Criciúma x Figueirense - Clássico marcado por desespero e caras novas

Wagner Lopes estreia no Tigre e Guto Ferreira no Furacão

0002048184134 img

Criciúma, SC, 03 (AFI) – Em novembro do ano passado, torcedores de Criciúma e Figueirense comemoraram o acesso na Série B, mas o retorno à elite não começou como eles esperavam. De técnicos novos, Tigre e Furacão fazem o clássico dos desesperados neste domingo, no Estádio Heriberto Hülse, às 16 horas, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro.

Os dois são os únicos times que ainda não somaram nenhum ponto. O Criciúma perdeu para Palmeiras (2 a 1 em casa) e Goiás (1 a 0 fora) e está na penúltima colocação graças ao desempenho ainda pior de seu rival. Goleado pelo Fluminense, por 3 a 0, na estreia, no Rio de Janeiro, o Figueirense enfrentou o Bahia na Arena Barueri e perdeu por 2 a 0.

0002048184134 img

Estreia de um lado…
O início ruim do Criciúma fez a diretoria tomar uma atitude bastante comum no futebol brasileiro: mudar a comissão técnica. Depois de quatro meses, Caio Júnior foi demitido e substituído por Wagner Lopes, que já comandou os primeiros treinamentos com os jogadores. O novo treinador, porém, ainda não confirmou qual escalação mandará a campo no clássico.

“Ainda existe uma certa dúvida, em algumas peças, principalmente para entender o que nós estamos pedindo, como recomposição rápida e de marcação mais agressiva. A escalação é mais ou menos a que foi testada, mas pode ser que tenhamos mudanças”, comentou Wagner Lopes.

No treinamento da última quinta-feira, Paulo Baier deixou o trabalho sentindo muitas dores no tornozelo esquerdo, tanto que foi poupado do coletivo realizado nesta sexta. O ídolo da torcida será melhor avalaido pela comissão técnica e, caso não tenha condições, dará lugar para Wellington Bruno.

0002048184136 img

Estreia do outro!
Assim como aconteceu no Criciúma, os resultados ruins neste início de Brasileirão também fizeram a diretoria do Figueirense trocar de treinador e Guto Ferreira foi contratado para o lugar de Vinícius Eutrópio. No entanto, a demissão de Eutrópio não foi bem aceita pelos jogadores, tanto que o experiente Marcos Assunção pediu para sair do clube catarinense.

Apesar do pouco tempo de trabalho, Guto Ferreira estuda realizar algumas mudanças no Figueirense, a começar pelo esquema tático: o 4-3-3 entra no lugar do 4-4-2. O meia Giovanni Augusto não participou do último treinamento por reclamar de dores na coxa esquerda e deve ser desfalque.

“Se eu falar nomes, vou dar forças para o Wagner. Já ganhei e perdi jogos porque vazaram informações. Em alguns momentos eu não vou divulgar informações, mas vocês podem descobrir através da minha metodologia de trabalho”, afirmou Guto Ferreira.