Detalhes que cercam a decisão da Copa do Brasil no Maracanã
Quem puder mais, chora menos, como diz um velho ditado popular. Os dois grandes vivem momentos ruins e que se superar vai levar a melhor.
O Flamengo conhece bem esse caminho, pois já venceu este torneio por quatro vezes (se ganhar o deste ano, Mengão será pentacampeão
Por SÉRGIO CARVALHO
Campinas, SP, 16 (AFI) – Chegou a hora. Quem puder mais, chora menos, como diz um velho ditado popular. Flamengo e São Paulo disputam neste domingo, dia 17 de setembro, no Maracanã, Rio de Janeiro, o primeiro jogo das finais da Copa do Brasil de 2023. Este super clássico do futebol brasileiro vai começar às 16 horas, com a expectativa de público recorde no estádio e muito empenho dos jogadores das duas equipes em busca de uma vitória, que seria um passo decisivo (para quem vencer), rumo a esse importante título do futebol brasileiro.
O Flamengo conhece bem esse caminho, pois já venceu este torneio por quatro vezes (se ganhar o deste ano, Mengão será pentacampeão e terá o direito a ganhar 70 milhões de reais como premiação. O São Paulo, ao contrário, jamais ganhou essa Copa e é um dos poucos gigantes do futebol brasileiro a não contar com ela em suas prateleiras no museu que possui no Morumbi.
O momento dos dois clubes não é bom. O rubro negro carioca tem oscilado muito em seus jogos e, na última partida que disputou, perdeu feio para o Athletico Paranaense, por 3 a 0 (um vexame!). O São Paulo também vem de derrota, pois nesta semana jogou contra o Internacional, em Porto Alegre, pelo Brasileirão, e perdeu por 2 a 1 (Colorado vinha de dez jogos sem vitória). Assim, fica difícil antecipar um favorito nesta partida, porque, na última que Flamengo e São Paulo jogaram no Maracanã, houve empate de 1 a 1, numa partida onde nenhuma das duas equipes produziu um futebol à altura se seu prestígio.
MELHOR RETROSPECTO
Bom lembrar que o Flamengo não perde para o São Paulo há sete jogos. A última vez que o Tricolor paulista venceu o rubro negro carioca foi em 25 de fevereiro de 2021. O placar desta partida foi 2 a 1 para o São Paulo. Depois disso, foram sete jogos, com seis vitórias do Flamengo e um empate.
O time de maior torcida do Brasil vive uma crise interna. O técnico Jorge Sampaoli muda muito a escalação da equipe e o próprio esquema, o que tem irritado os jogadores que, em sua maioria, não gostam deste treinador. Já no São Paulo, Dorival Júnior é um verdadeiro parceiro do elenco, mas ainda assim, o time perde mais do que vence. Basta dizer que até agora, quando já estamos em setembro de 2023, o São Paulo não venceu nenhum jogo fora de casa (o que pode pesar muito na partida deste domingo no Maracanã.
Outro detalhe que pode influenciar de forma negativa no time do São Paulo, é que o clube não ganha um título importante há doze anos, o que transforma a tentativa de ganhar a Copa do Brasil 2023 numa verdadeira obsessão, seja entre dirigentes, comissão técnica, jogadores e, principalmente, torcedores. Flamengo e São Paulo já disputaram três finais entre si e o Mengão ganhou todas. Aliás, o Tricolor não ganha do rubro negro carioca a 934 dias, o que é um absurdo falando de dois gigantes do futebol do Brasil.
OS PROVÁVEIS TIMES
Tanto Dorival Júnior como Jorge Sampaoli não são técnicos de divulgar antes as escalações de seus clubes. No caso do técnico tricolor, sabemos que ele tem um problema sério. Seu melhor zagueiro, Arboleda, voltou contundido das Eliminatórias da Copa (ele jogou pelo Equador). Ele vai depender de teste para saber se joga ou não. Só nos vestiários do Maracanã vai confirmar ou não a presença deste zagueiro.
Nas outras posições não há muito o que esconder. Importante adiantar que ao São Paulo será importante não perder. Ou, se perder, perder de pouco. Porque a decisão será no Morumbi onde com o apoio de sua fanática torcida pode ajudar muito.
AS CHANCES
O Flamengo não poderá contar com Felipe Luiz e Allan. Mas como seu elenco tem bons reservas para as posições destes dois, Sampaoli não terá problemas. Torcedores do Flamengo consideram ganhar esse título uma obrigação, porque neste ano o rubro negro já disputou seis decisões importantes e não ganhou nenhuma. Ganhar a Copa do Brasil, de alguma forma, vai “compensar” esses títulos perdidos neste ano.
O São Paulo perdeu o Paulistão e não conseguiu chegar às finais da Copa Sul-Americana. Sua chance de ganhar alguma coisa na atual temporada é ganhar essa Copa, porque, no Brasileirão, não existe esta possibilidade.