A bela história de Palmeiras e Novorizontino no Paulistão

Palmeiras e Novorizontino estiveram seis vezes juntos no mesmo grupo do Paulistão, caindo em sorteio da FPF.

Todos os 9 duelos entre Verdão e Tigre do Vale foram pela divisão de elite do futebol paulista e o Verdão nunca perdeu. Empatou duas e venceu sete

Paulistão - 2025
Eduardo Baptista no comando do Tigre do Vale. Foto: Ozair Rizzo - NOV

Por ROBERTO SANTANA
Novo Horizonte, SP, 25 (AFI) – Neste sábado, Palmeiras e Grêmio Novorizontino se enfrentarão pela 10ª vez na história, a partir das 20h30min, na Arena Barueri, em jogo válido pela 4ª rodada do Paulistão-2025.

Todos os 9 duelos da história entre Verdão e Tigre do Vale foram pela divisão de elite do futebol paulista e o Verdão nunca perdeu para o clube de Novo Horizonte, pois empatou duas e venceu sete.

No período de 2016 a 2022, ou seja, durante estes 6 anos, o Grêmio Novorizontino sempre teve que brigar com a Sociedade Esportiva Palmeiras, no mesmo grupo das edições do Paulistão, para chegar às quartas de final, ou seja, em seis campeonatos.
E, apenas o Palmeiras passou em todas às quartas de final e semifinal.

NA 1ª VEZ JUNTOS, SÓ O VERDÃO NAS QUARTAS

Na 1ª vez juntos, em 2016, Palmeiras e Novorizontino foram sorteados no Grupo B, ao lado de São Bernardo, Ituano e Ponte Preta. Ao término da fase inicial, o Palmeiras foi o 1º colocado com 24pg e o Novorizontino o lanterna, com 21pg – São Bernardo-2º, com 23pg – Ponte Preta e Ituano, 22pg.

Depois, nas quartas de final, o Verdão passou pelo São Bernardo, mas foi eliminado nas semifinais pelo, depois campeão, Santos. O Audax, que passou pelo Corinthians, foi vice e o Palmeiras o 4º colocado.

EM TRÊS ANOS SEGUIDOS: VERDÃO E TIGRE NAS QUARTAS

Nas outras três – 2017, 2018 e 2019, sempre no mesmo grupo, Palmeiras e Novorizontino passaram juntos às quartas de final
Nos três próximos anos de sua estreia na divisão de elite do futebol paulista – 2017, 2018 e 2019, o Grêmio Novorizontino também esteve no mesmo grupo do Palmeiras na fase inicial, mas ambos passaram juntos às quartas de final. E, assim como na primeira vez, o Verdão chegou às semifinais, mas em nenhuma delas conquistou o título.

EM 2017 – ambos estiveram no Grupo C, junto com Santo André e São Bento – duas vitórias do Verdão diante do Novorizontino: 3 a 1 no Jorjão, e 3 a 0 no Pacaembu. (Corinthians, campeão, Ponte Preta vice e Palmeiras-3º colocado).

EM 2018 – Verdão e Tigre estavam no Grupo C, junto com São Bento-3º lugar na 1ª fase e Ferroviária-4º lugar. O Palmeiras venceu os dois jogos contra o Novorizontino: 3 a 0, no Jorjão, e 5 a 0, no Allianz Parque. (Corinthians bicampeão e Palmeiras vice)

E, EM 2019 – estiveram novamente no Grupo B, junto com Guarani -3º lugar na fase inicial e São Bento-4º colocado. Nos jogos das quartas entre Palmeiras e Novorizontino, houve empate por 1 a 1 no Jorjão e vitória do Verdão, por 5 a 0, no Pacaembu. (Corinthians tri-campeão, São Paulo vice e Palmeiras 3º lugar)

NOS DOIS ANOS SEGUINTES – 2020 E 2021
APENAS O PALMEIRAS PASSOU PARA AS QUARTAS DE FINAL

No Paulistão-2020, Verdão e Tigre ficaram no Grupo B, ao lado de Santo André e Botafogo. Mas, Palmeiras, líder com 22pg e Santo André, vice com 20pg foram para as quartas de final.

O Verdão eliminou o Santo André com vitória por 2 a 0 e, na semifinal, passou pela Ponte, com vitória por 1 a 0. E, no mata-mata final, diante do Corinthians, houve empate sem gols na Néo Arena Química e novo empate por 1 a 1 no Allianz Parque. Mas, nas cobranças dos pênaltis, o Verdão venceu por 4 a 3, sagrando-se campeão.

O Novorizontino ficou em 3º lugar, com 19pg e estaria nas quartas de final se estivesse em qualquer um dos outros três grupos: no Grupo A, a Ponte foi vice com 13pg; no Grupo C, o vice-líder Mirassol somou 17pg; e no Grupo D, o 2.o colocado Corinthians também somou 17 pontos.

No Paulistão-2021, Palmeiras e Novorizontino estiveram no Grupo C, junto com Red Bull Bragantino e Ituano. Desta vez, o Verdão também foi para as quartas de final, mas como 2.o colocado e com 21 pontos.

O líder foi o clube de Bragança Paulista, com 23pg; o Novorizontino, com 19pg, terminou na 3.a colocação; e o Ituano, com 13 pontos, foi o lanterna.

Nas quartas, o Verdão eliminou o Massa Bruta, derrotando-o por 1 a 0; e nas semifinais, passou pelo Corinthians, com vitória por 2 a 0. Mas, no mata-mata final, diante do São Paulo, empatou sem gols no Allianz Parque e perdeu o título no Morumbi, com derrota por 2 a 0.

NO 1º ANO FORA DO GRUPO DO VERDÃO, TIGRE REBAIXADO

A maior tristeza proporcionada pelo Grêmio Novorizontino, acabou ocorrendo no primeiro Paulistão em que não esteve no mesmo grupo do Palmeiras na fase inicial da competição. Integrando o Grupo B, ao lado de São Paulo, São Bernardo FC e Ferroviária, o clube de Novo Horizonte terminou a fase inicial com a pior campanha entre os 16 participantes.

Somou apenas 3 pontos de 3 empates (0x0-Mirassol, Santo André-0x0 e Santos-2×2), marcou 5 gols e sofreu 19. Portanto, sem nenhuma vitória e sofrendo 9 derrotas (uma delas para o Palmeiras, por 2 a 0, no Jorjão), foi rebaixado à Série A2 de 2023, quando, como vice-campeã, conquistou o retorno ao Paulistão-2024.

O São Paulo fez a final com o Palmeiras, vencendo o jogo de ida no Morumbi, por 3 a 1, mas perdeu o título no de volta, sendo goleado por 4 a 0.

NO PAULISTÃO-2024, TIGRE NAS SEMIFINAIS COM O VERDÃO

No Paulistão do ano passado, logo no jogo de abertura da fase de grupos da competição, dia 21 de janeiro (um domingo), às 16 horas, o Grêmio Novorizontino recebeu o Palmeiras no Jorjão e houve empate por 1 a 1. Raphael Veiga abriu o placar aos 16 minutos do 2º tempo e, no 5º dos 7 minutos de acréscimo concedidos pelo árbitro Matheus Delgado Candançan, Willian Farias empatou para o Tigre.

Novorizontino e Palmeiras estavam em grupos separados: o Tigre do Vale no D, junto com São Paulo, São Bernardo e Botafogo; e o Verdão no B, ao lado de Ponte Preta, Água Santa e Guarani.

São Paulo e Novorizontino foram para as quartas de final: o Tigre do Vale como vice-líder e o Tricolor como líder. Houve empate por 1 a 1 no jogo único desta fase e o Novorizontino chegou às semifinais vencendo a cobrança dos pênaltis, por 5 a 4.
Já Palmeiras e Ponte Preta, respectivamente como líder e vice do Grupo B, fizeram o jogo único das semifinais, com o Verdão passando para a semifinal, ao golear a Macaca com placar de 5 a 1.

DUELO NAS SEMIFINAIS
E, ambos fizeram então uma das semifinais, também em jogo único realizado no Allianz Parque, dia 28 de março (quinta-feira, às 21h35). Foi quando ocorreu a 5ª vitória do Palmeiras diante do Novorizontino. Placar final: Verdão 1 x 0 Tigre, com gol assinalado por Endrick, aos 8 minutos do 2º tempo.
O Palmeiras fez então os dois jogos da final diante do Santos, qque eliminou o Red Bull Bragantino, na outra semifinal, com vitória por 3 a 1.
O Santos vence o jogo de ida, na Vila Belmiro, por 1 a 0; mas, no da volta, o Palmeiras, jogando no Allianz Parque derrotou o Peixe por 2 a 0, tornando-se o atual campeão.

Confira também: