Corinthians não deve evoluir e São Paulo decepciona (por enquanto)

Fabrício Junqueira fala na coluna dessa semana sobre as equipes paulistas que estão com o alerta ligado para as competições do segundo semestre de 2021.

São Paulo precisa acordar. Já o Corinthians a conversa é totalmente diferente; precisa contratar. Caso contrário, corre riscos de rebaixamento

BBluEUsn Crespo
Crespo conquistou o Paulistão, mas está indo mal no Brasileirão

Na Boca do Gol!

Acorda São Paulo!

Para o São Paulo falta ligar o despertador e acordar que existe vida após o título paulista deste ano. O atual campeão paulista decepciona em seu início de Campeonato Brasileiro, o time comandando por Hernán Crespo ainda não pegou no breu nesse começo de competição e coleciona três tropeços, ainda sem vencer na competição, somando apenas dois conquistados.

E não adianta alguns mais fanáticos jogar na conta apenas das falhas de arbitragem, o São Paulo foi sim prejudicado na partida diante da Chapecoense nesta última rodada e só. Era pra ter perdido na estreia pro Fluminense que jogou muito mais (perdendo até pênalti) e mereceu a derrota em Goiânia, diante do até então surpreendente Atlético Goianiense.


O Tricolor parece que descansou após o tão buscado título paulista, parece que vive em uma ressaca após o jejum de nove anos em títulos, mas um clube do tamanho do São Paulo Futebol Clube não pode e nem deve deitar em berço esplêndido. Além do Brasileirão, o time do Morumbi ainda tem a Copa do Brasil (que seria um título inédito) e o indigesto time do Racing da Argentina na Libertadores.


Tenho certeza que nenhum torcedor são-paulino está satisfeito apenas com a conquista do título do Paulistão. O São Paulo tem qualidade, tem elenco para ser protagonista em todas as competições que disputa.


Já o Corinthians é outra conversa…
O que falta ao “Time do Povo” é justamente qualidade. Se pelos lados do Morumbi falta o time acordar (pois tem qualidade de sobra), pelo lado do Parque São Jorge ( ou seria pelo lado do Parque Ecológico) existe até disposição, principalmente do técnico Sylvinho, mas falta material humano, falta qualidade.


O Corinthians já mostrou evolução em seu jogo, a saída de bola é rápida, o time tem trocado passes, Cantillo parece que encaixou seu jogo, Gabriel tem se esforçado muito e Luan quando não está dormindo (outro que parece precisar de despertador) até que dá um toque de qualidade para o time, mas é muito pouco.


O Red Bull literalmente passou o trator em cima do Corinthians na terceira rodada, não tomou conhecimento, não só buscou a virada, como poderia ter vencido por um placar mais elástico. Nesta última derrota alvinegra, ficou exposta toda a fragilidade e falta de qualidade do elenco.

É público e notório que o clube vive uma das suas piores crises financeiras da história, que a falta de público tem sido um problema gigantesco para o Corinthians (e para os demais clubes também), que é preciso se equilibrar com jovens atletas e não fazer dívidas, mas se o Timão pretende sonhar com algo que não seja lutar contra o rebaixamento, será preciso contratar… Contratações pontuais, mas é preciso.


A Alternativa (que já está sendo feita) é liberar alguns atletas com salários altos e que pouco produzem, tem muito ídolo jogando na força do nome e isso não ajudará a conquistar pontos nesta que a única competição que o time tem nesta temporada. Em tempo, é a primeira vez na história do Corinthians (desde 1910) que o clube inicia uma temporada (2021) sem contratar nenhum jogador.


O futuro a Deus pertence…

Enquanto um time precisa de um despertador o outro precisa de qualidade. Com apenas três rodadas, pelo menos por enquanto, não vejo um futuro tão promissor para esses dois gigantes no principal campeonato do país.