresário, professor ou “outros”. Na prática, portanto, a presença do esporte na eleição é maior que os 28 registros daquela categoria profissional.

Animal e Fabuloso miram Brasília

Edmundo tenta transformar a identificação com o Vasco e a popularidade nacional em votos no Rio de Janeiro. O Animal concorre a deputado federal pelo PSDB. Vice-campeão mundial com a Seleção Brasileira em 1998, ele também construiu passagens marcantes por Palmeiras e Fiorentina.

Em São Paulo, Luís Fabiano disputa o mesmo cargo pelo MDB. Terceiro maior artilheiro da história do São Paulo, o Fabuloso marcou cinco gols na Copa do Mundo de 2010 e estreia em uma eleição carregando uma das marcas mais populares do futebol paulista.

O MDB também lançou Alexandre Finazzi para deputado federal por São Paulo. Conhecido pelas passagens por clubes do interior e pelo Corinthians, o ex-atacante se tornou treinador depois de pendurar as chuteiras. Em 2026, comandou o Sertãozinho na Série A2 do Campeonato Paulista.

Coração Valente tenta vencer pelo terceiro estado

Washington Coração Valente concorre a deputado federal pelo Distrito Federal. Será a terceira tentativa do ex-atacante de chegar à Câmara, sempre por unidades diferentes do país: ele disputou pelo Rio Grande do Sul em 2014, por Sergipe em 2022 e agora tenta a eleição pelo DF.

Ídolo de Athletico-PR, Fluminense e São Paulo, Washington utiliza na campanha a história de superação que marcou sua carreira. O atacante passou por uma cirurgia cardíaca, retornou ao futebol e conquistou títulos importantes.

Outro nome conhecido no Distrito Federal é Marcelinho Carioca. Ídolo do Corinthians, o Pé de Anjo concorre a deputado distrital pelo Republicanos e usa na campanha referências às cobranças de falta que marcaram sua trajetória.

Marcelinho já disputou outras eleições e chegou a ocupar temporariamente uma cadeira na Câmara dos Deputados em 2015, na condição de suplente. Agora, tenta construir um mandato próprio longe de São Paulo, estado no qual consolidou sua identificação com a torcida corintiana.

Luxemburgo disputa o cargo mais alto

O cargo mais importante pretendido por uma personalidade do futebol pertence a Vanderlei Luxemburgo. Cinco vezes campeão brasileiro, o treinador concorre ao Senado pelo Podemos no Tocantins.

Luxemburgo participa de sua primeira eleição depois de comandar clubes como Palmeiras, Corinthians, Santos, Cruzeiro, Flamengo e Real Madrid, além da Seleção Brasileira. Para chegar ao Senado, o técnico terá de superar adversários mais experientes na política tocantinense.

A eleição de 2026 renovará dois terços do Senado. Isso significa que cada eleitor poderá escolher dois candidatos para o cargo — uma situação diferente da eleição de 2022, quando apenas uma vaga por estado esteve em disputa.

Dinei tenta encerrar jejum impressionante

Nenhum dos candidatos possui um retrospecto eleitoral tão curioso quanto Dinei. Herói do Corinthians nos títulos brasileiros de 1990 e 1998, o ex-atacante concorre a deputado estadual em São Paulo pelo Avante.

Será a oitava candidatura de Dinei desde que ele encerrou a carreira. O ex-jogador já tentou quatro vezes uma vaga de vereador, duas de deputado federal e uma de deputado estadual. Perdeu as sete disputas.

Na campanha deste ano, adotou o discurso de “corintiano revoltado” e explora a insatisfação dos torcedores com os rumos do clube. A missão será transformar parte dos quase 420 mil seguidores nas redes sociais em votos suficientes para conquistar uma cadeira na Assembleia Legislativa.

Danrlei joga com a experiência

Danrlei entra na disputa em situação completamente diferente. Campeão da Libertadores de 1995 e ídolo do Grêmio, o ex-goleiro tenta a reeleição para deputado federal pelo PSD do Rio Grande do Sul.

O antigo camisa 1 chegou à Câmara dos Deputados em 2011 e está em seu quarto mandato consecutivo. Entre os ex-jogadores candidatos em 2026, é o nome com a carreira parlamentar mais consolidada.

A relação de personagens do futebol ainda inclui Everton Felipe, ex-meia de Sport e São Paulo que concorre a deputado federal pelo PL de Pernambuco, e Marcone Amaral, ex-zagueiro do Vitória e da seleção do Catar que disputa uma vaga de deputado estadual pelo PSD da Bahia.

Marcone já foi prefeito de Itajuípe e chegou a ocupar como suplente uma cadeira na Assembleia Legislativa baiana. Seu caso mostra uma trajetória diferente da maioria: ele deixou o esporte, venceu a primeira eleição disputada e construiu carreira política antes de buscar espaço no Legislativo estadual.

Os principais nomes do futebol nas urnas

CandidatoHistória no futebolCargoPartido e estado
Vanderlei LuxemburgoTécnico pentacampeão brasileiroSenadorPodemos-TO
EdmundoÍdolo do Vasco e jogador da Copa de 1998Deputado federalPSDB-RJ
Luís FabianoÍdolo do São Paulo e jogador da Copa de 2010Deputado federalMDB-SP
FinazziEx-atacante do Corinthians e atual treinadorDeputado federalMDB-SP
WashingtonÍdolo de Athletico-PR, Fluminense e São PauloDeputado federalMDB-DF
DanrleiCampeão da Libertadores pelo GrêmioDeputado federalPSD-RS
Everton FelipeEx-meia de Sport e São PauloDeputado federalPL-PE
Marcelinho CariocaÍdolo do CorinthiansDeputado distritalRepublicanos-DF
DineiBicampeão brasileiro pelo CorinthiansDeputado estadualAvante-SP
Marcone AmaralEx-zagueiro do Vitória e da seleção do CatarDeputado estadualPSD-BA

Os 28 registrados como atletas ou técnicos

A relação abaixo considera exclusivamente os candidatos que declararam ao TSE a ocupação de “atleta profissional e técnico em desportos”. Ela inclui representantes de diferentes modalidades e não contempla todos os ex-jogadores conhecidos.

CandidatoCargoPartidoEstado
Marcos PatrícioDeputado estadualPDTAM
Jean GoleiroDeputado estadualUnião BrasilBA
Cícero Animal das PistasDeputado federalMobilizaCE
Mari JowDeputada distritalPSBDF
Rodrigo Rodrigues2º suplente de senadorPRTBES
Silvio VazDeputado federalPRDGO
Giovani dos SantosDeputado federalNovoMG
Maurício do VôleiDeputado federalPLMG
Serjão PalitoDeputado estadualAvanteMG
Sabrina FercoDeputada federalPDTMT
Agnaldo e a Turma do PampamDeputado federalPDTPA
Professora AnaDeputada estadualPDTPA
Sarah MenezesDeputada federalMDBPI
Henrique Dias HDDeputado federalPSDBPR
Sergio FialhoDeputado federalPSDPR
Felix SantosDeputado federalMissãoRN
Cleo HickmannDeputado federalPDTRS
DanrleiDeputado federalPSDRS
Uh FabianoDeputado federalPSDRS
Altobeli SilvaDeputado estadualUnião BrasilSP
Caio FolhaDeputado estadualNovoSP
Dora MarianoDeputada federalDCSP
Jefferson ChinaDeputado federalPSDBSP
Jeffinho Faria Gente da GenteDeputado estadualDCSP
Luís FabianoDeputado federalMDBSP
Natalia BurianDeputada estadualRepublicanosSP
Paola MachadoDeputada federalPSDSP
Benones dos SantosDeputado federalPSOLTO

Popularidade não garante eleição

O tamanho da relação mostra como a visibilidade conquistada no esporte continua sendo tratada como um patrimônio eleitoral. O nome conhecido facilita a campanha, abre portas dentro dos partidos e permite que o candidato chegue ao eleitor sem precisar de uma apresentação extensa.

A urna, porém, costuma impor uma realidade bem mais dura. A fama de um jogador pode estar espalhada pelo país, enquanto a disputa para deputado ocorre dentro de apenas um estado. Também há torcedores que separam completamente a admiração pelo atleta da confiança necessária para entregar a ele um mandato.

Entre campeões, estreantes, políticos veteranos e um candidato que acumula sete derrotas, os antigos personagens do esporte terão neste domingo o confronto mais imprevisível de suas carreiras. Desta vez, não haverá bola, prorrogação ou disputa por pênaltis: o placar será definido pelo eleitor.