De Santos a Campinas: Ronaldão relembra passagem pelos alvinegros

As equipes se enfrentam nesta segunda-feira por uma vaga na semifinal do Paulistão

As equipes se enfrentam nesta segunda-feira por uma vaga na semifinal do Paulistão

0002050234994 img

Campinas, SP – Após rodar e conquistar o mundo da bola, duas cidades marcaram a carreira do zagueiro Ronaldão. Santos e Campinas foram os dois últimos palcos no qual o ex-jogador demonstrou seu futebol. Ele relembra sua passagem pelos alvinegros e fala do confronto da semifinal do Paulistão Itaipava entre os times.

Ronaldo Rodrigues de Jesus, o Ronaldão, nasceu em São Paulo, 19 de junho de 1965. Apesar de paulistano, surgiu no Rio Preto e logo depois se transferiu para o São Paulo, clube no qual fez história na era Telê Santana. O ex-jogador também marcou seu nome com a camisa da Seleção Brasileira ao se tornar campeão mundial em 1994, nos Estados Unidos.

Ronaldão tem passagem também pela seleção brasileira

Ronaldão tem passagem também pela seleção brasileira

Após duas temporadas no futebol japonês (1994-1995), Ronaldão voltou ao futebol brasileiro para atuar pelo Flamengo. Do rubro-negro, desembarcou em Santos, onde conquistou o título do Torneio-Rio São Paulo de 1997, diante do ex-clube.

“Eu vivi uma fase muito boa no Santos. Ganhamos o Rio-São Paulo contra o Flamengo. Eu tinha acabado de sair de lá, então foi marcante essa conquista, ainda mais por ser um início de trabalho. Depois, ficamos entre os melhores do Paulista e do Brasileiro. Brigamos de igual para igual com as outras equipes”, relembrou.

Ainda sobre sua passagem pelo Santos, Ronaldão revelou um fato pessoal que marcou sua vida. “Tínhamos excelentes jogadores, atletas que foram campeões do mundo como o Viola, o Muller… Mas o que marcou mesmo foi o nascimento de um dos meus três filhos, que aconteceu em Santos. Os outros dois nasceram em São José do Rio Preto, então guardo a cidade com carinho”, revelou.

MUDANÇA PARA CAMPINAS
Em 1998 o zagueiro foi para a Ponte Preta, onde encerraria a carreira em 2002. Pelo time campineiro, ele ajudou na estruturação da equipe de Campinas. “A Ponte Preta tinha voltado para elite nacional e fizemos um trabalho de manutenção. Em 1999 voltamos para elite paulista e vários jogadores se destacaram e foram para outras equipes. Foi um trabalho muito bom”, disse.

Ronaldão ainda falou como a sua passagem foi importante para a Ponte Preta. “O que aconteceu é que o time começou a pegar o gosto pelos campeonatos e isso se torna um hábito. A Ponte vem fazendo boas campanhas e se tornando equipe estruturada. Está no caminho certo e em condições de brigar por títulos”, afirmou.

DECISÃO
Na segunda-feira, Santos e Ponte Preta decidem o último semifinalista do Paulistão Itaipava e Ronaldão fez uma projeção desse confronto. “O jogo acontece no Pacaembu e o Santos tem a torcida a seu favor, além de um time de muita qualidade, mas a Ponte tem a vantagem e a disputa está aberta. O campeonato afunila e é nessa hora que tem de provar quem é o melhor time”, concluiu.

Santos e Ponte Preta se enfrentam na segunda-feira (10), às 20h, no estádio do Pacaembu, pela segunda partida das quartas de final do Paulistão Itaipava.