COPA SP: Corinthians e São Paulo disputam vaga na final contra Vasco e Guarani

A bola rola primeiro em Araraquara, na Fonte Luminosa, local do encontro entre Tricolor e Bugre

A bola rola primeiro em Araraquara, na Fonte Luminosa, local do encontro entre Tricolor e Bugre

0002050364597 img

São Paulo, SP, 21 (AFI) – Os finalistas da Copa São Paulo de Futebol Júnior serão definidos nesta terça-feira, quando serão realizadas as duas partidas da semifinal. Uma das vagas sairá do duelo entre o São Paulo, vice-campeão do ano passado, contra a surpresa desta edição, o Guarani. A outra está reservada para o vencedor do confronto entre Corinthians, maior campeão do torneio, e Vasco. A grande final vai ser realizada no dia 25, sexta-feira, aniversário da cidade de São Paulo.

A bola rola primeiro em Araraquara, na Fonte Luminosa, local do encontro entre São Paulo e Guarani, marcado para as 19h15. O jogo contará apenas com torcida-são paulina. Isso porque o Ministério Público determinou em dezembro do ano passado que todos os jogos do Guarani contra os grandes do Estado de São Paulo devem ser disputados sem a presença de torcedores visitantes.

No caso específico, o time da capital é considerado mandante porque tem melhor campanha (por vantagem de 16 a 14 no saldo de gols) e pelo fato de ter atuado em Araraquara desde o início do torneio.

PANORAMA
Após perder o título do ano passado para o Flamengo, o time são-paulino entrou forte no torneio mais uma vez, mesmo sem a presença de nomes como Igor Gomes, Toró, Walace e Luan, convocados pela seleção para a disputa do Sul-Americano Sub-20. Ainda assim, outros conseguiram se destacar, como é o caso de Gabriel Novaes, artilheiro da competição, com nove gols.

O goleador, aliás, não estará em campo contra o Guarani. Ele foi expulso contra o Cruzeiro, nas quartas de final, e não estará à disposição do técnico Orlando Ribeiro. “Sabemos que o Guarani é uma equipe muito bem armada pelo Márcio Zanardi. Conheço muito bem o trabalho dele, que é muito vencedor”, afirmou o treinador são-paulino.

Guarani é a surpresa das semifinais. (Foto: GuaraniPress)

Guarani é a surpresa das semifinais. (Foto: GuaraniPress)

Antes de passar pelo Cruzeiro, o São Paulo eliminou Mirassol, Ferroviária e Rio Claro durante o mata-mata. Na fase de grupos, passou em segundo lugar no Grupo 7, portanto está invicto.

O Guarani, por sua vez, somou apenas cinco pontos na primeira fase, mas avançou na liderança do Grupo 12. Na sequência, eliminou a Votuporanguense. A partir da terceira fase, o time campineiro ganhou os holofotes, já que eliminou o Internacional com uma goleada por 5 a 0, antes de passar pelo Botafogo nas oitavas de final e pelo Figueirense, carrasco de Flamengo e Palmeiras, nas quartas.

CORINTHIANS X VASCO
Mais tarde, às 21h30, Corinthians e Vasco decidem a outra vaga em duelo marcado para as 21h30, na Arena Barueri. Eliminado pelo o Avaí nas oitavas de final em 2018, o Corinthians entrou na disputa da atual edição com remanescentes como Rafael Bilu e Fabrício Oya no elenco, e teve um desempenho mais compatível com a história do clube na disputa do torneio.

Maior campeão da Copa São Paulo, a equipe corintiana chegou a seis finais e conquistou quatro títulos nos últimos dez anos. A última conquista foi em 2017, com um time que contava com o hoje xodó da torcida Pedrinho. Na atual edição, o Corinthians está invicto. Após avançar em primeiro lugar no Grupo 7, com sete pontos, passou pelo Porto-PE na segunda fase e pelo Red Bull na terceira. Nas oitavas, uma goleada por 8 a 0 sobre o Visão Celeste garantiu a classificação às quartas, fase na qual venceu o Grêmio por 2 a1.

Um dos trunfos dos corintianos na disputa da Copinha é o alto engajamento da torcida. Contra o Grêmio, por exemplo, mais de 24 torcedores estiveram na Arena Barueri. “A competição ela é uma maturidade para o objetivo final dos jogadores, que é transitar para o profissional. Jogar contra equipes fortes, equipes bem treinadas, de camisa, com público”, disse o técnico Eduardo Barroca.

Adversário do Corinthians, o Vasco também somou sete pontos na primeira fase e passou em primeiro lugar em sua chave, o Grupo 27. Juventude, Manthiqueira, Coritiba e Volta Redonda foram os times eliminados pelos garotos vascaínos durante o caminho que os levou até a semifinal. “É um processo de crescimento do Sub-20, que chega confiante em fazer uma grande partida. Acredito que faremos uma grande partida e representar muito bem a camisa do Vasco”, afirmou o técnico Marcos Valadares.

Próximos Jogos
São Paulo x Guarani
22/01/2019 19:15
Corinthians x Vasco
22/01/2019 21:30