Derrota do Botafogo ensina que time em 'frangalhos' tem que jogar 'atrás'
Nesta quarta-feira, infelizmente foi flagrado um Botafogo (RJ) em 'frangalhos' no Catar. Vivendo e aprendendo neste troço chamado futebol.
Porque agora, quando outro clube estiver na mesma circunstância do Botafogo, já sabe que a opção tática é colocar em prática um esquema reativo
Por ARIOVALDO IZAC
Campinas, SP, 11 (AFI) – Botafogo eliminado. Vivendo e aprendendo neste troço chamado futebol.
Nesta quarta-feira, infelizmente foi flagrado um Botafogo (RJ) em ‘frangalhos’ no Catar.
Há reconhecimento geral que a maratona de jogos e uma viagem cansativa foram preponderantes para a equipe ruir e permitir que o apenas razoável Pachuca do México aplicasse goleada por 3 a 0, na tarde desta quarta-feira, no horário de Brasília, na primeira rodada da Copa Intercontinental da Fifa 2024.
Por que vivendo e aprendendo?
Porque agora, quando outro clube estiver na mesma circunstância do Botafogo, já sabe que a opção tática é colocar em prática um esquema reativo, como ocorreu contra o Atlético Mineiro na decisão da Libertadores, com a expulsão do volante Gregore aos 40 segundos de partida.
Evidente que para uma competição mundial como esta, se o treinador Artur Jorge colocasse a sua equipe na defesa, poucos compreenderiam. Diriam que aquele propositivo Botafogo jamais deveria ter mudado de postura.
TITULARES EXAUSTOS
Titulares esgotados fisicamente, como Savarino, Almada, Alex Telles e Marlon Freitas, teriam mesmo que ser preservados no início da partida.
Aí dirão por que Artur Jorge não começou a partida com os titulares para posteriormente poupá-los?
Não adiantaria.
Deu pra ver as precaríssimas condições físicas dos meias Savarino e Almada, e o atacante Luiz Henrique sem gás pra ‘explodir’, como de hábito.
Voltando ao bordão ‘vivendo e aprendendo’, agora, o próximo clube brasileiro que chegar à competição continental nas mesmas condições do Botafogo, certamente o treinador vai adotar um esquema reativo.
Confira também:
- Botafogo é recebido com festa, mas Artur Jorge não garante permanência
- Neymar revela objetivo de disputar a Copa do Mundo de 2026
- Canal 100, célebre por mostrar a magia do futebol, é restaurado
- Vasco faz sondagem por Tchê Tchê, do Botafogo
- Barboza revela clima de despedida no elenco do Botafogo; Almada indica saída