Baiano: Federação inicia curso de qualificação de árbitros do Estadual

Curso teórico e prático está sendo realizado no interior da Bahia

15 árbitros locais, de Valença, receberam a visita do instrutor Kléber Moradillo

arbitragem
Curso da arbitragem - Foto: Reprodução

De olho no início do Campeonato Baiano de 2022, neste mês de novembro, a Federação Baiana de Futebol iniciou uma série de cursos de capacitação e qualificação de árbitros pelo interior da Bahia. A meta, segundo a entidade é a qualificação da arbitragem baiana.

No início do mês, dias 5, 6 e 7 de novembro, a Comissão Estadual de Árbitros de Futebol da Bahia esteve na cidade de Valença. Em parceria com a Liga Valenciana de Futebol, foi realizado um curso de atualização para 15 árbitros locais, sob orientação do instrutor Ademilton Piedade Carigé, com apoio dos também instrutores Kléber Moradillo e Cláudio Aragão.  

OS TREINAMENTOS

Na oportunidade, foram realizados treinamentos teóricos e práticos. A CEAF-BA trabalhou com os participantes os pilares da arbitragem: mental, físico, técnico e social. Na última de semana, o instrutor Kléber Moradillo ministrou o curso de capacitação em Valença. O objetivo será formar novos árbitros. Com 30 alunos, os trabalhos foram iniciados deia 12 e foram até 14 de novembro.

TEMPORADA 2022

Em planejamento do Campeonato Baiano de 2022 foi apresentado dia 29 de outubro na CBF pela Federação, e com ele uma estimativa de data para o início do campeonato, o que deve acontecer na segunda quinzena de janeiro, como nos últimos anos.
Na reunião na CBF estiveram presentes o diretor geral do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), Flávio Gonçalves, o presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Ricardo Lima, e o presidente em exercício da CBF, Ednaldo Rodrigues. Pela CBF, além de Ednaldo Rodrigues, também marcaram presença na reunião o diretor comercial, Lorenzo Perales, e o diretor de comunicação, Douglas Lunardi.

Na ocasião foi apresentado um conjunto de propriedades comerciais desenvolvido pela FBF e pelo Iderb que tem como objetivo dar mais visibilidade nacional ao Campeonato Baiano, além da possibilidade de geração de novos recursos aos clubes participantes do torneio. Em2021 o campeão foi o Atlético de Alagoinhas e o vice foi o Fluminense de Feira de Santana.

Confira também: