Coritiba é líder, melhor time da Série B e vai subir para a elite

Coxa lidera e aparece como grande favorito ao título desta temporada

Avaí e Botafogo também estão em boas condições de brigar pelo acesso nesta duríssima Série B

Avai PontePreta fredericotadeu 2021 1 e1633645326856
Avaí é vice-líder

Hoje resolvi fazer uma análise da Série B do Campeonato Brasileiro de 2021. Pelos números e até pela sua colocação na tabela de classificação, o Coritiba é o melhor time da competição e o grande favorito a ser campeão desta série e voltar a Série A no ano que vem.

Em 28 jogos disputados o time paranaense soma 54 pontos em 28 jogos, tem a defesa menos vazada (sofreu apenas 15 gols até agora) e o melhor saldo de gols entre os vinte clubes que disputam esta série B. Também é o clube que maior número de vitórias,15.

O Botafogo carioca, que está em terceiro lugar na classificação geral deste campeonato, é o clube que mais fez gols, 40. Cruzeiro e Vitória são os reis dos empates (cada um empatou quatorze vezes). E o clube que mais perdeu até agora foi o Brasil de Pelotas, que é por consequência, o último colocado do campeonato (19 pontos ganhos em 29 jogos já disputados). 

OS OUTROS

Como disse acima, o Coritiba já está com um pé na Série A do ano que vem. O Avaí, que é o vice-líder com 50 pontos, também faz boa campanha e está entre os favoritos ao acesso. Botafogo carioca, Goiás e CRB estão com 48 pontos e bem perto de atingir este objetivo.
O Vasco da Gama, que de alguns jogos para cá evoluiu sob o comando de Fernando Diniz, também pode sonhar com o acesso (não será nada fácil, mas pode!). Em compensação Brusque, Londrina, Vitória, Confiança e Brasil de Pelotas flertam com a série C. Este último está praticamente rebaixado.

Os outros ainda terão 27 pontos a disputar e talvez consigam se salvar no rush final do segundo turno. Dos mais ameaçados pelo descenso, o Vitória é a maior surpresa. Clube que tem a segunda maior torcida do futebol baiano, entrou em parafuso neste ano e, se não reagir forte nas próximas rodadas, pode cair.
RODADA DURA

A vigésima nona rodada da Série B começou na última terça-feira. O Avaí empatou em casa com a Ponte Preta, de Campinas. O Náutico suou frio mas conseguiu ganhar do Goiás, no Recife, por 3 a 2. E o Brasil, que está em último lugar, surpreendeu e venceu o Operário de Campo Grande, em Pelotas, por 1 a 0.

A rodada tem sequência na noite de sexta-feira. A partir das 19 horas jogam Vila Nova x Remo, em Goiânia, e Botafogo e CRB, no Rio de Janeiro. Às 21 horas, em Curitiba, o Coritiba encara o Cruzeiro de Vanderlei Luxemburgo. Os três clubes mandantes levam o favoritismo.
No sábado, às 16h30, o Guarani recebe o Londrina no Brinco de Ouro,em Campinas. Deve vencer. Às 19 horas o Vitória disputa um jogo da morte contra o Confiança. Jogo sem favorito. Às 21 horas, o CSA encara o Brusque, em Maceió, como favorito, e em São Luis o Sampaio Corrêa recebe o Vasco da Gama, que parece estar mais perto da vitória neste jogo.

CLASSIFICAÇÃO

Confiram aqui a classificação deste momento da série B do Brasileiro. Em primeiro, isolado, está o Coritiba com 54 pontos ganhos. O Avaí é o vice líder com 50. Botafogo carioca, Goiás e CRB estão com 48 pontos.
Vasco da Gama tem 43. CSA, Guarani e Náutico, 41. Remo, 38. Sampaio Correa, 37. Cruzeiro, 35. Operário, Vila Nova e Ponte Preta, 34. Brusque, 32. Londrina, 30. Vitória, 26. Confiança, 22 e Brasil de Pelotas, 19.

O QUE FALTA

Encerrada esta rodada vão faltar mais nove para o final do campeonato. Ou seja: ainda estarão 27 pontos em disputa o que poderá mudar muita coisa na tabela de classIficação. Entre os clubes paulistas, o Guarani é o melhor, porque já conquistou 42 pontos enquanto a Ponte Preta está com 34.

Bugre tem ligeira chance de ainda conseguir o acesso à série A neste ano. Mas vai depender de uma série de fatores que me parecem difíceis de atingir. A Ponte esta bem próxima da Z4 mas eu não acredito que ela possa ser rebaixada.

Há clubes bem pior do que ela.   

Confira também: