Cearense: Muitas mudanças na forma de disputa em 2022

Na primeira fase, Atlético-CE e Ferroviário são os favoritos

Ceará e Fortaleza só entram na segunda fase

arbitral ceaernes AI FCF
Conselho arbitral aconteceu nesta quinta-feira (11) - Foto: AI FCF

Fortaleza, CE, 12 (AFI) – Nesta quinta-feira (11) a Federação Cearense de Futebol realizou o Conselho Técnico do Campeonato Cearense Série A 2022. O evento ocorreu no Hotel Mareiros, com a participação dos representantes dos dez clubes que vão disputar o certame estadual. E o certame terá várias mudanças na fórmula de disputa em relação a esse ano.

Participam do estadual: Ceará, Fortaleza, Ferroviário, Atlético Cearense, Caucaia, Crato, Icasa, Iguatu, Maracanã e Pacajus. Na oportunidade, foi divulgada a fórmula de disputa. Foi definido que o certame alencarino de 2022 vai começar dia 9 de janeiro. 

De acordo com Federação, não jogam a primeira fase, Ceará e Fortaleza. Esta fase inicial que será disputada pelos oito demais clubes – Ferroviário, Atlético Cearense, Caucaia, Crato, Icasa, Iguatu, Maracanã e Pacajus. Eles se enfrentam em partidas de ida e volta.

SEGUNDA FASE

Ao término da primeira fase, o primeiro e segundo lugares avançam para a fase semifinal do estadual. Todavia, o terceiro e o quarto lugares estarão classificados para segunda fase. Segundo a FCF, serão rebaixados para a segunda divisão alencarina de 2023 o sétimo e oitavo lugares da primeira fase.

Segundo explicou a Federação, representada pelo seu presidente, Mauro Carmélio, na reunião, na segunda fase (quartas-de-finais), com confrontos definidos em sorteio e as partidas serão realizadas em ida e volta.

Na fase de semifinal, o primeiro e segundo lugares da primeira fase enfrentam os vencedores dos duelos da fase de quartas de final, também em confrontos de ida e volta. E na fase final, os vencedores da Fase Semifinal se enfrentam em partidas de ida e volta definindo o campeão estadual de 2022.

EM 2021

Recordando que em 2021, a primeira fase foi igual ao modelo de 2022, e na segunda fase, Fortaleza e Ceará se juntaram aos seis melhores classificados da fase anterior para um turno completo, saindo dela os semifinalistas e finalistas.

Confira também: