Bragantino tem tudo para voltar à Série A do Brasileiro em 2020

O Braga é o atual líder da Série B com 31 pontos ganhos em 16 jogos disputados e dono da melhor campanha

O Braga é o atual líder da Série B com 31 pontos ganhos em 16 jogos disputados e dono da melhor campanha

0002050407979 img

Na coluna de hoje resolvemos dar uma passada pela Série B do Campeonato Brasileiro. Até agora foram quinze rodadas, muitos altos e baixos entre os vinte clubes disputantes e um grande destaque, o Bragantino, de Bragança Paulista.

O time foi encampado pela Red Bull que montou excelente estrutura para o clube que agora tem dinheiro para investimentos. O Braga/RB começa a nascer e a se impor.

No final deste ano deve ser concretizada a compra do estádio e, a partir daí, começará a arrancada desse clube para novos projetos entre os quais está o de transformar o Bragantino numa das forças do futebol do País.

BRAGANTINO ganhou asas

BRAGANTINO ganhou asas

MAIOR FORÇA DA SÉRIE B
Nesse momento, só com o trabalho iniciado sob o comando de um grupo ligado a Red Bull, o Bragantino já é a maior força da Série B e, a continuar assim, terá uma vaga na Série A do ano que vem além de ser favorito a conquista do título máximo dessa divisão.

O Braga é o atual líder da Série B com 31 pontos ganhos em 16 jogos disputados. Nesta segunda-feira à noite abriu a 16.ª rodada goleando o Operário-PR por 4 a 0.

MELHORES NÚMEROS
É o clube com maior número de vitórias (9), melhor defesa (8 gols contra) e melhor saldo (15 gols). Só perdia (antes da goleada) no que se refere ao ataque, já que ele tinha 19 gols marcados (agora tem 23) e o Coritiba 21.

Bola entre as pernas do goleiro do Operário

Bola entre as pernas do goleiro do Operário

OS RESULTADOS
A décima quinta rodada do campeonato foi disputada na última semana com os seguintes resultados:

Atlético GO 0 x CRB 1, América MG 4 x Londrina 3, Oeste 1 x Brasil de Pelotas 1, Operário 1 x Vila Nova 0, Bragantino 0 x Botafogo-SP 0,

Coritiba 2 x Figueirense 0, Cuiabá 3 x São Bento de Sorocaba 2, Vitória 2 x Paraná 0, Ponte Preta 1 x Guarani 0 (clássico campineiro) e Criciúma 1 x Sport Recife 0.

SITUAÇÃO DA ESQUADRA PAULISTA
Nestes resultados destaque para o Botafogo de Ribeirão que arrancou um empate sem gols dentro de Bragança Paulista. Entre os clubes paulistas que disputam esse campeonato o melhor é mesmo o Bragantino.

O Botafogo vem em seguida na quinta colocação, a Ponte está em sétimo lugar, O Oeste está no décimo quarto lugar, enquanto São Bento e Guarani dividem a última colocação com 13 pontos ganhos em 15 jogos.

DOIS AMEAÇADOS
Situação desses dois clubes é complicada. Precisam começar a reagir já ou o rebaixamento será certo no final da disputa. O Oeste também precisa se cuidar pois sua colocação não é nada cômoda.

Entre os clubes de outros Estados o Coritiba é o que melhor campanha faz. Ele é vice-líder com 26 pontos ganhos, apenas 5 atrás do Bragantino. Também faz boa campanha o Atlético Goianiense que está em terceiro lugar, com 25, e o Londrina, que ao lado do Botafogo divide o quarto lugar com 24 pontos.

Macaca precisa manter a regularidade

Macaca precisa manter a regularidade

SÓ OSCILAR MENOS
A Ponte que venceu merecida mente o Guarani no dérbi do último final de semana só precisa oscilar menos para ainda brigar por um lugar entre os quatro primeiros colocados da competição.

A décima sexta rodada segue na terça-feira quando jogam Atlético-GO e Oeste, às 19h15 e Coritiba contra o Brasil de Pelotas. Na quinta-feira, Figueirense x Ponte Preta, em Florianópolis, às 21h30.

MAIS JOGOS
Na sexta feira, Londrina x Criciúma, Guarani x Vila Nova, em Campinas, as 21h30. Sábado o São Bento recebe em Sorocaba o Paraná, as 11 horas da manhã, o Sport recebe o Botafogo no Recife às 16h30 e o América MG joga contra o Cuiabá, em BH.

No domingo, apenas mais um jogo. CRB pega o Vitória da Bahia, em Maceió.

C * U * R * T * A * S

* NESTE meio de semana apenas mais um jogo pela Copa do Brasil. Na quarta feira, as 21h30, o Grêmio PA encara o Athletico-PR, em Porto Alegre no jogo de ida das semifinais deste torneio. Jogos pela Copa Libertadores e pela Copa Sul Americana só no meio da semana que vem.

No caso serão jogos pela fase quartas de final. Depois faltarão as semifinais e finais dessas duas Copas. A presença de ao menos um clube brasileiro no jogo decisivo é quase uma certeza. Prova de que na América do Sul o futebol brasileiro ainda tem muita qualidade.

Grêmio eliminou o Bahia nas quartas

Grêmio eliminou o Bahia nas quartas

VAR OU NÃO VAR ?

* QUERO dizer alguma coisa sobre a utilização do VAR no futebol brasileiro. Essa é uma tecnologia que foi imposta pela Fifa no futebol mundial.

Na Europa ela tem sido melhor utilizada porque os árbitros não demoram tanto para definir um lance duvidoso. Mas no Brasil há ainda muitas dificuldades e na maioria das vezes o VAR demora de 5 a 8 minutos para decidir sobre um lance.

Esse tempo não está sendo acrescentado ao jogo, o que deveria ser feito por uma questão de justiça. No mais, acho que o VAR veio para ficar. Não adianta espernear.

VAR É BOM

* A VERDADE é que graças ao VAR dezenas de erros da arbitragem foram consertados até agora. Vários resultados que seriam injustos por esses erros não representariam a verdade sobre cada jogo.

Acho que com o VAR os resultados são conquistados sem erros o sem atos desonestos. Por isso aprovo a utilização dessa tecnologia pelo futebol profissional.

Como a CBF está atenta ao que tem acontecido, o uso do VAR será aprimorado e certamente não causará tanta tensão. Sou contra quem se diz prejudicado pelo VAR. Isso é pré julgamento!