Paulista A4: América acumula mais um rebaixamento na sua história. Quem é o culpado?

O descenso veio ao empatar 1 a 1, fora de casa diante da líder Francana no último sábado

O Rubro terminou na lanterna com nove pontos ganhos em quarenta e cinco disputados

América-SP
Fotos: Oscar Silva.

São José do Rio Preto, SP, 1 (AFI) – Hoje, é 1º de abril, comemora-se, o dia da mentira, mas na instituição América Futebol Clube, a verdade vem a tona. O clube sofreu mais um rebaixamento na sua história.

Com isso, em 2025, vai disputar a última divisão do futebol paulista: o Campeonato Paulista Sub 23 – Segunda Divisão, a tradicional “Bezinha”, para um clube que já foi de muita tradição no cenário paulista onde disputou por várias vezes o Paulistão.

Por: Oscar Silva

O descenso veio ao empatar 1 a 1, fora de casa diante da líder Francana no último sábado(30), no Estádio José Lancha Filho, o Lanchão pela última rodada da primeira fase do Campeonato Paulista da Série A4. O Rubro terminou na lanterna com nove pontos ganhos em quarenta e cinco disputados. Junto com o time americano vai disputar também a Bezinha, o Independente de Limeira.

CASTIGO E MAIS UM REBAIXAMENTO!

Restavam sete minutos incluindo o acréscimos para o término da partida e o América continuava na divisão. No entanto, aos quarenta e três minutos veio o castigo e a tristeza para o torcedor americano, o gol de empate e consequentemente o rebaixamento. Nos últimos 17 anos, foram rebaixamentos em cima de rebaixamentos. Em 2007, disputou pela última vez a elite do futebol paulista. Na sequência, só rebaixamentos. Caiu para a Série A2, A3, e hoje a realidade, a Bezinha, na próxima temporada. 

QUEM É O CULPADO?

O torcedor do Diabo Rubro mais fanático quer saber quem é o culpado nessa trajetória e fiasco. O elenco foi montado pela gestão da SAF – América, Márcio José Ribeiro e Silva, diretor-presidente da empresa. Já o interventor Samir Felício Barcha, nomeado pela justiça até a realização de novas eleições disse não ter culpa nenhuma, até porque ele disse que não é do futebol e não fez parte na montagem do time. Na verdade, o Mequinha vem de más administrações há muitos anos e nesta gestão não foi diferente, mas quem é o culpado, pergunta o torcedor americano?

TORCIDA FIEL!

Nesta tragédia, o torcedor americano foi mais uma vez fiel e fez de tudo para salvar o clube do rebaixamento. Na temporada passada, a torcida americana foi decisiva e colaborou em todos os sentidos, desde a parte financeira como também em alimentação. Neste ano foram em busca de arrecadar fundos para dar de bicho para se safar da degola. Não bastasse, esteve sempre presente nos momentos mais difíceis em busca de recursos para pagar comissão técnica e atletas entre outros benefícios. Diante deles, o América nunca esteve sozinho. 

NOVAS ELEIÇÕES!

Logo vem ai a realização de novas eleições para eleger o Conselho Deliberativo, este vai eleger a nova diretoria executiva para um mandato de três anos. Com isso, o clube divulgou um edital convocando todos os sócios a comparecerem na sede, ou seja, no Estádio Benedito Teixeira, o Teixeirão, com o objetivo de regularizar e verificar quantos sócios estão aptos a exercer o direito de voto nas próximas eleições.

ENTENDA O CASO!

Desde fevereiro, o clube está sob intervenção judicial, que afastou o então presidente Luiz Donizete Prieto, o Italiano, do cargo por ter o mandato vencido. Nesse contexto, Samir Felicio Barcha assumiu com a missão de convocar novas eleições conforme determinação judicial. No edital, o clube solicita aos sócios que compareçam entre os dias 1º de abril nesta segunda-feira e 5 de abril, ou de 8 a 12 de abril, nos horários das 9h às 12h ou das 14h às 17h.

Confira também: