Com Damião e ex-Premier League, Amador de Campinas reúne nomes conhecidos
A Série A do Campeonato Amador de Campinas terá Leandro Damião, Guly do Prado e outros ex-jogadores profissionais. A competição começa neste domingo (20) com 16 partidas.
Ex-Internacional, ex-Flamengo e até jogador com passagem pela Premier League estão entre os destaques da competição.
Campinas, SP, 17 (AFI) – O futebol amador de Campinas começa mais uma temporada cercado de tradição, rivalidade e, também, nomes que o torcedor está acostumado a ver em outros palcos.
A Série A do Campeonato Municipal de Futebol Amador de Campinas reúne equipes tradicionais da cidade e terá, em 2026, uma lista de jogadores com passagens pelo futebol profissional que chama a atenção. Entre eles está Leandro Damião, ex-Internacional, Santos, Flamengo e Seleção Brasileira, que defenderá o Parque Brasília.
Mas ele não está sozinho.
A competição também terá jogadores que passaram por Palmeiras, Ponte Preta, Guarani, Flamengo, Santos, Grêmio, Corinthians, futebol europeu e até pela Premier League, principal divisão do futebol inglês.
É o caso de Guly do Prado, campineiro que construiu praticamente toda a carreira fora do Brasil e chegou à elite inglesa com o Southampton. O meia-atacante defenderá o Canto da Vila.
A bola rola neste domingo (20), com 16 partidas espalhadas por diferentes praças esportivas da cidade.
LEANDRO DAMIÃO – PARQUE BRASÍLIA

Talvez o nome de maior repercussão da edição seja o de Leandro Damião.
O centroavante que ganhou projeção nacional com a camisa do Internacional, conquistou a Libertadores de 2010 e chegou à Seleção Brasileira agora terá um novo desafio no futebol amador de Campinas.
Damião foi anunciado pelo Parque Brasília para formar dupla de ataque com Paulinho, outro jogador conhecido do futebol brasileiro, que passou por Flamengo e Santos.
A contratação ganhou repercussão nacional justamente pela trajetória construída pelo atacante. Depois de deixar o futebol profissional, Damião passou a disputar competições amadoras no interior paulista antes de chegar a Campinas.
No futebol profissional, além do Internacional, o atacante vestiu as camisas de Santos, Cruzeiro, Flamengo e Coritiba. Fora do país, atuou pelo Real Betis, da Espanha, e pelo Kawasaki Frontale, do Japão. No clube japonês, construiu uma relação de destaque e conquistou títulos nacionais.
Pela Seleção Brasileira, também teve participação importante nas categorias olímpicas e chegou à equipe principal.
Agora, o cenário é completamente diferente: em vez de Libertadores, Brasileirão ou grandes estádios, Damião terá pela frente os campos da várzea campineira.
E logo na estreia, o Parque Brasília encara o Nova Aliança, às 11h, na Praça de Esportes José M. Gasparoni, no Parque Brasília.
PAULINHO – PARQUE BRASÍLIA

Se Damião é a grande novidade, o ataque do Parque Brasília ainda conta com outro jogador que conhece bem o futebol profissional.
Paulinho ganhou destaque no XV de Piracicaba antes de chamar a atenção do Flamengo, clube pelo qual atuou entre 2013 e 2015.
No Rubro-Negro, viveu o período de maior exposição da carreira e participou da campanha do título da Copa do Brasil de 2013. Depois, também defendeu o Santos.
O atacante ainda passou por Guarani, Vitória e Náutico, além de equipes de outros estados e experiências fora do Brasil.
Agora, terá uma missão curiosa: dividir o ataque com um jogador que também vestiu a camisa do Flamengo e que chegou à Seleção Brasileira.
A dupla Damião e Paulinho é uma das principais atrações do Parque Brasília para a temporada. A chegada dos dois foi destacada nacionalmente como parte da montagem de um elenco com jogadores experientes.
GULY DO PRADO – CANTO DA VILA

Se existe um nome capaz de surpreender até quem acompanha futebol profissional há décadas, é Guly do Prado.
Campineiro, o ex-meia-atacante construiu uma carreira bastante diferente da maioria dos brasileiros.
Revelado pela Portuguesa Santista, Guly rapidamente deixou o país e passou grande parte da carreira no futebol europeu. Na Itália, defendeu clubes como Catania, Perugia, Fiorentina, Spezia e Cesena.
Mas foi na Inglaterra que seu nome ganhou uma história especial.
Entre 2010 e 2014, Guly vestiu a camisa do Southampton e participou da ascensão do clube até a Premier League. Ele chegou ao time quando os Saints estavam na terceira divisão inglesa e fez parte de dois acessos consecutivos.
Foram 118 jogos e 23 gols pelo Southampton, onde acabou se tornando um personagem bastante querido pela torcida.
Guly chegou a ser apontado como o décimo brasileiro a disputar a Premier League — com uma particularidade: alcançou a elite inglesa sem ter passado por um grande clube brasileiro ou pela Seleção Brasileira.
Depois da experiência inglesa, ainda atuou pelo Chicago Fire, dos Estados Unidos, e retornou ao Brasil, onde passou por Ituano, Botafogo-SP e Caldense.
Agora, o campineiro volta aos gramados da própria cidade para defender o Canto da Vila.
LEANDRO AMARO – CEVADA

Outro nome com forte ligação com o futebol profissional é Leandro Amaro.
Campineiro, o zagueiro teve uma passagem marcante pelo Palmeiras e fez parte do elenco campeão invicto da Copa do Brasil de 2012.
Antes e depois do período no clube alviverde, construiu uma carreira extensa pelo futebol brasileiro, passando por equipes como Cruzeiro, Atlético-GO, Botafogo-SP, Guarani e Náutico.
No Palmeiras, ganhou espaço principalmente pela força no jogo aéreo e pela presença ofensiva nas bolas paradas.
A trajetória também inclui experiências por clubes de diferentes estados, além de títulos estaduais.
Agora, o defensor retorna ao futebol de Campinas para defender o Cevada.
DIEGO JUSSANI – FLAMENGO SANTA MÔNICA

O atual campeão também conta com um nome de peso.
Diego Jussani é um dos jogadores mais experientes do elenco do Flamengo Santa Mônica e tem uma trajetória marcada por passagens por clubes tradicionais do futebol brasileiro.
O zagueiro defendeu Ponte Preta e Guarani, tornando-se um dos jogadores que tiveram a oportunidade de vestir as camisas dos dois maiores clubes de Campinas.
No Guarani, teve uma passagem de destaque e chegou a exercer a função de capitão.
Em 2018, viveu outro momento importante da carreira no Fortaleza, sendo capitão do elenco comandado por Rogério Ceni que conquistou o título da Série B do Campeonato Brasileiro.
Jussani também passou por Bahia, América-MG, CRB, ABC, Joinville, Portuguesa e Inter de Limeira, entre outros clubes.
A chegada ao Flamengo Santa Mônica já havia sido anunciada pelo Futebol Interior em março deste ano.
Agora, ele faz parte do elenco que busca manter o clube entre os protagonistas do futebol amador campineiro.
KADU – GRANADA

O Granada também aposta em experiência.
O zagueiro Kadu carrega uma trajetória de mais de uma década no futebol profissional e passagem por clubes importantes do Brasil e do exterior.
Entre os times defendidos estão Corinthians, Bragantino, Figueirense, Vitória, Athletico Paranaense, Grêmio, Ponte Preta e Chapecoense.
Também teve experiências internacionais, incluindo passagens pelo futebol português e turco.
A presença de Kadu no Granada não é novidade no cenário do amador campineiro. O zagueiro já aparece entre os nomes de destaque associados à equipe.
NINJA – GRANADA

Outro personagem conhecido do futebol de Campinas é Rodrigo Ninja.
O ex-lateral-esquerdo, conhecido como “Ninja ex-Ponte”, nasceu e cresceu em Campinas e teve uma carreira profissional que passou por diversos clubes.
A Ponte Preta foi um dos capítulos mais marcantes de sua trajetória, mas o jogador também defendeu equipes como Gama, São Caetano, Vila Nova-GO, Bragantino e América-RN.
Depois de deixar o futebol profissional, Ninja encontrou na várzea um novo espaço para continuar ligado ao esporte.
Em Campinas, passou a defender equipes do futebol amador e chegou a disputar decisão da principal divisão local no próprio Estádio Moisés Lucarelli.
É mais um exemplo de jogador que transformou a experiência acumulada no profissional em presença constante no futebol de várzea.
ÍTALO TANQUE – GRANADA

O ataque do Granada também conta com Ítalo Tanque, centroavante conhecido pela força física e pelo estilo de jogo de referência.
Natural de Jundiaí, o atacante passou por clubes do futebol paulista e de outros estados, com destaque recente para o União Rondonópolis e experiências como URT-MG e Atlético-PB.
A presença de Tanque reforça um elenco que combina jogadores identificados com o futebol amador local e atletas que trazem experiência do futebol profissional.
RAFAEL PEIXOTO – GRANADA

Também no Granada está Rafael Peixoto.
Natural de Campinas, o lateral-direito passou pelas categorias de base de clubes tradicionais do interior paulista, como Ponte Preta e Paulista.
Ao longo da carreira, defendeu equipes como Caldense, Votuporanguense, Petrolina e XV de Piracicaba, além de ter atuado no futebol pernambucano.
É outro atleta que conhece tanto o ambiente profissional quanto a realidade do futebol regional.
GABRIEL CAJANO – DIC CITY

No Dic City, um dos nomes conhecidos é Gabriel Cajano.
Natural de Valinhos, o atacante teve formação na região e passou por clubes como Paulista de Jundiaí, Sergipe, São Raimundo-PA e Real Ariquemes.
Um episódio curioso de sua trajetória aconteceu quando defendia o Red Bull Brasil. Em 2014, participou de um período de treinamentos integrado com Thierry Henry, astro francês que estava ligado ao projeto do clube.
Cajano também construiu relação forte com o futebol regional e com o futsal, modalidade em que chegou a conquistar artilharias.
Agora, defende o Dic City no futebol amador de Campinas.
GABRIEL BRAGA – 31 NOVO HORIZONTE

O 31 Novo Horizonte terá Gabriel Braga, atacante campineiro com experiência em diferentes clubes do futebol brasileiro e também no exterior.
Formado no Ituano, o jogador passou por equipes como Rio Branco-AC, Guarani-SC, Rio Branco-SP, Batatais e Caldense.
Também teve experiência internacional no AC Oulu, da Finlândia, além de ter integrado o Gama na preparação para o Campeonato Candango.
O atacante aparece entre os nomes que ajudam a aproximar o futebol profissional do cenário da várzea campineira.
NEGRESCO – FLAMENGO SANTA MÔNICA

Além de Jussani, o Flamengo Santa Mônica conta com Negresco, nome conhecido principalmente no futebol 7.
Fixo, Negresco construiu uma trajetória de destaque pelo projeto de Fut7 do Guarani, com títulos importantes, incluindo a Libertadores e a Copa do Brasil da modalidade.
O desempenho também o levou à Seleção Brasileira de Futebol 7.
No futebol amador de campo, passa a integrar o elenco do Flamengo Santa Mônica, atual campeão, levando para a competição a experiência adquirida em outra modalidade do futebol.
UMA COMPETIÇÃO QUE MISTURA TRADIÇÃO E EXPERIÊNCIA
A presença de jogadores conhecidos do futebol profissional ajuda a explicar uma das características do futebol amador de Campinas: o nível de competitividade e a capacidade dos clubes de atrair atletas com diferentes trajetórias.
A Liga Campineira de Futebol mantém uma extensa programação de competições ao longo do ano, reunindo centenas de clubes e atletas. Em 2026, a entidade programou decisões em palcos tradicionais da cidade, como o Estádio Moisés Lucarelli e a Praça de Esportes São Bernardo.
Entre os clubes tradicionais que aparecem na disputa estão Flamengo Santa Mônica, Parque Brasília, Vila Boa Vista, Vila Rica, Pureza, Bartira’s e Real Madrid.
O Parque Brasília aparece entre os clubes mais vencedores do período recente, enquanto Vila Boa Vista, Unce Morro e Granada também carregam histórico de títulos.
A edição de 2026 terá 32 equipes, divididas em quatro grupos, com sete rodadas na primeira fase antes do início do mata-mata. A programação prevê 11 datas de competição e decisão em dezembro.
PRIMEIRA RODADA
A abertura da competição acontece neste domingo (20), com 16 partidas espalhadas por diferentes praças esportivas de Campinas.
Entre os jogos que terão os principais nomes da edição estão:
11h – Parque Brasília FC x Nova Aliança FC
Praça de Esportes José M. Gasparoni – Parque Brasília
É justamente neste confronto que o torcedor poderá acompanhar uma das principais atrações da temporada: Leandro Damião e Paulinho no ataque do Parque Brasília.
No mesmo horário, o Canto da Vila encara o Vila Rica, na Praça de Esportes Primavera, na Vila Costa e Silva. Será a estreia de Guly do Prado na competição.
Às 11h, também acontece:
Granada FC x DIC City FC
Praça de Esportes dos Trabalhadores – Castelo Branco
O confronto reúne vários dos nomes destacados nesta reportagem, já que Granada e Dic City concentram jogadores com passagem pelo futebol profissional.
Já o Flamengo Santa Mônica, atual campeão, começa a caminhada pela defesa do título diante do 31 de Março Novo Horizonte, às 8h30, na Praça de Esportes Antônio Cláudio, no Lixão.
DO PROFISSIONAL À VÁRZEA
A presença de jogadores como Leandro Damião, Guly do Prado, Diego Jussani, Leandro Amaro, Kadu, Ninja e Paulinho transforma a edição de 2026 em um encontro de diferentes gerações e histórias do futebol.
São jogadores que passaram por Libertadores, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, grandes clubes nacionais, futebol europeu e até pela Premier League.
Agora, o palco é outro.
Os grandes estádios dão lugar às praças esportivas de Campinas. Os uniformes mudam, os escudos são diferentes e a realidade é outra. Mas a competição continua carregando aquilo que faz a várzea ser tão particular: rivalidade, identidade com os bairros, torcedores próximos dos jogadores e o desejo de conquistar um dos títulos mais tradicionais do futebol não profissional da cidade.
E, neste ano, quem for acompanhar a Série A terá alguns velhos conhecidos do futebol brasileiro bem mais perto de casa.
Noticias Relacionadas
-
Futebol Brasil
Novorizontino viaja para jogo com o Ceará pelo Brasileirão B
17/09/2026 -
Futebol Brasil
Neymar quebra silêncio após derrota do Santos: 'Levantar sempre'
17/09/2026 -
Futebol Brasil
Mirassol abraça o projeto Olhares do Bem
17/09/2026 -
Futebol Brasil
Micale projeta sequência difícil para o Londrina e pede regularidade
17/09/2026





































































































































