América São Paulo
América-MG 1 x 2 São Paulo - De virada, Tricolor vence com gols aos 45 minutos

Após o vice da sul-americana, a vitória nos acréscimos serviu para lavar a alma São Paulina

De quatro jogos entre os clubes, foram três vitórias Tricolores e um empate

São Paulo vence mais uma vez o América
São Paulo vence mais uma vez o América ( Foto: Rubens Chiri / saopaulofc)

Belo Horizonte, MG, 06 (AFI) – Já diria o ditado, água mole em pedra dura, tanto bate até que fura. Na noite desta quinta-feira, o São Paulo insistiu e conseguiu vencer o América-MG por 2 a 1, de virada, no Independência, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol da vitória saiu aos 45 minutos do segundo tempo, com Alisson. Lavando a alma Tricolor, que vinha abatido pelo vice-campeonato na Sul-Americana, no último sábado.

Com o resultado, o São Paulo subiu para a 10ª colocação, com 40 pontos somados e um jogo a menos, contra o Coritiba, a ser disputado no dia 20 deste mês. Por sua vez, o América-MG estacionou na oitava posição, com 42 pontos ganhos.

Foi o quarto confronto entre os clubes no ano, no primeiro turno o São Paulo venceu por 1 a 0 o América. O mesmo resultado do jogo de ida das quartas de finais da Copa do Brasil, ambas no Morumbi. Na volta o confronto acabou em 2 a 2, com o time paulista comemorando a vaga no Independência. 

TUDO IGUAL

No quarto encontro entre os clubes no ano, o América começou mais intenso. Dominando todas as ações do jogo. Intenso, os donos da casa abriram o placar logo cedo, aos nove minutos, com Aluísio, fazendo valer a lei do ex no Independência. O América roubou a bola ainda no campo de ataque, o atacante recebeu na entrada da área e livre de marcação finalizou rasteiro. O goleiro Felipe Alves até chegou a tocar na bola, mas não foi o suficiente para evitar o gol mineiro.

Após o gol, o São Paulo procurou ter mais a posse, enquanto o América se fechou na defesa. Apostando mais nos contra ataques. Mastriani quase ampliou aos 23, mas desta vez Felipe Alves conseguiu espalmar. Quando subiu suas linhas, quem acabou sendo surpreendido foram os donos da casa. 

O São Paulo aproveitou a desorganização da defesa do América e chegou ao empate com Calleri, aos 33. Trocando passes, Luciano achou o centroavante na área, sozinho, que bateu na saída do goleiro. Detalhe: a bola explodiu na trave antes de entrar.

Com o placar igual, os times ainda tentaram um último suspiro para irem ao intervalo com vantagem no marcador. O América chegou a assustar com Mastriani e Aloísio, enquanto o São Paulo respondeu com Luciano. Porém ambas sem sucesso.

america x sao 3
Alisson marcou o gol da vitória (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc)

VIRADA

A segunda etapa começou quente. O São Paulo voltou a campo disposto a conquistar a vitória. Logo no primeiro minuto Rodrigo Nestor, levou perigo em chute cruzado. Depois foi a vez de Luciano assustar os torcedores do América. O atacante aproveitou bate e rebate dentro da área e empurrou para as redes, mas o árbitro anulou o gol, anotando um toque de mão do atacante paulista. No minuto seguinte, Pablo Maia cobrou falta perigosa, obrigando o goleiro Cavichioli a espalmar. Tudo isso, antes dos 10 minutos.

O América soube suportar a pressão inicial dos visitantes, e chegou com perigo com Mastrini de cabeça, em ótima intervenção de Felipe Alves. Na reta final, o São Paulo voltou a imprimir seu ritmo. E por pouco não virou a partida. Marcos Guilherme cruzou para área, a bola passou pelo goleiro e quando parecia que ia entrar, o zagueiro Éder afastou em cima da linha. 

Na reta final, o jogo ganhou emoção, com as duas equipes buscando o gol para selar a vitória. Do lado do São Paulo, Miranda quase na pequena área, parou num milagre de Cavichioli. Enquanto do outro lado, Everaldo perdeu a chance de matar a partida.

Quando tudo parecia terminar empatado com um show de gols perdido na reta final, o volante Alisson, aos 45 minutos, decretou a virada do São Paulo.

Descendo pela esquerda, após cruzamento, a bola viajou por toda a área. O volante Alisson tomou a frente da marcação, e de cabeça selou a vitória do São Paulo. Um triunfo justo para o time que superou o trauma de Córdoba e se impôs em Belo Horizonte.

AGENDA

Na próxima rodada, o São Paulo recebe o Botafogo no Morumbi. no domingo, às 16h00. Mais tarde, às 18h00, o América-MG viaja ao Rio de Janeiro (RJ), onde enfrenta o Fluminense, no Maracanã.

FICHA TÉCNICA

América
América
1 2
São Paulo
São Paulo
Fase Fase:
Única
Fase Rodada:
30ª rodada
Fase Data:
06/10/2022
Fase Horário:
20:00
Fase Árbitro:
Ramon Abatti Abel (SC)
Fase Assistentes:
Thiaggo Americano Labes (SC) e Brígida Cirilo Ferreira (FIFA/AL)
Fase Cartões Amarelos:
América: Aloísio e Danilo Avelar
São Paulo: Calleri, Pablo Maia, Miranda e Alison
Fase GOLS:
América: Aloísio 9’/1T
São Paulo: Calleri 33’/1T e Alisson 45’/2T
Fase Estádio:
Arena Independência
Fase Local:
Belo Horizonte (MG)

Confira também: