Aconteceu na Copa Paulista: A primeira edição!
Corinthians e Santos fizeram aquela decisão, com o Timão se sagrando campeão da extinta Taça São Paulo
A primeira edição do que viria a se tornar a Copa Paulista aconteceu em 1962
Campinas, SP, 10 (AFI) – A Copa Paulista 2024 se inicia já na próxima sexta-feira (14), e para você se aquecer para essa que é uma das principais competições de futebol profissional do estado, o Portal Futebol Interior prepara uma série de materiais especiais sobre a competição. Neste artigo, você saberá onde tudo começou: a história da primeira edição da Copa Paulista.
NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!
A PRIMEIRA EDIÇÃO DA COPA PAULISTA
O nome ‘Copa Paulista’ surgiu apenas em 2008, mas o primeiro capítulo da história da competição foi escrito muitas décadas antes disso. Mais especificamente no ano de 1962.
Na década de 1960, a Federação Paulista de Futebol (FPF) buscou preencher o calendário dos clubes paulistas no intervalo entre as competições nacionais, e com isso, foi criado o embrião da competição que hoje se tornou uma tradição no estado de São Paulo.
A Taça São Paulo de 1962, como foi nomeada, contou com a participação de 69 clubes, incluindo os quatro grandes, diferentemente do que acontece nos dias de hoje. O torneio disputado em formato de mata-mata, colocou na decisão justamente dois gigantes: Corinthians e Santos.
CORINTHIANS E SANTOS NA TAÇA SÃO PAULO
O Timão, entre as fases de 16-avos de final até a semifinal, enfrentou e eliminou Portuguesa Santista, Taubaté, São Paulo e Ferroviária, carimbando seu passaporte para a primeira (e única) decisão da Taça São Paulo.
Já o Peixe deixou pelo caminho Ponte Preta, Corinthians de Presidente Prudente, Portuguesa e Comercial.
No jogo de ida da final, o Corinthians levou a melhor no clássico alvinegro disputado na Fazendinha, casa do Timão. A vitória pelo placar de 3 a 1 deu certa tranquilidade para o jogo de volta. Os tentos corintianos foram marcados por Cássio Silva, Manoelzinho e Calvet (contra), enquanto o gol santista foi anotado por Nenê.
Na volta, em um jogo movimento na Vila Belmiro, o placar final mostrou um 3 a 3, com os gols dos mandantes sendo anotados por Lima, Dorval e Zoca, e os dos visitantes por Silva, Rafael e Manoelzinho.
Neste segundo jogo, o Santos contou com o seguinte time: Laércio; Dalmo (Getúlio), Olavo e Décio Brito; Lima e Calvet; Dorval, Tite, Pagão (Bé)(Zoca), Nenê e Osvaldo. Técnico: Lula.
Já o Corinthians teve: Cabeção; Augusto, Eduardo e Ari; Cássio e Oreco; Bataglia, Silva (Manuelzinho), Nei, Rafael e Ferreirinha. Técnico: Fleitas Solich.
Com o 6 a 4 no agregado, o Corinthians se sagrou o campeão da Taça São Paulo de 1962. Esta foi a única edição do torneio com este nome, mas décadas depois ela seria considerada a primeira edição da Copa Paulista.
Tudo começou em 62 e o primeiro campeão da história da competição foi o Sport Club Corinthians Paulista.
DA TAÇA SÃO PAULO À COPA PAULISTA
Seguindo sempre um formato semelhante, a história do torneio continuou em 1979, com o surgimento da Copa São Paulo de Futebol Profissional. Daí em diante, foram realizadas a Copa 50 Anos da FPF; a Copa Estado de São Paulo; a Copa Coca-Cola de Futebol; a Copa Federação Paulista de Futebol; até que em 2008, surgiu a Copa Paulista como conhecemos hoje.
A edição deste ano marca a 30ª da Copa Paulista, uma história de muitos nomes, que se iniciou há mais de 60 anos.
COPA PAULISTA 2024 É NO FUTEBOL INTERIOR!
A competição que se inicia já nesta sexta-feira (14), com o duelo entre Barretos e Comercial, terá cobertura completa do portal Futebol Interior, e ao longo dos próximos dias, você confere mais artigos especiais sobre a Copa Paulista!
Confira também:
- Copa Paulista: São Bento abre venda de ingressos para a estreia. CONFIRA!
- Copa Paulista: Volante que reforça Grêmio Prudente projeta início do torneio
- Copa Paulista: Juventus contrata zagueiro ex-Bahia
- Copa Paulista: União Suzano anuncia novo técnico. VEJA QUEM É!
- Copa Paulista: Monte Azul oficializa chegada de zagueiro artilheiro e mais seis reforços