Potiguar: Baraúnas perde seis pontos por irregularidade e ABC herda vaga na semifinal

O clube da cidade de Mossoró escalou irregularmente o volante Ramon, de 36 anos, na terceira rodada da fase de grupos do segundo turno

O Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Norte puniu o Baraúnas com a perda de seis pontos e multa, culminando em eliminação

Baraúnas-RN
TJD-RN pune Baraúnas por descumprimento do REC (Foto: João Filho / ACEC Baraúnas)

Natal, RN, 04 (AFI) – Apesar de desportivamente falando ter sido eliminado na primeira fase do Campeonato Potiguar, o ABC disputará a semifinal do segundo turno, tendo em vista que nesta quinta-feira o Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Norte puniu o Baraúnas com a perda de seis pontos e multa.

O clube da cidade de Mossoró escalou irregularmente o volante Ramon, de 36 anos, na terceira rodada da fase de grupos do segundo turno, em duelo que aconteceu diante do Globo, e terminou com vitória por 4 a 0. Mesmo depois de somar oito pontos no Grupo B e terminar seis a frente do Alvinegro, as punições aplicadas culminaram na eliminação e a despedida da competição em 2024, revivendo o então eliminado ABC.

Baraúnas-RN
TJD-RN pune Baraúnas por descumprimento do REC (Foto: João Filho / ACEC Baraúnas)

BARAÚNAS ELIMINADO PELO REGULAMENTO

O Regulamento Específico da Competição (REC) indica no Art. 41 que os cartões amarelos são zerados ao fim da primeira fase (fase de grupos do 1º turno) e da quarta fase (fase de grupos do 2º turno). No entanto, Ramon recebeu o primeiro cartão amarelo na semifinal do 1º turno, seguidos por dois cartões nas duas primeiras rodadas da fase de grupos do turno seguinte.

Ao invés de cumprir suspensão, o volante do Baraúnas foi a campo na terceira rodada, porque o clube entendeu do regulamento que os cartões seriam zerados a partir da troca de turnos, e não ao fim das fases de grupos. Com isso, o clube foi multado em mil reais, em punição que variava de R$ 100 a R$ 100 mil.

Além disso, o Baraúnas perdeu três pontos como forma de punição pelo descumprimento do regulamento, enquanto outros três pontos foram tirados do clube infrator por utilizar o jogador que deveria estar cumprindo suspensão.

Dos oito pontos que o Leão do Oeste havia conquistado, o time ficou apenas com dois, caindo da segunda para a terceira posição, enquanto o ABC, com três, assumiu a segunda vaga que garante lugar na quinta fase do estadual norte-rio-grandense, junto com o Potiguar, que fez dez. Em último, o Força e Luz também terminou com dois. Até o momento, nenhum dos dois clubes se manifestou sobre o assunto.

NOVA SEMIFINAL NO CAMPEONATO POTIGUAR

Desta forma, um dos confrontos da semifinal do segundo turno do Campeonato Potiguar foi alterado. Enquanto o Potiguar de Mossoró segue tendo o América pelo caminho, o Santa Cruz agora enfrentará o ABC, em jogos únicos, onde o empate leva a decisão para os pênaltis.

Confira também: