Democrata SL herda vaga e será o quarto da lista de Minas Gerais a disputar a Série D 2024

Apesar da demora, a Federação Mineira de Futebol (FMF) encontrou o quarto integrante do estado que participará da competição

Atravessando uma crise financeira de modo geral, diversos times do interior mineiro se revezaram para rejeitar uma vaga na Série D de 2024

Série D Democrata SL
Democrata SL fecha lista de participantes na Série D 2024 (Foto: Lucas Figueiredo / CBF)

Belo Horizonte, MG, 23 (AFI) – Atravessando uma crise financeira de modo geral, diversos times do interior mineiro se revezaram para rejeitar uma vaga no Campeonato Brasileiro da Série D 2024. Apesar disso, a Federação Mineira de Futebol (FMF) encontrou o quarto integrante do estado que participará da competição.

Além de Pouso Alegre, Ipatinga e Patrocinense, o Democrata de Sete Lagoas também representará Minas Gerais no campeonato nacional. O time que disputará o Módulo II do Campeonato Mineiro nesta temporada simultaneamente terá compromissos no torneio organizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Série D Democrata SL
Democrata SL fecha lista de participantes na Série D 2024 (Foto: Lucas Figueiredo / CBF)

DEMOCRATA SL NA SÉRIE D

Inicialmente, o Pouso Alegre automaticamente ganhou uma vaga na Série D por terminar rebaixado na Série C de 2023. Mesmo cogitando desistir da competição, o Dragão optou por aceitar a inclusão do torneio no calendário deste ano. Pela classificação no Módulo I do ano passado, Villa Nova, Democrata GV e Ipatinga também teriam direito a uma vaga, no entanto os dois primeiros desistiram de disputar a competição alegando problemas financeiros.

Em seguida, a FMF ofereceu uma das vagas ao Patrocinense, clube que conquistou sua manutenção na elite através da repescagem e aceitou a participação na Série D. O espaço remanescente seria destinado à rebaixada Caldense, mas o clube alegou que não teria condições de se manter disputando Módulo II e a quarta divisão nacional simultaneamente, se tornando o terceiro do estado a acenar negativamente para a proposta da Federação.

Como consequência, o Democrata de Sete Lagoas foi o único remanescente da disputa do Módulo I de 2023 hábil e que ainda não havia recebido o convite, logo na sequência abraçando a oportunidade, ainda que tenha a disputa do Módulo II ao mesmo tempo em que jogará a Série D.

CONFIRA A LISTA DOS 64 TIMES DA SÉRIE D 2024

ACRE
Humaitá
Rio Branco

ALAGOAS
ASA
CSE

AMAPÁ
Trem

AMAZONAS
Manauara
Manaus
Princesa do Solimões

BAHIA
Itabuna
Jacuipense
Juazeirense

CEARÁ
Atlético
Iguatu
Maracanã

DISTRITO FEDERAL
Brasiliense
Real Brasília

ESPÍRITO SANTO
Real Noroeste
Serra

GOIÁS
Anápolis
Crac
Iporá

MARANHÃO
Maranhão
Moto Club

MATO GROSSO
Mixto
União Rondonópolis

MATO GROSSO DO SUL
Costa Rica

MINAS GERAIS
Democrata SL
Ipatinga
Patrocinense
Pouso Alegre

PARÁ
Águia
Cametá

PARAÍBA
Sousa
Treze

PARANÁ
Cascavel
Cianorte
Maringá

PERNAMBUCO
Petrolina
Retrô

PIAUÍ
Altos
Fluminense
River

RIO DE JANEIRO
Audax Rio
Nova Iguaçu
Portuguesa

RIO GRANDE DO NORTE
América
Potiguar
Santa Cruz

RIO GRANDE DO SUL
Avenida
Brasil de Pelotas
Novo Hamburgo

RONDÔNIA
Porto Velho

RORAIMA
São Raimundo

SANTA CATARINA
Barra
Concórdia
Hercílio Luz

SÃO PAULO
Água Santa
Inter de Limeira
Santo André
São José

SERGIPE
Itabaiana
Sergipe

TOCANTINS
Capital
Tocantinópolis