Campeonatos de e-sports das séries FIFA e PES movimentam milhões e atenção da mídia

A guerra comercial entre EA Sports e Konami coloca jogadores do mundo inteiro em um ambiente de rivalidade

A guerra comercial entre EA Sports e Konami coloca jogadores do mundo inteiro em um ambiente de rivalidade

0002050285509 img

Campinas, SP, 22 (AFI) – A FIFA está levando cada vez mais a sério o esporte longe dos gramados. Mas não estamos falando em ações no entorno dos estádios. Em vez de chuteiras, uma nova geração de craques demonstra habilidade com os joysticks. A entidade máxima do futebol, em parceria com a fabricante de jogos eletrônicos EA Sports, anunciou a realização da Copa do Mundo do FIFA Soccer, em agosto. Em janeiro, em Barcelona, será realizada uma das principais seletivas presenciais, a FUT Champions Cup.

A qualificação para o Mundial online começou no mês passado, com disputas ao redor do planeta. Tida como a maior série de eSports de futebol na história, a Copa do Mundo de videogame verá 32 jogadores competirem não só pelo título, mas um grande prêmio em dinheiro ao vencedor – 200 mil dólares no total.

Ex-jogador profissional em campo, Wendell Lira também brilha no console

Ex-jogador profissional em campo, Wendell Lira também brilha no console

EX-JOGADOR PROFISSIONAL NO CAMPO, WENDELL LIRA TAMBÉM BRILHA NO CONSOLE
E ao que tudo indica, o Brasil estará muito bem representado na competição. O ex-jogador profissional Wendell Lira, que foi inclusive vencedor do Prêmio Puskás, de 2015, por ter marcador o gol mais bonito daquela temporada, com a camisa do Vila Nova, está garantido na fase eliminatória, que acontecerá na Catalunha. Lira terminou o mês de novembro com 95% de aproveitamento no modo FUT Champions, no console Xbox One.

Ele alcançou a incrível marca de 152 vitórias em 160 partidas, ao longo de quatro finais de semana do mês passado, desempenho que o ranqueou como o quinto melhor das Américas e o 39º em nível mundial. Os 64 e-atletas mais bem posicionados de cada console no ranking global se qualificaram para a seletiva de janeiro do ano que vem.

No que diz respeito aos competidores brasileiros, Wendell Lira não estará sozinho. Confira os classificados:

No Xbox One – NSE Vini (154 vitórias), NSE Spiderkong (154), R3 Hunter CE93 (153), IKin6l Edson (151), PlayArtGui (150), UTBR FifArtur07 (150), NSE MLobao (150), Senna do Boné (150) e bonitocarafeia (150).

PlayStation 4 – Impacto Thiago08 (153).

MUDANÇAS NA CORRIDA RUMO AO MUNDIAL
A escalada de acesso ao Mundial de FIFA Soccer sofreu algumas mudanças em relação à última edição. A FUT Champions Cup, agora, faz parte das classificatórias do Global Series e vai colocar os oito melhores jogadores de cada plataforma nos playoffs do circuito. Outras competições, como o Mundial de Clubes, também servem como seletivas oficiais para os playoffs. É daí que sairão os 32 e-players que disputarão a eWorld Cup.

APELO DE MÍDIA
A cada ano que passa, os eventos de e-sports atraem cada vez mais atenção não só de jogadores, mas de expectadores também. A própria FIFA declarou que o Caminho da Copa do Mundo apresentará eventos de qualificação, ao vivo, em todo o mundo e envolverão milhões de fãs de futebol durante toda a temporada.

As partidas já estão sendo televisionadas, no Reino Unido, por grandes cadeias de radiodifusão, como a BBC, BT e a Sky Sports. Mas, como não poderia ser diferente, o maior público assiste no online.

A Fórmula 1 e a NBA são apenas dois exemplos de grandes detentores de direitos globais que recentemente lançaram planos para explorar esse mercado, enquanto vários clubes da Premier League assinaram com jogadores profissionais para competir representando suas cores, assim como acontece no Brasil, com Flamengo, Corinthians e Santos

Na última temporada, Rafael “Rafifa13” Fortes, Henrique “Zezinho23xx” Lempke e Lucas “Lucasrep98” Gonçalves foram os representantes brasileiros no Fifa Interactive World Cup 2017 (que passou a se chamar FIFA eWorld Cup em 2018), vencida pelo inglês Spencer “Gorilla” Ealing.

LIGA DOS CAMPEÕES DA EUROPA É COM O PES
Um gesto grandioso. Assim pode ser definida a atitude de Wendell Lira, que abriu mão do troféu de Melhor Atleta de Futebol Virtual, no Prêmio eSports Brasil, na última terça-feira (19), para que fosse concedido a Guilherme “GuiFera” Fonseca, atual campeão mundial de Pro Evolution Soccer (PES). Com apenas 18 anos, ele que recebeu o troféu no dia da final da Liga dos Campeões da Europa, em Cardiff.

GuiFera se classificou à decisão após vencer o peruano Jhona_KRA. Na final, ele derrotou o italiano Ettore “Ettorito97” Giannuzzi por 2 a 1. O brasileiro também se consagrou como primeiro campeão mundial da América do Sul. O jovem jogador embolsou a nada modesta quantia de 650 mil reais.

Fique sempre por dentro das cotações do Oddsshark.com nas principais competições de e-sports.