Cuiabá comemora mudança no formato do Campeonato Brasileiro Sub-20

Já a estreia do Cuiabá no nacional será em casa, contra o América-MG, entre os dias 2 e 4 de abril

Na primeira fase da competição, os 20 clubes jogam entre si, em turno único.

Cuiabá
Foto: AssCom Dourado

Cuiabá, MT , 28 (AFI) – O anúncio da CBF sobre a ampliação do calendário do Campeonato Brasileiro Sub-20 agradou o Cuiabá. Isso porque no novo formato proposto pela entidade máxima do futebol, divulgado na última segunda-feira (25), a competição passará a ter 198 partidas. No ano passado, foram 103. Com isso, cada clube disputará, ao menos, 19 jogos. Em 2023, o Dourado disputou nove jogos.

“Essa alteração feita pela CBF propicia um calendário completo para a categoria mais próxima da equipe profissional, aprimorando ainda mais o processo de formação. Temos como exemplo o Rikelme, destaque no Brasileirão sub-20 do ano passado e que acabou se tornando titular da equipe profissional”, destacou Cristiano Dresch, presidente do Cuiabá.

“Esse novo formato da competição vai fazer com que tenhamos ainda mais revelações em todas as equipes, gerando uma melhora gigantesca no processo de formação e nas categorias de base do futebol brasileiro”, acrescentou o mandatário.

Com selo de clube formador da CBF desde 2022, o Dourado tem investido pesado para potencializar a base com melhorias na estrutura física e também dos profissionais envolvidos.

Atualmente, o Cuiabá oferece todas as condições técnicas, educacionais e médicas para o desenvolvimento e evolução da base. E um dos principais pontos do trabalho é permitir a revelação de atletas para a equipe profissional e a formação de ídolos locais.

Os investimentos começam ainda na categoria sub-11. O time auriverde possui uma escolinha oficial que recebe alunos com idade entre 6 e 14 anos, que são avaliados pela equipe técnica do clube e selecionados para integrarem as divisões de formação. No ano passado participou pela primeira vez do Campeonato Brasileiro em três categorias: sub-15, sub-17 e sub-20.

Seguindo o processo de melhorias com suas crias, recentemente o clube trouxe Rafael Fernandes para o cargo de gerente geral da base. O profissional, de 41 anos, estava no Sport e terá a missão de coordenar toda a estrutura de base do time auriverde. “É um clube extremamente competente no que vem fazendo, que teve um crescimento rápido e muito forte no cenário nacional. A categoria de base não pode ficar para trás, precisamos seguir os mesmos passos, e já vem sendo um feito um grande trabalho. É o futuro do clube, ter a base cada vez mais forte para revelar jogadores de alto nível para o profissional”, disse Rafael.

A principal revelação do time auriverde até hoje é o lateral esquerdo Rikelme. Formado integralmente na base do Dourado e desde os 15 anos no clube, ele se tornou o primeiro nome da história do Cuiabá a ser convocado para a seleção em abril de 2022, quando foi chamado por Ramon Menezes para uma série de amistosos com a amarelinha na Espanha. Recentemente, participou do pré-olímpico para Paris-24 ao lado de nomes como os dos atacantes Endrick, do Palmeiras, e John Kennedy, do Fluminense, além do meio-campista Alexsander, do Flu. “Sou grato ao Cuiabá por tudo o que está acontecendo. Quero representar bem o clube que me formou como atleta e como pessoa e dar orgulho para a minha cidade e para o estado de Mato Grosso”, destacou Rikelme.

Brasileiro Sub-20

Além do Cuiabá, disputarão o Brasileiro Sub-20: América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Ceará, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Santos e São Paulo. Na primeira fase da competição, os 20 clubes jogam entre si, em turno único. Os oito primeiros colocados avançam para as quartas de final. A partir dessa etapa, os confrontos serão eliminatórios, em jogos de ida e volta. A final está prevista para acontecer no dia 28 de setembro.

Já a estreia do Cuiabá no nacional será em casa, contra o América-MG, entre os dias 2 e 4 de abril – a data e local da partida ainda serão confirmadas pela CBF.