Buffon desiste de nova temporada pelo Parma e anuncia aposentadoria aos 45 anos
Um dos maiores goleiros da história do futebol mundial, Gianluigi Buffon, encerrou oficialmente sua carreira no futebol, atuando pelo Parma, clube em que foi revelado
O icônico goleiro italiano, Buffon, encerra sua carreira no clube em que foi revelado aos 45 anos
Campinas, SP, 02 (AFI) – A longa e vitoriosa carreira do goleiro Gianluigi Buffon chegou ao fim nesta quarta-feira. Após voltar ao Parma, clube que o revelou na década de 1990, e disputar duas temporadas da Série B italiana, o multicampeão de 45 anos decidiu que chegou a hora de parar, mesmo com um contrato válido por mais um ano com a equipe.
“Obrigado, amigos. Vocês me deram tudo. Eu dei tudo a vocês. Nós fizemos isso juntos”, escreveu Buffon em seu Instagram ao publicar um vídeo de momentos marcantes de sua carreira. O lendário goleiro, por muito tempo considerado um dos melhores do mundo, era o único jogador que fez parte da Itália campeã da Copa do Mundo de 2006 ainda em atividade. Durante a campanha do título mundial, ele sofreu apenas dois gols: um contra, do companheiro Zaccardo, e outro em pênalti convertido por Zinedine Zidane na final contra a França.
Após viver os primeiros anos da carreira no Parma, Buffon foi contratado pela Juventus em 2001, assumiu a titularidade rapidamente e ficou no clube por 17 temporadas. Neste período, venceu o Campeonato italiano dez vezes. Após os dois primeiros títulos, conquistados em 2002 e 2003, viveu o período nebuloso do rebaixamento do clube após o “Calciopoli”, escândalo de manipulação de resultados que chocou o futebol italiano.
O goleiro continuou mesmo na segunda divisão e conseguiu ajudar no retorno para conquistar os outros oito títulos. Falta ao seu currículo, contudo, um título da Liga dos Campeões, com três derrotas em finais, o que não diminuiu nem um pouco sua importância na história do time de Turim. “Uma lenda pendura suas luvas hoje”, escreveu a página oficial da Juventus. “Suas defesas, seus sorrisos e seu caráter serão lembrados para sempre. Obrigado, e parabéns pela carreira incrível”.
RETORNO
Buffon deixou a Juventus em 2018 para uma breve passagem pelo Paris Saint-Germain, mas voltou para Turim na temporada seguinte. Então, em 2021, retornou ao Parma para tentar ajudar no acesso à Série A, mas não conseguiu concluir a missão. “Ao longo de sua ilustre carreira, Gigi mostrou incomparável determinação, habilidade e paixão dentro e fora de campo”, disse o presidente do clube, Kyle Krause. “Parma sempre será a casa dele”.
Confira também:
- Róger Guedes diz que tentou liberação para enfrentar o São Paulo antes de ir para o Al-Rayyan
- Daniel Alves desiste de novo recurso e quer 'acelerar' seu julgamento na Espanha
- Série C: Remo repatria atacante que teve passagem relâmpago pelo clube
- Vitória x ABC - Direções contrárias
- Copa Paulista: São José fecha com experiente atacante, "rodado" no futebol paulista
Noticias Relacionadas
-
Presidente da CBF nega conversas com Guardiola: 'Não fizemos nenhum tipo de busca'
08/11/2024 -
France Football revela diferença de pontos entre Rodri e Vini Jr na Bola de Ouro
08/11/2024 -
Tottenham pode ser punido por cantos homofóbicos no Campeonato Inglês
08/11/2024 -
Espanha é convocada em clima de comoção por vítimas das enchentes
08/11/2024