Bahia-BA 5 x 1 América-RN - Esquadrão atropela na Copa do Nordeste


Bahia conquista segundo triunfo em três jogos e fica isolado na liderança, sendo ainda o único invicto da chave

Salvador, BA, 12 (AFI) – O Bahia levou a melhor em duelo pela liderança do Grupo B da Copa do Nordeste 2025. Nesta quarta-feira, o Esquadrão fez confronto direto contra o América-RN, na Arena Fonte Nova, e goleou por 5 a 1 com gols de Erick Pulga, duas vezes, e Lucho Rodríguez, Ademir e Everaldo, um cada, já Henrique descontou; jogo válido pela 3ª rodada.
O Tricolor de Aço fica no topo da chave, somando agora sete pontos, enquanto os americanos estão na 4ª posição, estacionado nos quatro pontos ganhos. Os times voltam a campo em dias e torneios distintos: o Bahia encara o Barcelona no Barradão, às 16h deste sábado (15), pela 8ª rodada do Baiano, já o Dragão enfrenta o Confiança, às 19h da próxima terça-feira (18), pela 4ª rodada do Nordestão na Arena das Dunas.
ESQUADRÃO AVASSALADOR
A partida começou com domínio do Bahia, que teve a primeira boa chance logo a dois minutos: Ademir tabelou com Éverton Ribeiro pela direita e cruzou rasteiro para Lucho Rodríguez bater em direção ao gol, mas Renan Bragança afastou.
Seguindo na pressão, o Esquadrão abriu o placar: Éverton fez cruzamento alto e Jean Lucas cabeceou mascado; Lucho, atento, pegou a sobra e completou para o fundo do barbante.

A superioridade fez o Tricolor de Aço chegar ao segundo tento: Jean Lucas recebeu pela esquerda, avançou em velocidade e tocou no meio da pequena área; ninguém afastou e Ademir veio para ampliar a vantagem.
Sem dificuldades e em ritmo de treino, os baianos envolveram os americanos e marcaram pela terceira vez após troca de passes intensa; a bola terminou nos pés de Erick Pulga, que finalizou de primeira e acertou o canto direito. Não demorou e Pulga fez mais um, agora recebendo de Lucho Rodríguez.
GOLEADA CONSOLIDADA
Na volta para a etapa final, os donos da casa mantiveram o pé no acelerador e quase fizeram o quinto. Em cruzamento de Caio Alexandre pela direita, Gabriel Xavier escorou na pequena área e Kanu cabeceou na direção da meta do Dragão, porém o goleiro adversário defendeu.
Após o susto, Leston Júnior promoveu as entradas de Thiaguinho e Giva nos lugares de Ricardo Bueno e Luidy, respectivamente, para mudar o panorama do ataque.
As mudanças não surtiram efeito pelo lado alvirrubro, já os anfitriões voltaram a balançar as redes. Luciano Juba levantou na segunda trave e encontrou Everaldo, em jogada entre jogadores acionados nos últimos 45 minutos, livre de marcação para acertar chute forte.
Em sequência, Henrique recebeu de Davi Gabriel e finalizou rasteiro — de primeira — sem dar chances a Danilo de defender, evitando um vexame ainda maior frente ao Bahia.
FICHA TÉCNICA


-
Fase:
- Fase de grupos
-
Rodada:
- 3ª
-
Data:
- 12/02/2025
-
Horário:
- 19:00
-
Árbitro:
- Michelangelo Martins de Almeida Júnior (PE)
-
Assistentes:
- Francisco Chaves Bezerra Júnior e Dhiego Cavalcanti Pereira (ambos de PE)
-
Cartões Amarelos:
- América-RN: Luidy
-
GOLS:
- Bahia-BA: Erick Pulga (2), Lucho Rodríguez, Ademir e Everaldo
- América-RN: Henrique
-
Público:
- 24.242 (24.029 pagantes)
-
Renda:
- R$ 595.172,00
-
Estádio:
- Arena Fonte Nova
-
Local:
- Salvador (BA)