ABC-RN América-GO
POTIGUAR: América segura ABC e conquista o título estadual pela 37ª vez

Depois de ficar sem ver o título por três edições, o América-RN voltou a levantar o troféu do Campeonato Potiguar na edição de 2023

Jogando no Frasqueirão, o ABC não conseguiu superar a má fase e empatou sem gols com o Mecão, campeão em 2023

ABC x América-RN Potiguar
Maiores campeões do Estadual, Elefante e Dragão foram à final na última temporada (Foto: Canindé Pereira - AFC)

Natal, RN, 17 (AFI) – Na grande decisão do Campeonato Potiguar de 2023, o ABC recebeu o América-RN no Estádio Frasqueirão para a segunda partida da final, após o Mecão ter vencido na Arena das Dunas por 1 a 0.

Sem muita organização ofensiva, os problemas extracampo do alvinegro refletiram em um ataque pouco criativo e que culminaram em uma pressão ineficaz. Com o empate sem gols permanecendo até o apito final, o América-RN se sagrou campeão potiguar pela 37ª vez, conquistando o título após três edições.

PRIMEIRA ETAPA ESQUENTOU COM GOL ANULADO

O início da partida não teve um ritmo muito pesado, com pouquíssimas finalizações e um trabalho bem tranquilo para a árbitra Edna Alves Batista, do quadro da FIFA, que só teve que aplicar um cartão para Wellington Reis, que parou um contra-ataque do América-RN.

ABC x América-RN
ABC e América-RN empatam sem gols e Mecão é campeão potiguar (Foto: Divulgação)

Minutos depois foi que o jogo começou a ganhar corpo. Aos 16 minutos, Richardson fez um lançamento para a entrada da área, quando, de peito, Felipe Garcia ajeitou para Léo Ceará finalizar de primeira para o fundo das redes do goleiro Bruno Pianissolla. Com checagem no VAR, o gol foi anulado por impedimento de Garcia, anulando o gol que colocava o empate no agregado.

Seguindo com a vantagem no placar em 180 minutos, o Mecão baixou as linhas e observou o ABC crescer no Frasqueirão nos minutos seguintes. Dos 25 minutos em diante, o jogo voltou a ficar fraco, com pouca criatividade das duas partes, e o empate sem gols permanecendo até o intervalo.

SEGUNDO TEMPO

Na volta para o segundo tempo, o alvinegro colocou Júnior Todinho na vaga de Maycon Douglas, alterando o trio de ataque. Com a alteração, o ABC tentava retornar aos últimos 45 minutos no Frasqueirão buscando o primeiro gol em busca da recuperação para o título estadual.

Apesar dos dois times não ficarem confortáveis com o 0 a 0 no placar, apenas três finalizações foram na reta do gol até a metade da segunda etapa. As alterações de ambos os lados foram para dar um gás nos últimos 20 minutos, mas o jogo não teve tantas finalizações a partir daí.

Aos 30 minutos um lance decisivo mudou toda a cara do jogo. Everton Souza subiu para cortar uma bola morta que se aproximava da área do América-RN. Depois de errar o tempo de bola, o jogador viu Júnior Todinho ultrapassar ele e sairia cara a cara com o goleiro, mas foi parado por Everton, que cometeu falta e foi expulso.

O ABC conseguiu impor maior intensidade nos últimos minutos, mas o Mecão seguia fechadinho só gastando o tempo para segurar a vantagem garantida no primeiro jogo. Mesmo com sete minutos de acréscimos, o placar permaneceu e o América-RN se sagrou campeão estadual.

FICHA TÉCNICA

ABC-RN
ABC-RN
0 0
América-RN
América-RN
Fase Fase:
Final
Fase Rodada:
2ª Rodada
Fase Data:
17/05/2023
Fase Horário:
20:00
Fase Árbitro:
Edna Alves Batista (SP)
Fase Assistentes:
Anne Kesy Gomes de Sá (AM) e Alessandro Álvaro Rocha de Matos (BA)
Fase VAR:
Adriano de Assis Miranda (SP)
Fase Cartões Amarelos:
ABC: Wellington Reis, Daniel, Alemão, Luiz Gustavo e Felipe Garcia
América-RN: Jean Pierre, Kaio César, Luiz Paulo, Iago, Everton Souza, Bruno Pianissolla e Rael
Fase Cartões Vermelhos:
América-RN: Everton Souza
Fase Público:
5.496 Pagantes (13.492 Total)
Fase Renda:
R$ 125.465,00
Fase Estádio:
Frasqueirão
Fase Local:
Natal (RN)

Confira também: