A importância da segunda tela nas transmissões ao vivo

A chegada de serviços de streaming, como o Netflix, mudou drasticamente a maneira como os programas televisivos são consumidos

A chegada de serviços de streaming, como o Netflix, mudou drasticamente a maneira como os programas televisivos são consumidos

0002050377206 img

Campinas, SP, 25 – Na atual economia on-demand, onde o usuário escolhe quando consumir o conteúdo, as transmissões esportivas se tornaram o único tipo de evento que as pessoas necessitam assistir ao vivo.

A chegada de serviços de streaming, como o Netflix, mudou drasticamente a maneira como os programas televisivos são consumidos, mas o esporte continua sendo uma clara exceção, e assistir a um jogo de futebol ao vivo na TV com a tela do celular ou do tablet na mão, é comum e passou a fazer parte da experiência das transmissões ao vivo.

player

De acordo com um estudo realizado pela Nielsen, empresa global que estuda tendências de consumo, o hábito de ter uma segunda tela para acompanhar transmissões ao vivo já faz parte da vida da maioria dos americanos. Durante o primeiro trimestre de 2018, 28% dos adultos disseram que “de vez em quando” usam um dispositivo digital enquanto veem TV, 45% disseram usar uma segunda tela “sempre”, e apenas 12% relataram que “nunca” usaram outro dispositivo enquanto assistiam a transmissões ao vivo.

No Brasil, o IBOPE realizou um estudo similar e detectou que 95% dos brasileiros acessam a internet enquanto vêem TV. 46% afirmaram que “sempre” acessam a internet enquanto assistem televisão, 49% disseram que o fazem “às vezes” e apenas 6% nunca acessam. O motivo principal da segunda tela junto com a televisão é a necessidade de comentar as transmissões nas redes sociais (72%). A democratização dos smartphones e tablets ajudou a nova tendência. Hoje, para se conectar com as transmissões como uma segunda, basta ter qualquer modelo de tablet bom, mesmo sem ser muito caro, e uma conexão à internet.

SAIBA MAIS
A pesquisa americana descobriu também que uso de uma segunda tela afeta radicalmente a maneira como os usuários consomem e interagem com as transmissões ao vivo. O uso do celular ou tablet durante o jogo de futebol serve para aumentar a experiência do usuário e não o contrário, já que a atividade está relacionada à partida (redes sociais, comentários e grupos de Whatsapp sobre o jogo).

De olho nessa tendência, o mundo do esporte já está se movimentando na direção das segundas telas. O Facebook, por exemplo, passou a ser o detentor dos direitos da Liga dos Campeões. A Copa do Brasil também entrou na onda e transmitiu todos os bastidores – sem nunca transmitir o jogo de fato – da segunda final do campeonato pela plataforma de streaming Twitch. O Twitter também se alinhou com a tendência e criou ambientes especiais para que os usuários pudessem discutir exclusivamente sobre determinados programas de TV.

Fonte: Unsplash

Fonte: Unsplash

Os aplicativos de telefone já entenderam que existe uma grande oportunidade no segmento das segundas teles e há uma série de apps que fornecem dados e avisos em tempo real sobre o andamento das partidas. É possível programá-los para receber avisos a cada lance importante escolhido pelo torcedor: gols, pênaltis, expulsões etc. O aplicativo do Futebol Interior, que traz resultados dos jogos dos principais campeonato do mundo inteiro através do Placar FI, é um exemplo disso.

Os fãs do futebol e do esporte em geral já deram muitos sinais de que querem interagir com outros fãs, compartilhar suas opiniões com os amigos e escutar os comentários dos jornalistas e sites. Toda essa atividade só pode acontecer na segunda tela e aí reside seu grande valor para o esporte, para os times e para as marcas de olho em faturar com esse mercado.